Clipping do dia 26 de julho

PRINCIPAIS NOTÍCIAS DO DIA 26 DE JULHO

 

COLUNISTA RAFAEL MARTINI – Diário Catarinense\

SANTO DE CASA

Apenas quatro catarinenses estão entre os 27 aspirantes que se formam hoje, às 17h, no Centro de Ensino da Polícia Militar de Santa Catarina, no Bairro Trindade, em Florianópolis.

 

COLUNISTA CACAU MENEZES – Diário Catarinense

Trapalhada

A operação da Delegacia de Repressão a Roubos da Polícia Civil no centro de atendimento montado pela prefeitura para abrigar moradores de rua já teve um efeito prático: pelo menos 18 dependentes químicos que estavam sendo encaminhados para clínicas de recuperação simplesmente fugiram. A operação, que não foi comunicada à prefeitura, tinha como objetivo cadastrar os moradores no sistema de identificação da Polícia Civil. Das 85 pessoas abordadas no centro de acolhimento nenhuma tinha contra si mandado de prisão.

 

ASSUNTO: ARTEFATOS INTACTOS

VEÍCULO: Diário Catarinense

Dinamites encontradas na Capital

O relatório da Polícia Militar sobre as duas bananas de dinamite encontradas intactas ontem, em horários e locais diferentes no Bairro Coqueiros, em Florianópolis, foi encaminhado para o Exército.
Responsável por autorizar o uso deste tipo de artefato no país, o Exército poderá rastrear a dinamite com base na numeração gravada nas emulsões. A existência dos explosivos no lixo do bairro ainda é um mistério para a polícia. O serviço de inteligência da PM está levantando informações e a Polícia Civil deverá ser comunicada para tentar descobrir de quem eram os artefatos e porque estavam no lixo.
Explosivos tem sido utilizados por assaltantes especializados em detonar caixas eletrônicos, em Santa Catarina, nos últimos dois anos. De acordo com um investigador experiente da 4a DP da Capital, responsável pela área, não há este tipo de criminoso nas favelas da região.
As duas bananas foram localizadas por moradores perto de duas favelas com forte presença da facção criminosa Primeiro Grupo Catarinense (PGC). O primeiro artefato foi achado num lixão em frente à favela Ilha Continente, por volta de 8h15min. A segunda banana foi encontrada por volta de 13h30min numa lixeira da Comcap perto da favela do Morro da Caixa.
O capitão do Bope, Emerson Fernandes faz um alerta.
– Se alguém encontrar dinamite deve acionar imediatamente a Polícia Militar e em hipótese alguma tocar no material. Porque se estiver preparado para detonação, pode explodir somente com a pressão das mãos – explicou o capitão.

 

ASSUNTO: Resgate pelos bombeiros

VEÍCULO: Diário Catarinense

CURIOSIDADE PERIGOSA: Após a neve, resgate no morro

Depois de ter sido a principal atração da Grande Florianópolis na terça-feira, quando amanheceu coberto por flocos de gelo, o Cambirela caiu na graça de aventureiros que decidiram escalar o morro, mas acabaram perdidos e precisando de ajuda para descer

Já anoitecia a quarta-feira, quando um casal que descia o Morro do Cambirela cruzou com outro, acampado no topo de um dos mais altos picos do local. Pareciam apreensivos: queriam voltar para casa, mas tinham dificuldade na descida, por causa do chão escorregadio. Eram 18h30min.
– Se eu fosse vocês, ficava por aqui hoje. É muito arriscado descer à noite – ouviram do casal acampado.
Mesmo assim, resolveram arriscar. Uma hora depois, pediriam socorro aos bombeiros. Começava ali uma maratona de resgates e incidentes que voltariam a atrair olhares para o morro, dois dias depois de ele estampar os noticiários pela neve que tingiu seu topo de branco.
Foram dois resgates em menos de 12 horas. Em ambos, equipes inteiras do Grupo de Buscas e Salvamentos (GBS) foram mobilizadas para ajudar os dois casais que se conheceram sem querer no dia anterior. O primeiro ocorreu ainda na madrugada. Como já era noite, os agentes do GBS subiram a pé o morro para encontrá-los. Às 3h30min, começaram a descida até a base, em uma caminhada que levou cerca de seis horas. Ferido no tórax devido a uma queda, o homem foi atendido por uma ambulância e liberado em seguida.
Grupo de salvamento continua em alerta
O atendimento ainda era feito quando o segundo casal pediu ajuda. Às 11h30min, outros três agentes voltavam a escalar o morro, com ajuda do helicóptero Arcanjo, que os buscou lá do alto. Três horas depois, estavam na base.
Os bombeiros seguem em alerta. Na terça de manhã, avisado do grande número de pessoas que seguiam rumo ao topo por causa da neve, o comandante de operações aéreas dos bombeiros, major Diogo Losso, chegou a sobrevoar as principais trilhas do local. Não avistou nada, mas ficou de sobreaviso.
– O morro é formado por várias trilhas, muitas delas de difícil acesso. Alguns caminhos passam pelo meio da água, enquanto outros têm subidas, descidas, pedras escorregadias ou mato fechado. O local é traiçoeiro. Não dá para ir sem acompanhamento – alerta o comandante do GBS, tenente Bruno Lisboa.

 

ASSUNTO: Aceitação do Governo

VEÍCULO: Diário Catarinense

REFLEXO DAS RUAS: Um alerta para os governadores

Pesquisa Ibope mostra Raimundo Colombo com 30% de aprovação e em quinto lugar entre 11 gestores estaduais avaliados

Pesquisa Ibope indica que os protestos de junho não abalaram apenas a popularidade da presidente Dilma Rousseff (PT). Governadores de diferentes partidos também foram afetados.
O governo com melhor avaliação entre os 11 incluídos no levantamento é o de Pernambuco, com 58%, administrado por Eduardo Campos (PSB). O que tem a taxa de aprovação mais baixa é o do Rio de Janeiro, de Sérgio Cabral (PMDB), com 12%.
O Ibope divulgou apenas os percentuais de aprovação dos governos avaliados, resultado da soma dos quesitos “ótimo e bom”.
Na pesquisa, divulgada ontem, o governador catarinense Raimundo Colombo (PSD) está em um meio termo. É o quinto entre os melhor avaliados, um pouco acima da média entre os governadores, que é de 28%, mas têm certa distância em relação aos que estão no topo da aprovação popular.
A pesquisa mostra que 30% dos eleitores avaliaram o governo Colombo como “bom ou ótimo”. 43% dos entrevistados consideraram a gestão regular, 14% avaliaram como ruim e 8% como péssima.
Com margem de erro de três pontos percentuais para mais ou para menos, o instituto ouviu 602 catarinenses com mais de 16 anos entre 9 e 12 de julho.
As duas outras perguntas feitas apontam que 49% dos eleitores aprovam a maneira de governar de Colombo e 46% disseram que confiam no governador. E 70% dos entrevistados afirmam que o governador e os secretários utilizam “mal ou muito mal” os recursos.
Por meio da assessoria, Colombo disse que não há informações detalhadas e nem um universo pesquisado de tamanho considerável o suficiente para tirar quaisquer conclusões sobre a pesquisa. Por isso, preferiu não se aprofundar na análise dos resultados.
Já o pré-candidato à Presidência Eduardo Campos também apresenta altos índices em outros quesitos avaliados pelo Ibope: 76% dos entrevistados aprovam a sua maneira de governar e 68% confiam nele.
Abaixo de Campos, aparecem Beto Richa (PSDB-PR) e Cid Gomes (PSB-CE), com índices de ótimo e bom em torno de 40%. A média nacional de avaliação positiva dos governos é de 28%.
Na outra ponta da escala, estão Sérgio Cabral (PMDB-RJ) e Marconi Perillo (PSDB-GO). Cabral ficou com o pior índice: apenas 12% dos eleitores fluminenses consideram sua administração ótima ou boa.

 

ASSUNTO: Polícia Civil

VEÍCULO: A Notícia

Justiça manda soltar ex-delegada regional de São Bento do Sul, presa por suspeita de corrupção

Ângela Teresa Bork Roesler estava presa em Florianópolis, acusada de envolvimento em crimes de peculato, estelionato, formação de quadrilha e violação de sigilo de interceptações telefônicas

A Justiça concedeu alvará de soltura no fim da tarde desta quinta-feira à delegada de São Bento do Sul, Ângela Teresa Bork Roesler, presa preventivamente eexonerada do cargo no início do mês sob acusação de 76 crimes, entre eles fraudes e desvio de dinheiro na cidade do Planalto Norte de SC. Às 21h30 desta quinta, ela deixou o Departamento Estadual de Investigações Criminais (Deic), em Florianópolis,onde estava presa desde o dia 4 de julho.
Após a defesa entrar com pedido de habeas corpus, o Tribunal de Justiça (TJ-SC) revisou medidas cautelares impostas à delegada e condicionou a soltura ao cumprimento de algumas delas, o que foi atendido na sequência pelo juiz de São Bento do Sul que havia determinado a prisão preventiva de Ângela.
Mesmo em liberdade, a delegada permanece afastada da função pública, proibida de frequentar a delegacia de São Bento do Sul e de manter contato com testemunhas, policiais civis e autoridades. A decisão, porém, suspendeu item que a proibia de circular no território da comarca, de manter contato com outros réus no processo e que impunha fiança de R$ 50 mil. O caso continua correndo na Justiça.

 

ASSUNTO: Concurso da Marinha

VEÍCULO: O Sol Diário

Concurso da Marinha vai abrir 98 vagas

A Marinha do Brasil vai abrir concurso público com 98 vagas de nível superior. O prazo para inscrições será de 12 de agosto a 12 de setembro. As vagas são para o Quadro Complementar de Oficiais da Armada e para o Quadro Complementar de Oficiais Fuzileiros Navais. 
São 74 vagas para o Quadro Complementar de Oficiais da Armada. As vagas são destinadas a candidatos do sexo masculino, que tenham  menos de 29 anos de idade no primeiro dia de janeiro de 2014. 
O Quadro Complementar de Oficiais Fuzileiros Navais abre 24 vagas. Os candidatos, também do sexo masculino, devem ser brasileiros natos e ter menosde 29 anos de idade.

Inscrições
O valor da inscrição é de R$ 45. Os interessados poderão se inscrever pelo sitewww.ingressonamarinha.mar.mil.br ou em um dos postos de inscrição da Marinha.

 

 

Notícias Recentes:

ACORS se reúne com a presidência do IPREV para tratar do SPSM
Diretoria Executiva da ACORS se reúne para deliberação de ações da associação
Comissão divulga cartilha para composição de chapas para as eleições da ACORS
Prestação de contas da ACORS é aprovada por unanimidade