Clipping do dia 9 de abril

 

PRINCIPAIS NOTÍCIAS DE 09.04

 

COLUNISTA CLÁUDIO PRISCO – A Notícia

PR NO GOVERNO

O advogado Filipe Mello (PR) é o novo secretário de Articulação Internacional, pasta que passará por uma fase de reestruturação e terá também funções de coordenação. A posse foi ontem à tarde, no Centro Administrativo. Na foto, Filipe tem à esquerda Alexandre Fernandes, Paulo Bornhausen e Nelson Serpa.

 

COLUNISTA PAULO ALCEU – Notícias do Dia

Retrocesso

A quem interessa a aprovação da PEC 37, que tira do Ministério Público o direito a investigações? Suspeito esse empenho de parlamentares para esvaziar o trabalho dos procuradores e promotores…

 

COLUNISTA ROBERTO AZEVEDO – Notícias do Dia

Resposta

Nada satisfeito com as declarações do colega de profissão e hoje deputado Maurício Eskudlark, o delegado-geral de Polícia Civil, Aldo D’Ávila, rebateu as duras palavras de que a instituição estava sem comando.

De acordo com D’Ávila, o caso do município de Saudades, onde há um policial responsável pelo expediente na delegacia, como já ocorria na gestão de Eskudlark; e que não procede a reclamação de que não atende parlamentares.

É fogo

Boa parte da agenda da Assembleia, esta semana, estará ligada aos debates sobre os sete projetos, um de origem governamental e outros de parlamentares, que estabelecem normas de prevenção e segurança contra incêndio, depois que foi retirado regime de urgência por conta de outra polêmica.

Trata-se do debate no Supremo Tribunal Federal sobre as atribuições de bombeiros voluntários e comunitários, que gostariam de ter o poder de polícia para a concessão de habite-se e alvará conferida ao Corpo de Bombeiros Militar.

 

ASSUNTO: Instalação BMW em SC

VEÍCULO: Diário Catarinense

EDITORIA: Caderno especial

BMW EM SC: Uma jornada que deu certo

Evento que marcou o compromisso da montadora alemã com SC teve três ministros, Bolshoi, teatro cheio e a informação que a fábrica vai gerar 1,4 mil empregos diretos – 400 a mais que a previsão original

O evento de assinatura do contrato entre BMW e governo estadual, ontem, em Florianópolis, não poderia refletir melhor a importância do acordo para SC. O Teatro Ademir Rosa, no CIC, atraiu cerca de 600 pessoas, entre ministros, senadores, deputados federais e estaduais, além de executivos da empresa alemã e de diversas partes do Estado. Nos discursos, a mensagem final era a mesma: a BMW é um marco na história do Estado.
Ao contrário do que se espera de um evento de assinatura de protocolo, cheio de autoridades, o clima que imperava no evento era o de celebração. Ainda mais depois de o prefeito da pequena Araquari, no Norte do Estado, cidade que vai receber a única fábrica da BMW na América Latina, ter quebrado qualquer formalidade restante.
No discurso acalorado e pessoal, João Pedro Woitexem (PMDB) lembrou que Araquari é conhecida como a capital catarinense do maracujá, e arrancou risadas da plateia quando disse que a festa em homenagem aos produtores da fruta é maior que a Festa do Pinhão, em Lages, local de origem do governador.
A declaração representou bem o contraste entre o que era e o que será o município de pouco mais de 23 mil habitantes. O faturamento estimado de R$ 2 bilhões da BMW só no primeiro ano de operação em SC é quase quatro vezes mais alto que o Produto Interno Bruto (PIB) da cidade.
Colombo fala de dever cumprido
No mesmo clima de festa, o governador Raimundo Colombo dispensou um longo e ensaiado discurso, justificando que, naquele momento, a emoção falava mais alto, e ressaltou a sensação de dever cumprido. Após um ano e meio de negociações, a “firme e exigente BMW” comprometia-se com o Estado.
Esforço que não passou batido aos olhos de Fernando Pimentel, ministro do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, que fez questão de ressaltar que apesar do governo federal ser capaz de atrair empresas globais com incentivos – como no caso do Inovar-Auto –, são os estados os responsáveis por convencer as companhias a fixar plantas fabris em seus territórios.
Para o ministro, a montadora alemã escolheu SC principalmente pelo empenho do governo estadual, mas também pela pujança econômica do Estado e pela qualidade do trabalhador daqui. A ministra das Relações Institucionais, Ideli Salvatti, argumentou que, assim como SC teve a competência de abrigar a única escola do balé Bolshoi fora da Rússia, remetendo à apresentação de dança na abertura do evento, terá a capacidade de produzir os melhores modelos BMW do mundo.
Um dos nomes mais festejados do evento, o secretário de Estado de Desenvolvimento Econômico Sustentável, Paulo Bornhausen, destacou o que SC tem a ganhar com a instalação da BMW, como o fortalecimento das empresas fornecedoras de insumos, entre elas a Tupy, criação de estrutura nos portos para a importação e exportação de automóveis, qualificação de profissionais, investimento em pesquisa e transferência de tecnologia e a geração de empregos. Só na primeira fase de operação, a BMW vai gerar 1,4 mil empregos diretos e 5 mil indiretos – até então, a expectativa era que a unidade gerasse mil empregos diretos.
O presidente da BMW Group Brasil, Arturo Piñeiro, atendeu às expectativas daqueles que ainda se sentiam inseguros sobre a vinda da BMW depois de tanto tempo de negociação:
– O governo de SC foi até o escritório da BMW em SP e hoje estamos aqui. A sua jornada deu certo.

 

ASSUNTO: Defensoria Pública

VEÍCULO: Diário Catarinense

EDITORIA: Geral

TIRE SUAS DÚVIDAS: 10 perguntas e respostas sobre a defensoria pública

Dos 60 aprovados em concurso, 45 tomam posse hoje, em Florianópolis. Longe de chegar ao fim, o impasse para a garantia de atendimento jurídico gratuito à população de baixa renda no Estado começa a dar os primeiros passos rumo a uma solução.

A posse será acompanhada pelo ministro da Justiça, José Eduardo Cardoso, que também lança uma força-tarefa para desafogar as Varas de Execução Penal catarinenses. A expectativa do governo federal é analisar cerca de 8 mil processos até o dia 23. Batizada de Força Nacional da Defensoria Pública em Execução Penal, a iniciativa é mais uma das medidas adotadas pelo governo federal para tentar corrigir os problemas estruturais do sistema prisional de Santa Catarina, primeiro Estado a receber esse tipo de iniciativa. A força-tarefa passará por oito municípios: Araranguá, Blumenau, Chapecó, Criciúma, Curitibanos, Joinville, São Pedro de Alcântara e Florianópolis.
O trabalho tem o objetivo de agilizar a tramitação de cerca de 8 mil processos de presos sem advogados ou de detentos interessados em se manifestar à Justiça. A análise das ações será realizada por 60 defensores públicos, federais e estaduais, e por advogados indicados pela OAB de Santa Catarina.
Mesmo com a posse dos novos defensores, grande parte de Santa Catarina continuará sem atendimento da defensoria pública. Até que o sistema esteja estruturado completamente e atendendo à população, restam muitas dúvidas.
Confira, ao lado, 10 perguntas e respostas sobre a assistência jurídica gratuita em Santa Catarina.

 

ASSUNTO: Julgamento massacre Carandiru

VEÍCULO: Diário Catarinense

EDITORIA: Geral

CARANDIRU: Julgamento de PMs é adiado

O julgamento de 26 policiais militares acusados pelas mortes de 111 presos, após uma rebelião ocorrida em 1992 na penitenciária do Carandiru, foi adiado para a próxima segunda-feira, após uma jurada passar mal, momentos depois do início da sessão.
O promotor Fernando Pereira, responsável pela acusação, afirmou que o adiamento do júri é frustrante.
– A mudança não prejudica o trabalho do Ministério Público, mas é uma frustração – afirmou.
Ao todo, 84 policiais são acusados pelas mortes. O júri, porém, foi dissolvido, o que fez com que apenas 26 deles sejam julgados nessa etapa.

 

ASSUNTO: Mudanças legislação Bombeiros

VEÍCULO: Portal da Alesc 08.04

Projetos sobre prevenção e segurança contra incêndios começam a ser analisados

O Projeto de Lei 65/13, que trata da criação de normas de prevenção e segurança contra incêndio, deve estar entre os principais temas a serem debatidos no Parlamento estadual na próxima semana. Polêmica, a matéria propõe uma série de regras para a concessão de habite-se e alvará, conferindo ao Corpo de Bombeiros Militar o poder de interditar estabelecimentos em situação irregular.

Na terça feira, às 9 horas, a proposta do Executivo será debatida em conjunto com outros projetos que tratam da criação de novas normas para segurança e prevenção de acidentes em casas noturnas. A reunião, realizada no âmbito da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ), deve contar com a presença do Procurador-Geral do Estado, do presidente do CREA-SC e do Comandante Geral do Corpo de Bombeiros Militar.

O texto vem sendo contestado pelos bombeiros voluntários e comunitários, que se queixam que o poder de polícia administrativa não será estendido as suas corporações. Pela proposta, mesmo podendo realizar vistorias, voluntários e comunitários continuarão tendo que enviar os processos para outros órgãos com poder para interditar ou cassar alvarás. Tendo em vista a controvérsia em torno do assunto, o governo do Estado retirou o pedido de urgência no trâmite da proposta, que também será analisada pelas comissões de Finanças e Tributação e de Segurança Pública.

Audiências e sessões especiais


A Comissão de Segurança Pública promove na manhã de terça-feira (9) reunião para debater os roubos a cargas em Santa Catarina. Foram convidados para o encontro, marcado para as 10 horas, o secretário de Estado da Segurança Pública, César Grubba, representantes da Federação das Empresas de Transporte de Cargas e Logística no Estado de Santa Catarina (Fetrancesc) e os comandantes da Polícia Civil, da Polícia Militar, da Polícia Rodoviária Federal e da Polícia Rodoviária Estadual.

 

Ainda na terça-feira, às 10 horas, acontece no auditório deputada Antonieta de Barros, audiência pública para discutir os mecanismos impeditivos para o acesso e permanência da pessoa com deficiência na rede particular de ensino. O evento atende a solicitação do Conselho Estadual dos Direitos da Pessoa com Deficiência (Conede).

 

Já na quarta-feira, a Assembleia Legislativa promove sessão especial em homenagem aos 80 anos de Fundação da Ordem dos Advogados do Brasil de Santa Catarina. A homenagem acontece às 19 horas, no Plenário Deputado Osni Régis.

Notícias Recentes:

ACORS se reúne com a presidência do IPREV para tratar do SPSM
Diretoria Executiva da ACORS se reúne para deliberação de ações da associação
Comissão divulga cartilha para composição de chapas para as eleições da ACORS
Prestação de contas da ACORS é aprovada por unanimidade