Polícia Militar de Jaraguá do Sul divulga nota de esclarecimento

Polícia Militar de Jaraguá do Sul divulga nota de esclarecimento

Publicado em 9 de maio de 2013 por plantaopolicialocp

A Polícia Militar vem pela presente esclarecer a sociedade de Jaraguá do Sul, Guaramirim, Schroeder, Corupá e Massaranduba, municípios que compõe a circunscrição do 14º Batalhão de Polícia Militar, acerca do lamentável episódio ocorrido na última sexta-feira, quando a Delegada Lívia Marques da Motta, de forma desproporcional e distante do profissionalismo exigido por quem trabalha em uma área tão relevante como a Segurança Pública deve apresentar.

Entendemos que nosso objetivo como profissionais da Segurança Pública é atender a população em detrimento de nossas opiniões e valores pessoais. As discussões acaloradas, de ordem acadêmica, institucional e de opinião devem aguardar seu momento próprio, sob pena de causar leniência as ações do Estado frente ao crime.

Verificar, em um caso concreto, o favorecimento de condutas delituosas basiladas pelo desejo único de acompanhar um posicionamento pessoal demonstra uma irresponsabilidade que deve ser rechaçada por todos que compreendem a importância da profissão policial na manutenção do bem comum. Imagine o caos a se instalar se buscássemos, neste momento, diante do volume de demanda relevante na área da Segurança Pública, questionar o uso de viaturas ostensivas, fardamento, helicópteros devidamente caracterizados pela Polícia Civil, que constitucionalmente é designada para tratar de investigações, e para tanto o uso ostensivo de uma aeronave não tem o condão de atender a constituição. Imaginem, neste momento, questionar a prática pela Policia Civil da Policia Administrativa, diante do constante apelo de Policiais Civis investigando e do discurso contumaz de que não há efetivo.

Nossos Policiais Militares também questionam, e colocam diariamente em cheque estas incoerências, graves que poderiam tomar a atenção da nobre colega, mas de forma responsável e em um ambiente que não cause qualquer prejuízo a População, entendemos que nossos deveres são muito maiores que nossos posicionamentos pessoais, sobre a condução dos atos das demais instituições, e neste diapasão buscamos através do dialogo e dos meios legais sanar estas questões sem comprometer as atividades do Estado, mantendo respeito ao cidadão que paga seus impostos e quer trabalho sério e não ações que busquem atender vaidades pessoais.

Neste momento, nos colocamos a disposição do Poder Judiciário, do Ministério Público e dos nossos colegas Policiais Civis, que não coadunam com este comportamento, para cumprir qualquer ação que busque coibir o crime e apoiar a sociedade, protegendo, promovendo e restaurando a segurança dos cidadãos.

Assina:

Tenente-coronel José Luiz Gonçalves da Silveira
Comandante do 14º Batalhão de Polícia Militar

Jaraguá do Sul, 08 de maio de 2013.

Notícias Recentes:

Comissão divulga cartilha para composição de chapas para as eleições da ACORS
Prestação de contas da ACORS é aprovada por unanimidade
Diretoria Executiva da ACORS convoca AGO para aprovação de contas 2023
ACORS tem nova sede em Florianópolis