ACORS presta homenagem ao ex-Comandante-Geral Cel Ayrton João de Souza, que está sendo velado no QG da Polícia Militar. Missa de corpo presente será nesta segunda-feira, às 16h.

O COMANDANTE AYRTON

     Um Comandante não morre jamais. Ele se mitifica. Todos sonham, muitos almejam, mas poucos alcançarão o panteão dos mitos. No conjunto de Comandantes da Força Pública Barriga-Verde, cada um escreveu a sua história no livro da vida. O Cel PM Ayrton não foi diferente, considerando-se as suas particularidades, inerentes a cada ser humano.

     Os assentamentos militares da sua trajetória profissional dão mostras do seu padrão de líder, mas a sua conduta na vida pessoal permite enxergarmos além do valor castrense. Quando um ser humano consegue conciliar o rigor do ambiente militar com a brandura da minimização do sofrimento alheio, indubitavelmente, atingiu um patamar evolutivo altaneiro. Assim foi o Cel Ayrton.

     Não se limitou a trilhar na senda das ciências jurídicas visando à gestão pública, o comando da tropa, a segurança da sociedade. Ele foi além e palmilhou o caminho das ciências da saúde. Por intermédio do estudo e do exercício profícuo da odontologia abrandou o sofrimento físico de inúmeras pessoas num momento em que esta ciência almejava desenvolver-se no país. Foi um dos pioneiros da moderna odontologia, hoje tão desenvolvida.

     Outro aspecto que o diferencia diz respeito ao cultivo do “corpo belo” por intermédio da calistenia e do desporto coletivo. Seu porte esguio e sua postura impecável chamavam a atenção de todos por onde passava, assemelhando-o a um militar britânico. Suas fotos históricas falam por si só, mesmo para aqueles que com ele não conviveram na caserna ou na vida civil. Para os mais jovens fica a certeza de que devemos nos orgulhar do Cel Ayrton por ter comandado a Polícia Militar Catarinense num momento conturbado da história do País, de 29 de novembro de 1967 a 21 de março de 1969.

     Somos na atualidade o que ele ajudou a forjar com aço forte, inquebrantável. O nosso eterno Comandante Ayrton João de Souza não lutou contra moinhos de vento, tampouco combateu gigantes, mas descansa agora porque teve a sorte de ser tão valente e forte tendo sido grande a sua bravura.

 

Florianópolis, SC, em 26 de outubro de 2014.

FRED HARRY SCHAUFFERT

Cel PM R/R Presidente da ACORS      

 

Conheça a trajetória do Cel Ayrton em https://www.acors.org.br/pagina/2366/conhecaocelayrtonjoaodesouza

 

Notícias Recentes:

ACORS se reúne com a presidência do IPREV para tratar do SPSM
Diretoria Executiva da ACORS se reúne para deliberação de ações da associação
Comissão divulga cartilha para composição de chapas para as eleições da ACORS
Prestação de contas da ACORS é aprovada por unanimidade