Área do associado

Área do associado

Clipping do dia 25 de julho

25.7.2013

PRINCIPAIS NOTÍCIAS DO DIA 25 DE JULHO

 

COLUNISTA RAFAEL MARTINI – Diário Catarinense

PLANTÃO EXTRAORDINÁRIO

A avaliação de Secretaria de Justiça e Cidadania no que diz respeito à defasagem no número de agentes penitenciários faz pensar. A portaria que permite os agentes atuarem em plantões extras, com o intuito de atenuar esta defasagem, está atingindo seus objetivos?
Tomando por base que plantões extras estão sendo feitos em unidades que não haviam sido contempladas, como nos presídios Feminino e de Tijucas, e Upa de Brusque, a dúvida:
A defasagem será maior do que a divulgada?

 

COLUNISTA CACAU MENEZES – Diário Catarinense

Dinheiro

O BNDES libera amanhã mais R$ 73,5 milhões para o Pacto por SC, o programa implementado pelo governador Raimundo Colombo em diversas áreas do Estado. O dinheiro será utilizado na compra de 1.215 veículos para a frota da Segurança Pública – polícias Civil e Militar, que circulam 24 horas –, 40 para o transporte de detentos (Deap) e outros 16 veículos para o Corpo de Bombeiros Militar.

 

COLUNISTA MOACIR PEREIRA – Diário Catarinense

ENTERRO E GREVE

O Sindicatos dos Policiais Civis (Sinpol) oficializou ao governo do Estado que vai iniciar greve geral na próxima segunda-feira, dia 29. O Sinpol afirma que serão paralisados os serviços das delegacias, inclusive das unidades especializadas, Detrans, Ciretrans e Citrans. A decisão veio após o “Enterro Simbólico da Polícia Civil” que aconteceu em Lages e reuniu 500 políciais de todo o Estado.

Diretas

A Defesa Civil de Florianópolis realiza hoje a formatura de 25 residentes no Morro da Mariquinha. Fizeram curso especial sobre gestão de riscos, orientados pelo Corpo de Bombeiros. Excelente exemplo de prevenção na comunidade.

 

COLUNISTA HÉLIO COSTA – Notícias do Dia

Banda da PM

O recurso orçamentário da Secretaria de Estado de Turismo, Cultura e Esporte foi descentralizado. A primeira beneficiada com a medida foi a Polícia Militar, que recebeu R$ 300 mil, exclusivamente, para a aquisição de instrumentos para a banda de música. Segundo a assessoria de comunicação da PM, as tratativas começaram no primeiro semestre deste ano. A descentralização foi oficializada na última terça-feira, no quartel do Comando-Geral.

 

ASSUNTO: Comunicação PGC

VEÍCULO: Diário Catarinense

CONEXÃO SC-MOSSORÓ

Polícia desarticula esquema de comunicação nas cadeias

Investigação revelou que informações repassadas por líderes do PGC no Rio Grande do Norte estavam chegando ao Estado

A transferência de 40 líderes do Primeiro Grupo Catarinense (PGC) para Porto Velho (RO) e Mossoró (RN) não significou o fim do comando dos chefes sobre os rumos da facção. Os criminosos montaram um esquema de comunicação que foi desarticulado em operação realizada ontem pela Diretoria Estadual de Investigações Criminais (Deic). Um caderno com listas de pessoas batizadas e pagamentos foi encontrado durante o cumprimento de 14 mandados de prisão temporária.
O dinheiro serviria para bancar a viagem de parentes dos líderes para as penitenciárias federais de Mossoró e Porto Velho. Durante as visitas, seriam recebidas orientações de atuação para o PGC. No grupo de pessoas detidas está Neusa Santos, 41 anos, que não tinha mandado de prisão contra ela, mas foi flagrada com cerca de 200 gramas colocados dentro de uma camisinha. A suspeita é que a droga seria escondida no corpo para ser entregue a um preso.
Neusa é mãe de Gustavo Henrique Pereira, apontado como sintonia geral da facção no Estado e que está no Presídio de Blumenau. Isto significa que o detento é o número um na comunicação da organização criminosa. Caberia a ele repassar aos comandados as decisões dos líderes e encaminhar as demandas daqueles que cumprem as ordens.
Livro com detalhes no foco das buscas
A Deic também procurava um livro que seria uma espécie de ata de encontros realizados por membros do PGC fora das cadeias. Ele estaria em Joinville com Patrícia da Rosa, mas ao cumprir o mandado não foi localizado. Mas as reuniões existiram e teriam sido organizadas por Valquíria Pereira e Rodrigo de Oliveira Machado, com quem estava o caderno da contabilidade da organização.
Os outros mandados de prisão eram contra pessoas que já estão no sistema prisional nas unidades masculina e feminina de Florianópolis, além de Palhoça, Blumenau, Mafra e Biguaçu.

 

ASSUNTO: Incêndio em Rio do Sul

VEÍCULO: Jornal de Santa Catarina

Fogo destrói loja no Centro de Rio do Sul

O incêndio começou por volta das 21h desta quarta-feira

O incêndio destruiu parte do Bazar do Vavá, localizado na Avenida Oscar Barcelos, no Centro de Rio do Sul. De acordo com o Corpo de Bombeiros, o fogo começou por volta das 21h desta quarta-feira. 

Duas viaturas foram usadas para controlar as chamas. Segundo os bombeiros, as causas do incêndio ainda são desconhecidas.

 

ASSUNTO: Incêndio em Jaraguá do Sul

VEÍCULO: A Notícia

Casa é completamente destruída por incêndio em Jaraguá do Sul

Fogo aconteceu na localidade de Ribeirão Grande do Norte. Uma casa foi completamente destruída por um incêndio na rua Quirino Lunelli, na localidade de Ribeirão Grande do Norte, em Jaraguá do Sul, por volta das 14h30 desta quarta-feira. Ninguém ficou ferido. Os bombeiros estão no local e ainda não se sabe o que causou as chamas.

Segundo informações dos vizinhos, os moradores da residência – um casal e a filha – haviam saído. A corporação teve dificuldade de chegar porque a ponte de madeira que dá acesso é pequena e o caminhão de combate à incêndio não podia passar. Um veículo menor teve de ser acionado para fazer o serviço.