Clipping do dia 28 de agosto

PRINCIPAIS NOTÍCIAS DO DIA 28 DE AGOSTO

 

COLUNISTA RAFAEL MARTINI – Diário Catarinense

ESCOLHA TÉCNICA

O novo delegado regional de Polícia de São Bento do Sul, Rubens Almeida Passos de Freitas, tomou posse ontem. Substituirá a delegada Ângela Teresa Bork Roesler, exonerada do cargo no início do mês de julho após ser denunciada pelo MP pela prática de 76 crimes.

 

COLUNISTA MOACIR PEREIRA – Diário Catarinense

Diálogo

O governo retomou o diálogo com o Sindicato dos Policiais Civis, em torno da proposta de reajuste salarial parcelado. Uma longa reunião aconteceu no Centro Administrativo entre quatro líderes, à frente o vice-presidente Juliano Pedrini, e os secretários Antônio Gavazzoni e Derly de Anunciação.

 

ASSUNTO: ÁLCOOL AO VOLANTE

VEÍCULO: Diário Catarinense

Estudo mostra dado preocupante

Florianópolis é a capital brasileira com o maior percentual de pessoas que costumam beber antes de dirigir

Florianópolis é a capital do país onde mais os motoristas admitem beber antes de dirigir. O percentual de 16% dos entrevistados é alto se comparado ao Rio de Janeiro, onde é 5% – a capital fluminense tem uma postura agressiva na repressão ao motorista alcoolizado. Os dados estão na pesquisa de Vigilância de Fatores de Risco e Proteção para Doenças Crônicas por Inquérito Telefônico (Vigitel 2012), divulgada ontem.
Além disso, metade dos moradores da cidade está acima do peso. Em Florianópolis, o percentual de homens obesos subiu de 10% para 16,2% e com excesso de peso de 51,1% para 50,2%. Entre as mulheres, os índices de obesidade aumentaram de 10,3% para 15,4% e de excesso de peso de 31,4% para 47,2%.
Nesta edição, foram entrevistados 45,4 mil adultos em todas as capitais e no Distrito Federal, entre julho de 2012 a fevereiro de 2013. O ministro da Saúde, Alexandre Padilha, afirmou que os dados servem de alerta para que toda a sociedade se articule para controlar o aumento da obesidade e do sobrepeso no país.
Apesar de a obesidade estar relacionada a fatores genéticos, há uma influência significativa do sedentarismo e de padrões alimentares inadequados no aumento dos índices brasileiros. Forte aliado na prevenção de doenças crônicas não transmissíveis, o consumo de frutas e hortaliças está sendo deixado de lado por uma boa parte da população de Santa Catarina. Apenas 30,3% da população ingerem a porção diária recomendada pela Organização Mundial da Saúde (OMS), de cinco ou mais porções ao dia.
Outro indicador que preocupa é o consumo de gordura saturada: 28,7% da população da cidade não dispensam a carne gordurosa e 45,9% consomem leite integral regularmente. Os refrigerantes também têm consumidores fieis – 25,2% dos catarinenses tomam a bebida ao menos cinco vezes por semana. A pesquisa revela também que 43,1% da população de Florianópolis praticam atividade física.

 

ASSUNTO: Julgamento PGC

VEÍCULO: Diário Catarinense

VIDEOCONFERÊNCIA: Justiça ouve líderes do PGC

Líderes da facção Primeiro Grupo Catarinense (PGC) acusados de serem mandantes do assassinato da agente penitenciária Deise Alves, 30 anos, serão interrogados a partir das 9h de hoje por videoconferência no Fórum de São José.
A conexão online é utilizada para evitar o deslocamento dos presos, que estão na Penitenciária Federal de Mossoró (RN), para onde foram transferidos por causa dos atentados a ônibus e unidades policiais em Santa Catarina.
Será o terceiro dia das audiências que começaram na segunda-feira. Os quatro réus que vão ser indagados por meio da tela de um monitor são Evandro Sérgio Silva, o Nego Evandro, Rudinei do Prado, o Derru, Adílio Ferreira, o Cartucho e Gian Carlos Kazmirsk, o Jango.
O juiz Otávio Minatto e o promotor Jádel da Silva Júnior aprovaram os andamentos dos depoimentos pela videoconferência, que apesar de quedas no sinal se mostrou eficiente.
À tarde, estão previstos os interrogatórios presenciais dos presos Oldemar da Silva, o Mancha, e Marciano Carvalho dos Santos, acusado de atirar na agente. A expectativa da Justiça é encerrar hoje a fase de depoimentos, que poderá continuar pelos próximos dias caso seja necessário. Ontem foram ouvidas 14 testemunhas de defesa, sendo uma delas em sigilo.
Para o promotor, ainda é preciso cruzar informações dos depoimentos e do processo para se manifestar sobre a continuidade do caso e principalmente decidir sobre os pedidos de liberdade feitos por advogados dos réus. Após os depoimentos, a Justiça vai decidir se os acusados irão ou não a júri popular pelo homicídio e por formação de quadrilha.
Deise foi morta em 26 de outubro, quando chegava em casa, no Bairro Roçado, em São José. Era mulher do então diretor da Penitenciária de São Pedro de Alcântara, Carlos Alves. A polícia afirma que o alvo da execução era Carlos a mando do PGC em razão do corte de regalias a detentos que havia feito na cadeia.

 

ASSUNTO: CARTEIRA DE MOTORISTA

VEÍCULO: O Sol Diário

Número de motoristas dirigindo sem habilitação cresce 61% em Itajaí

Levantamento foi divulgado pela Secretaria de Segurança

Segundo dados levantados pelo setor de multas da Secretaria de Segurança, o número de motoristas flagrados dirigindo sem carteira de habilitação cresceu 61% neste ano em Itajaí, em relação ao ano passado. São casos de pessoas flagradas em blitz e em operações de rotina.

Em 2012, até o mês de agosto, foram feitas 280 autuações desse tipo. No mesmo período deste ano, as autuações chegaram a 452. Conforme o Diretor de Fiscalização, Ewerson Gama, o maior número de autuações foi motivado pelo aumento na fiscalização.

— Estamos realizando diversas blitze e operações com o objetivo de flagrar motoristas em desacordo com a Lei — completa.

Gama ainda ressalta que hoje em dia, com a facilidade para a compra de carros, a tendência é o motorista primeiro comprar o veículo e financiar — se for o caso e só depois fazer a carteira de habilitação. Acontece que, às vezes, a prestação acaba pesando no bolso e a CNH não é tirada.

A multa aplicada nesse caso é gravíssima, no valor de R$ 574,61, e o veículo é removido. Caso o condutor não seja o proprietário, o responsável poderá também levar uma multa no mesmo valor por permitir posse e entregar o veículo à pessoa sem CNH ou permissão para dirigir.

— Quanto menos pessoas estiverem transitando sem habilitação, minimiza-se mais o risco de acidentes — finaliza Gama.

 

ASSUNTO: Assalto em Indaial

VEÍCULO: Jornal de Santa Catarina

Homem leva três tiros em tentativa de assalto em Indaial

Crime ocorreu no Bairro Estrada das Areias

Um homem de 35 anos levou três tiros nas pernas em uma tentativa de assalto na Rua Luiz Michele, Bairro Estrada das Areias, em Indaial, por volta das 4h30min desta quarta-feira. 
Segundo relato feito aos policiais militares da cidade, a vítima estava em uma motocicleta e três homens fizeram sinal para que ele parasse. Entretanto, ele apenas reduziu a velocidade. Os homens tentaram segurar a motocicleta, fazendo com o que o motociclista caísse. Três tiros foram disparados e atingiram a vítima, mas sem gravidade. Os criminosos fugiram em seguida, sem levar nada. 
A Polícia Militar fez rondas, mas nenhum suspeito foi localizado. O homem ferido foi encaminhado ao hospital pelos bombeiros

 

ASSUNTO: Sistema prisional

VEÍCULO: Hora de Santa Catarina

Cadeirantes se destacam por trabalho na penitenciária da Canhanduba, em Itajaí

Eles trabalham desde julho e recebem um salário mínimo por seis horas diárias de trabalho

Três cadeirantes, que cumprem pena na Penitenciária da Canhanduba, em Itajaí, integram atualmente o projeto de Ressocialização pelo Trabalho, instituído pela Secretaria de Estado da Justiça e Cidadania. Desde o mês de julho, quando o projeto foi implantado, eles ganham um salário para trabalhar seis horas diárias na separação de materiais de higiene, separação de peças que chegam limpas da lavanderia e na restauração de roupas e chinelos.

De acordo com o gerente de laboral do Complexo Penitenciário do Vale do Itajaí, José Sálvio Goulart, um grupo técnico especializado, composto por agentes de controle, psicólogo, terapeuta ocupacional, mestre de serviço e educador físico, fazem parte do projeto.

— A atividade de restauração de roupas e chinelos danificados exige dos internos uma boa coordenação motora fina, força muscular de membros superiores, atenção e permanência para a execução da atividade — explica o gerente.

 

ASSUNTO: Estresse na Polícia Civil

VEÍCULO: Diário Catarinense

Nos últimos seis meses, 300 policiais recorreram a atendimento psicológico

Outros 481 servidores estão com alguma restrição médica, sendo que 78 deles terão de ser readaptados para desempenhar função diferente

Cerca de 300 policiais civis precisaram de atendimento psicológico nos últimos seis meses e a maioria está proibida, temporariamente, de usar arma de fogo. Outros 481 servidores — entre agentes, escrivães e pessoal do administrativo — estão com alguma restrição médica, sendo que 78 deles terão de ser readaptados para desempenhar função diferente porque possuem limitações de ordem psicológica ou física que os impedem de continuar no cargo de origem.
O número de servidores que necessitaram de atendimento psicológico está dentro dos padrões segundo o diretor-geral da Polícia Civil, Jorge Xavier. “Cerca de 300 policiais em atendimento psicológico é alto para as profissões em geral. Mas, considerando as pressões relacionadas ao trabalho policial, os atendimentos não fogem às normas mundiais”, assegura.
Na edição de ontem, o Correio revelou que distúrbios psicológicos e por dependência química também atingem policiais militares. Atualmente, são 80 PMs em tratamento, 72,5% deles incluídos no Programa de Recuperação e Apoio ao Dependente Químico (Pradeq). E quatro estão internados em clínicas de reabilitação. Outros 22 recebem apoio no Programa de Resgate a Autoestima e Valorização da Vida (Praev-Vida). 

 

Notícias Recentes:

Comissão divulga cartilha para composição de chapas para as eleições da ACORS
Prestação de contas da ACORS é aprovada por unanimidade
Diretoria Executiva da ACORS convoca AGO para aprovação de contas 2023
ACORS tem nova sede em Florianópolis