Clipagem do dia 13 de agosto

PRINCIPAIS NOTÍCIAS DO DIA 13 DE AGOSTO

 

COLUNISTA RAFAEL MARTINI – DIÁRIO CATARINENSE

BURACO DE AGULHA

Encerradas as inscrições para o concurso público do Instituto Geral de Perícias (IGP) eis que o número de participantes dá uma ideia de que o exame será puxado. Foram 32.665 candidatos inscritos, o que representa 218 candidatos na disputa por uma vaga. As provas ocorrem dia 14 de setembro. Parece até vestibular do Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA).

BATE E VOLTA

Pelo menos 10 presos deveriam ter sido transferidos da Penitenciária de Florianópolis para São Pedro de Alcântara. O problema é que eles não foram aceitos por lá e o Deap precisou mobilizar toda a escolta para trazê-los de volta à Capital. Detalhe: entre os detentos passeadores, gente considerada perigosa…

 

COLUNISTA MOACIR PEREIRA – DIÁRIO CATARINENSE

AEROPORTOS

O aeroporto de Jaguaruna, no Sul do Estado, deve começar a operar com linhas comerciais neste mês de agosto. O governo selou acordo com a TAM, que fará voos diários entre Jaguaruna e Congonhas (SP). Já o aeroporto de Correia Pinto, na região Serrana, continua amarrado na burocracia. O governador informou que poderá ser aberto no fim do ano.

 

COLUNISTA HÉLIO COSTA – NOTÍCIAS DO DIA

indenização

O Estado vai ter que pagar R$ 560 mil de indenização à família de um jovem morto em incidente durante abordagem policial, na Lagoa da Conceição em julho de 2006. Ele estava com dois amigos e um deles desceu do carro para comprar drogas. Policiais militares em campana abordaram o carro. Um tiro atingiu o jovem no momento em que a porta do veículo era aberta para a revista. Ainda cabe recurso.

 

ASSUNTO: REALITY SHOW

VEÍCULO: Notícias do Dia

Heróis na telinha

Durante o mês de outubro os bombeiros catarinenses serão protagonistas de um reality show de 15 episódios que mostrará a rotina diária de ocorrências vivida pelas equipes da Capital e também do interior do Estado. O programa, que ainda não teve o nome oficial divulgado, é um projeto da produtora paulista Medialand, especializada na produção de reality shows que envolvem situações de tensão e perigo, e será transmitida por um canal da TV fechada.

Desde o mês de julho até o último dia 5, um cinegrafista acompanhou o dia a dia dos bombeiros de Florianópolis na corrida por salvar vidas, em ocorrências que iam de incêndios a acidentes automobilísticos. “As filmagens costumavam ocorrer de quarta a sábado,  conforme houvesse um maior número de ocorrências. O cinegrafista acompanhou os bombeiros até onde era permitido que ele fosse, então em alguns casos foi colocada uma câmera Go Pro em um dos bombeiros para que ele pudesse se aproximar mais da cena. Mas nenhuma vítima é mostrada”, explica o capitão Prates, chefe de comunicação do corpo de bombeiros.

Segundo o coordenador de produção executiva da Medialand, Armando Colucci, em Florianópolis ainda falta finalizar algumas gravações com bombeiros, que ao final de cada episódio dão dicas de primeiros socorros. Depois, a produtora dará início à segunda etapa, com a participação de bombeiros do interior.

“Em cada episódio vamos mostrar de quatro e seis ocorrências e ao final haverá as dicas de primeiros socorros, válidas tanto para quem está diante de um acidente e vai entrar em contato com os bombeiros, como para as próprias vítimas. Mas elas não estão necessariamente relacionadas às ocorrências do episódio”, explica Armando.

Segundo o coordenador, para cada ocorrência atendida há ainda uma explicação de um dos bombeiros sobre os detalhes do acidente, mas apesar disso, durante todo o procedimento o cinegrafista busca ficar invisível. “É um programa de realidade, não há nenhuma interferência de nossa parte”, garante.

A produtora Medialand tem parcerias com dezenas de broadcasters, tanto da TV aberta quanto fechada, mobile e on-line, e já acompanhou a rotina de trabalho de profissionais de áreas que envolvem busca e salvamento em vários Estados brasileiros. Dessa vez, os catarinenses entraram no roteiro.

“A Medialand faz programas realistas há oito anos, sempre com policiais, bombeiros, médicos. Com bombeiros, por exemplo, já fizemos em vários Estados e agora decidimos fazer com os profissionais de Santa Catarina”, conta o coordenador de produção executiva.

“Resgate 193”, “Socorro Imediato”, “190 TV” e “Show de Polícia” são algumas das séries produzidas pela empresa e que atualmente estão sendo transmitidas em diferentes canais de televisão. Mas mesmo tendo se tornado uma referência nacional nesse segmento, a produtora também investe em programas de ficção, de variedades, game shows, além de séries voltadas para o público jovem, sempre no formato televisivo.

 

ASSUNTO: HELIPONTO

VEÍCULO: Portal do CBMSC

CBMSC E PREFEITURA INAUGURAM HELIPONTO EM UNIDADE DE SAÚDE NA CAPITAL

     
 

Fruto de uma parceria entre o CBMSC e a Secretaria Municipal de Saúde, foi inaugurado na tarde desta terça-feira (12/08) o heliponto da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) Sul da Ilha, em Florianópolis.

O comandante do Batalhão de Operações Aéreas, Tenente Coronel BM Edupércio Pratts, explicou que agora o apoio das aeronaves será mais efetivo, tanto na remoção de pacientes mais graves para os hospitais de referêcia quanto no encaminhameto de casos menos graves para a UPA.

O investimento total, realizado pela prefeitura municipal, é de R$ 80 mil, e corresponde a revitalização do estacionamento e construção do heliponto. Uma obra do mesmo tipo será realizada também na UPA Norte.

Também prestigiaram a ocasião o prefeito municipal em exercício, César Faria; o Comandante-Geral do CBMSC, Coronel BM Marcos de Oliveira; o secretário municipal de Saúde, Dr Daniel Moutinho; o diretor da Defesa Civil municipal, Coronel BM RR José Cordeiro Neto; além de funcionários e a comunidade.

ASSUNTO: 12ºBBM

VEÍCULO: Portal do CBMSC

MUNICÍPIOS DO EXTREMO-OESTE SE UNEM PARA AMPLIAR SERVIÇOS DE BOMBEIROS

     

Mais dois municípios do Extremo-Oeste catarinense estão unindo esforços com o Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina (CBMSC) para melhorar e ampliar a oferta dos serviços de prevenção e resposta a sinistros oferecidos pela Corporação aos seus munícipes. Os prefeitos de Mondaí e Riqueza, municípios vizinhos com centros urbanos a cerca de 10 quilômetros de distância, planejam atuar em conjunto para viabilizar a implantação de um quartel Bombeiro Militar local – beneficiando ambas as cidades.

Na quinta-feira (07/08), as tratativas avançaram com a entrega, pelo Comandante Interino do 12º Batalhão de Bombeiros Militar (com circunscrição nos municípios do Extremo-Oeste) Major BM Marcelo Fiório, dos documentos referentes ao convênio firmado entre o município de Mondaí e a Corporação ao prefeito Lenoir da Rocha,

A parceria busca viabilizar a implantação de um quartel na cidade, de forma a oferecer a partir de uma base local os serviços de prevenção, combate a sinistros, busca e salvamento, atendimento pré-hospitalar e outros de competência da Corporação.

No mesmo dia, houve uma reunião da Comitiva do 12º BBM com o prefeito de Riqueza, Loivo Peiter. A cidade já possui convênio com o CBMSC e atualmente é atendida pela unidade sediada no município de Iporã do Oeste. Com as tratativas para a instalação de um quartel em Mondaí, cidade mais próxima, houve manifestação direta do chefe do Executivo em apoiar a iniciativa.

A comitiva do 12º BBM foi composta, além do Comandante Interino da Unidade, pelo 2º Tenente BM Michael Magrini, Comandante da companhia de Bombeiros de São Miguel do Oeste; 1º Sargento BM Carlinhos Mallmann, Comandante do Corpo de Bombeiros de Itapiranga e o 3º Sargento BM Ivair Ganzer, Comandante do Corpo de Bombeiros de Iporã do Oeste.

 

Notícias Recentes:

Comissão divulga cartilha para composição de chapas para as eleições da ACORS
Prestação de contas da ACORS é aprovada por unanimidade
Diretoria Executiva da ACORS convoca AGO para aprovação de contas 2023
ACORS tem nova sede em Florianópolis