Clipping do dia 31 de julho

PRINCIPAIS NOTÍCIAS DO DIA 31 DE JULHO

 

COLUNA VISOR – Diário Catarinense

VISITA

Os Bombeiros Voluntários de Joinville receberam ontem o médico do trabalho Leonardo Sato, da BMW, e Karl Heinz Herbinger, gestor internacional de saúde da empresa alemã. O objetivo da visita foi conhecer a estrutura da corporação e analisar o que deve ser implantado na fábrica de Araquari.

AGENTES

Quarenta aprovados no concurso 2006 para agente penitenciário, e que já fizeram a Academia de Justiça e Cidadania, pagaram as despesas com recursos próprios.

 

COLUNISTA CACAU MENEZES – Diário Catarinense

Internação compulsória

Juízes e psiquiatras vão estar reunidos em evento neste final de semana para debater um dos temas mais polêmicos da atualidade: a internação compulsória de dependentes químicos. O assunto ganhou projeção, sobretudo com o avanço do crack em inúmeras cidades brasileiras. A 1ª Conferência Nacional sobre Saúde Mental e Direito será realizada sexta e sábado na sede da Associação dos Magistrados Catarinenses (AMC), em Florianópolis.

 

COLUNISTA MOACIR PEREIRA – Diário Catarinense

Policiais civis e a greve ilegal

O governo estadual recorreu à Justiça numa ação fulminante. Entrou com pedido de ilegalidade no TJ e obteve manifestação favorável do relator, desembargador Luiz Cesar Medeiros. O magistrado fixou uma posição forte, com multas diárias e a determinação de imediato retorno ao trabalho, alegando que devia prevalecer a segurança da população.

O clima entre governo e sindicalistas não mudou. De um lado, o secretário Antônio Gavazzoni, dizendo que o diálogo continua aberto e que a proposta do governo – que considera boa – está mantida para novas negociações. De outro, o sindicalista Anderson Amorim anunciando a divulgação de uma nota oficial e convocando uma reunião da diretoria para hoje, quando serão examinadas novas estratégias.

Os policiais civis continuam defendendo aplicação dos vencimentos para a carreira técnico-jurídica, alegando que 90% do quadro têm curso superior. Isto representaria, segundo o secretário, um reajuste diferenciado que repercutiria nas finanças do Estado e sobre a estrutura militar.
Nos bastidores, há informações de que os delegados tendem a um acordo e que há a mesma sinalização em relação aos praças e oficiais da Polícia Militar

Armado

Um dos policiais compareceu armado à reunião dos dirigentes do Sinpol com os secretários Antonio Gavazzoni (Fazenda) e Derly de Anunciação (Administração), no Centro Administrativo. E, a certa altura das conversações, fez questão de abrir a jaqueta para exigir o revólver que portava. Para quê, só ele sabe.

 

COLUNISTA ROBERTO AZEVEDO – Notícias do Dia

ATO PROVIDENCIAL

Decisão do desembargador Luiz César Medeiros, que atendeu o pedido da procuradoria Geral do estado e considerou ilegal a greve dos agentes da Polícia Civil, beneficia a sociedade catarinense. Mas não deve significar um freio nas negociações da categoria com o governo do estado. O pagamento de 100% de reajuste em três parcelas até 2016 não é desprezível e um bom ponto de partida para os policiais responsáveis pela investigação criminal

 

ASSUNTO: Greve da Polícia Civil

VEÍCULO: Diário Catarinense

FIM DA GREVE: Policiais civis voltam ao trabalho

A greve dos Policiais Civis, iniciada na segunda-feira, foi encerrada ontem, depois que o Tribunal de Justiça considerou a paralisação ilegal. As delegacias, os serviços do Detran e as operações de investigação, prisão e busca ficaram parcialmente interrompidos, durante dois dias, mas serão retomados hoje.

O desembargador Luiz Cézar Medeiros atendeu ao pedido da Procuradoria Geral do Estado. Na liminar concedida, ele afirmou que todas as premissas de greve foram respeitadas pelos trabalhadores, mas que a categoria é essencial para a sociedade. Por isso a greve foi considerada ilegal e, caso o sindicato não pedisse o retorno da categoria ao trabalho, seria estabelecida uma multa de R$ 50 mil por dia, além do desconto salarial dos dias parados.

Diante da decisão, o presidente do Sindicato dos Trabalhadores da Polícia Civil, Anderson Amorim, divulgou ontem mesmo o retorno das atividades nesta quarta-feira. Segundo ele, a decisão do Tribunal de Justiça é justa.

– Eles afirmaram que somos essenciais. Vamos voltar ao trabalho e mostrar o reconhecimento também por parte do governo – disse.

 

ASSUNTO: Sistema prisional

VEÍCULO: Diário Catarinense

Governo volta atrás e anuncia nomeação de aprovados no concurso de 2006 para agente penitenciário

Há três anos lutando na Justiça, concursados protestaram em O governo voltou atrás e anunciou nesta terça-feira que vai suspender o recurso que entrou contra a decisão judicial determinando a nomeação imediata de todos os aprovados no concurso de 2006 para agente penitenciário.

Os 280 candidatos aprovados e que até hoje não foram nomeados protestaram em frente à Secretaria de Justiça e Cidadania (SJC), na Capital, na tarde desta terça-feira.

Desde 2010, ano em que terminou a validade do concurso, os aprovados lutam por meio de ajuizamento de ações e mandados de segurança para assumirem suas vagas.

Em 12 de junho passado, o Tribunal de Justiça determinou a nomeação imediata de todos os aprovados, mas o governo recorreu da decisão.

Os concursados aprovados estarão trabalhando em unidades prisionais em cerca de 60 dias, garantiu a Secretaria de Justiça e Cidadania (SJC).

Com este novo grupo, faltarão contratar aproximadamente 2.970 novos agentes para fechar o número ideal de 5 mil agentes penitenciários para o sistema prisional catarinense, conforme cálculo da SJC.

Contudo, este é um novo problema, já que por lei só é permitido ter 2.100 agentes penitenciários concursados em Santa Catarina.

Embora tenha garantido a abertura de um novo concurso até o final deste ano para mais 300 vagas, a SJC está com orçamento limitado.

Atualmente existem 1.750 agentes concursados para mais de 17 mil presos em SC. O Estado possui cerca de 8 mil vagas no sistema prisional e prometeu abrir mais 6 mil.

 

ASSUNTO: Cadela perdida

VEÍCULO: A Notícia

Cadela treinada para atuar em resgates está desaparecida em Joinville

A cadela Kataná, uma pastora belga malinois, treinada pela Associação Voluntaria de Busca e Resgate com Cães (Avbrec), está desaparecida. Segundo seu tutor,  o presidente da Avbrec, Andrey Cardoso, entraram no terreno e abriram o canil onde a cadela estava, no bairro Bom Retiro, em Joinville, nesta terça-feira.

— Pedimos a ajuda de todos, quem por acaso viu ela andando na rua, ou achou e está com ela, entre em contato conosco por favor! Essa cadela já realizou muitos trabalhos aqui em Joinville e pela região, creio que muitos a conhecem! — diz Andrey, apelando para a ajuda da população para encontrá-la.

Quem tiver notícias da Kataná por entrar em contato pelo telefone: (47) 8854-0181.

 

Notícias Recentes:

ACORS se reúne com a presidência do IPREV para tratar do SPSM
Diretoria Executiva da ACORS se reúne para deliberação de ações da associação
Comissão divulga cartilha para composição de chapas para as eleições da ACORS
Prestação de contas da ACORS é aprovada por unanimidade