Clipping do dia 2 de abril

 

PRINCIPAIS NOTÍCIAS DE 02.04

 

COLUNISTA RAFAEL MARTINI – Diário Catarinense

A HORA DA VERDADE

Um dos crimes mais polêmicos da crônica policial de Florianópolis nos últimos anos pode ter seu desfecho na próxima quinta-feira, com julgamento de Maureci José da Silva Júnior. Ele vai a júri popular pelo assassinato da ex-mulher Patrícia Adad Silva a facadas, no Bairro Estreito, na frente do filho de 11 anos. O crime foi em 2011. À época, familiares e amigos protestaram pelo fato dele responder em liberdade.

ORDEM E PROGRESSO

Um dos maiores juristas do país, o professor Luís Roberto Barroso, aceitou convite da OAB/SC e virá a Florianópolis amanhã para falar, às 19h, sobre os 25 anos da Constituição de 1988. O evento será na sede da instituição, a partir das 19h.

 

COLUNISTA CACAU MENEZES – Diário Catarinense

Literatura no xadrez

Assinada no Dia da Mentira, a portaria nº 8/2013, sob a caneta do Juiz da Vara de Execuções Penais de Joinville, João Marcos Buch, quer garantir a possibilidade de remissão de pena por meio de leitura entre os detentos do Presídio Regional e da Penitenciária da maior cidade do Estado.
Cada livro finalizado poderá corresponder a quatro dias de redução da sentença. Depois de 30 dias de prazo para a leitura, o presidiário terá que entregar uma resenha ou um relatório sobre a obra.
A portaria entra em vigor 30 dias depois de publicada.

 

COLUNISTA MOACIR PEREIRA – Diário Catarinense

Prestando contas

O secretário da Fazenda, Antonio Gavazzoni (PSD), entrega amanhã ao Tribunal de Contas do Estado a prestação de contas do segundo ano do mandato do governador Raimundo Colombo (PSD). A novidade este ano é a inclusão de um anexo com os principais indicadores da gestão fiscal, com comparativos dos últimos três anos.

 

COLUNISTA CLÁUDIO PRISCO – A Notícia

Números

O IBGE confirmou uma medida que vem sendo praticada pelo governador Raimundo Colombo de cortar gastos. Em recente pesquisa divulgada, o instituto analisou os Estados em relação aos servidores comissionados e Santa Catarina aparece na 5ª posição em menor número.
Por aqui, apenas 1,5 mil servidores, de um total de 134.645 funcionários públicos, ocupam cargo de confiança. Do total de 105,5 mil servidores sem concurso no Brasil, quase 10% estão no Estado de Goiás.

 

ASSUNTO: Novo Ministro

VEÍCULO: Diário Catarinense

EDITORIA: Política

DE OLHO EM 2014: Dilma cede ao PR e muda ministro

César Borges foi confirmado ontem para comandar pasta dos Transportes

Em mais uma operação para obter apoio à campanha do segundo mandato, a presidente Dilma Rousseff (PT) cedeu ao comando do PR e trocou o titular dos Transportes.
O novo ministro é o ex-governador baiano César Borges, que ocupava a vice-presidência de governo do Banco do Brasil. Borges substitui Paulo Sérgio Passos, que assumiu Transportes no rastro da “faxina” administrativa promovida no primeiro ano do governo, em junho de 2011.
Dilma resistiu a trocar Passos. Depois de uma novela que durou mais de dois meses, porém, ela avisou o senador Alfredo Nascimento (AM), presidente do PR e ex-ministro dos Transportes, que só aceitaria a substituição se o escolhido fosse Borges.
Apesar dos protestos da bancada na Câmara, que queria a indicação de um deputado federal, o ex-ministro Nascimento – que fora defenestrado dos Transportes em meio a denúncias de corrupção na pasta – fechou acordo com Dilma, provocando um racha no partido. Caso não fosse contemplada, a direção do PR ameaçava apoiar o governador de Pernambuco, Eduardo Campos (PSB), possível adversário de Dilma, em 2014.
Dilma se reuniu ontem com Borges e Nascimento, no Palácio do Planalto, e selou a mudança. O ex-governador e ex-senador baiano ficou apenas dez meses no BB. Agora, ele terá a missão de unir o partido para a campanha da reeleição. O PR tem a oferecer a Dilma um dote de 1 minuto e 10 segundos por bloco na propaganda.
No ano passado, o partido não conseguiu negociar a substituição de Passos e apoiou o ex-governador José Serra (PSDB) à prefeitura de São Paulo, contra Fernando Haddad (PT), que foi eleito. Desde que Nascimento caiu, em 2011, o PR resolveu ficar “independente” no Congresso, apesar de fazer parte da base aliada.

 

ASSUNTO: Benefício juízes

VEÍCULO: Diário Catarinense

EDITORIA: Política

STF suspende ajuda de custo a juízes

Uma decisão do ministro do STF Teori Zavascki suspendeu o pagamento de auxílio-mudança a dois juízes federais que foram transferidos de cidade. O pagamento do benefício está previsto na Lei Orgânica da Magistratura (Loman) e pode chegar ao valor equivalente a três salários, dependendo do número de dependentes. Na decisão, divulgada ontem, o ministro lembrou que cabe ao Supremo julgar se as restrições impostas em 2002 pelo Conselho da Justiça Federal ao pagamento do benefício afrontam a Loman.

 

ASSUNTO: Benefício domésticas

VEÍCULO: Diário Catarinense

EDITORIA: Política

LEI DAS DOMÉSTICAS: Pagamento do FGTS fica para mais tarde

Obrigação para o depósito do fundo ainda depende de regulamentação

Aprovada na semana passada, a lei das domésticas passa a valer a partir de hoje. No entanto, nem todas as normas devem entrar em vigor imediatamente. Alguns itens ainda precisam de regulamentação específica, como é o caso do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS), demissão sem justa causa e o pagamento do seguro-desemprego.
O depósito do FGTS foi o tema que mais causou divergência entre profissionais da área trabalhista. Especialistas não chegavam a uma conclusão se o depósito do fundo precisaria de uma regulamentação específica ou se seguiria o modelo dos demais trabalhadores regidos pela Consolidação das Leis do Trabalho (CLT).
De acordo com a senadora Lídice da Mata (PSB-BA), relatora do projeto, somente os itens que “explicitamente” não precisam de regulamentação entram em vigor a partir de hoje. Em relação ao fundo, a parlamentar sugere que os patrões esperem uma orientação mais clara do Ministério do Trabalho.
– É preciso aguardar que o governo defina como ficará a questão do FGTS. Dada a popularidade da PEC é provável que tudo seja definido rápido, mas é difícil precisar quando vai acontecer – afirmou.
O ministro do Trabalho, Manoel Dias, disse que a regulamentação de dispositivos da PEC deve ocorrer em até 90 dias. Lídice rebateu, ainda, as críticas de que a aprovação da PEC causaria demissões em massa

 

ASSUNTO: Violência em SC

VEÍCULO: Diário Catarinense

EDITORIA: Segurança

PRIMEIRO TRIMESTRE: Número de homicídios cai em 14%

Santa Catarina registrou queda de 14,51% no número de homicídios dolosos no primeiro trimestre de 2013. Em números absolutos foram 28 assassinatos a menos que no ano anterior. De 1o de janeiro a 31 de março, foram contabilizados 165 homicídios dolosos no Estado contra 193 no mesmo período de 2012.
A taxa de homicídios por 100 mil habitantes ficou em 2,64 nos três primeiros meses do ano. Entre as cidades que registraram as maiores diferenças no comparativo de 2012 e 2013 estão Florianópolis, Palhoça, Jaraguá do Sul, Joinville, Tubarão, Joinville, Lages, Criciúma, Gaspar, Barra Velha e São Francisco do Sul. O índice de resolução alcançou 52,73%.
Florianópolis registrou a maior redução nos últimos cinco anos. A Capital fechou o primeiro trimestre com 10 homicídios. Oito a menos que o mesmo período de 2012, quando foram registrados 18 assassinatos. É o número absoluto mais baixo desde 2009.
No âmbito da Polícia Civil, segundo relatório da Secretaria de Segurança Pública, 58,9% dos casos de homicídios dolosos registrados no período do início deste ano, até 20 de março, já foram solucionados.

 

ASSUNTO: Furtos em Blumenau

VEÍCULO: Jornal de Santa Catarina

EDITORIA: Geral

Polícia Militar registra uma ocorrência de furto por hora em Blumenau nesta segunda-feira

Das 10h às 15h, foram cinco casos. Freezer, botijão de gás, lavadora de roupas e joias foram alguns dos objetos levados pelos criminosos

Das 10h às 15h desta segunda-feira, a Polícia Militar atendeu a cinco ocorrências de furto e arrombamento em Blumenau, praticamente uma ocorrência por hora, em média, na cidade. A mais expressiva ocorreu às 15h, na Rua Theodor Kleine, Bairro Fortaleza. Foram levadas joias, eletrodomésticos, uma lavadora de roupas e até dois cachorros
Furto de botijão
A primeira ocorrência foi registrada às 10h20min, na Rua Adolfo Radünz, no Bairro Fortaleza. O dono de uma quitinete registrou o furto de um botijão de gás do imóvel. O suspeito não foi localizado. 
Joias, roupas e espingarda
Às 11h40min, a proprietária de uma residência na Rua Alice Ferreira dos Santos, no Testo Salto, flagrou um homem com uma bolsa dentro da casa. Ele fugiu do local ao ser avistado e elvou roupas, joias e uma espingarda calibre 22, desmuniciada e com a documentação, e não foi encontrado pelos policiais. 
Ocorrência em supermercado
Ao meio-dia, na Rua General Osório, Bairro da Velha, uma mulher de 32 anos foi presa pela Polícia Militar por ter sido flagrada furtando um chinelo e uma prancha de cabelo no Supermercado Cooper. Ela foi levada para a Central de Polícia. 
Furto de freezer e aparelhos
Às 15h15min, o dono de uma residência da Rua Erich Meyer, na Itoupava Central, acionou a Polícia Militar porque a porta da frente da casa havia sido arrombada. Um TV, um freezer e uma serra Makita foram levados do imóvel. O suspeito não foi encontrado.

 

ASSUNTO: Bombeiros voluntários

VEÍCULO: A Notícia

EDITORIA: Geral

Corpo de Bombeiros Voluntários vai atuar para garantir segurança no show do Roberto Carlos em Joinville

Dez bombeiros estarão no local, com ambulâncias, veículo de resgate e caminhão de incêndio

O show do rei Roberto Roberto Carlos, que acontecerá nesta quarta-feira, a partir das 21 horas, no Centreventos Cau Hansen, vai contar com o apoio dos Bombeiros Voluntários de Joinville. 
Dez bombeiros ficarão na parte externa do Centreventos Cau Hansen, das 18h até as 23h, para garantir a segurança antes e após o show. Uma ambulância, um veículo de resgate e um caminhão de incêndio da corporação serão utilizados na operação, assim como uma ambulância militar. 
Já a segurança na parte interior do Centreventos será contratada pela organização do evento.
Os ingressos para o show estão esgotados.

 

ASSUNTO: Treinamento BOPE

VEÍCULO: Portal Globo.com

PMs do Bope ficam ‘confinados’ em fazenda no Rio para perder peso

Treze homens da ‘Tropa de elite’ são submetidos a treinamento especial.

PMs encaram mais de 12h de exercícios físicos e alimentação regrada.

Uma semana confinados na fazenda, enfrentando mais de 12 horas diárias de exercícios físicos, com o objetivo de exterminar o principal inimigo: os quilos extras. O roteiro parece o de um reality show, mas essa é a vida real de 13 policiais do Batalhão de Operações Especiais (Bope) que participam do programa da corporação, no Rio de Janeiro, para prevenção de doenças e aumento da qualidade de vida. No primeiro dia do árduo treinamento, que inclui corridas de 30 km e caminhadas na mata com farda, os capitães da tropa de elite garantem que nenhum recruta pediu para sair.

O comandante do Bope, Rene Alonso, explica que os 13 PMs foram convidados a participar da experiência após uma série de exames realizados pela corporação, que apontaram diabetes, hipertensão, alta taxa de colesterol, além de estresse e cansaço nos ‘caveiras’.  Ao longo de três meses, eles terão que adotar novos hábitos alimentares, praticar exercícios físicos com frequência, e se abster de algumas tentações, como chocolate, fritura e refrigerantes.

“A unidade não está fora de forma, mas alguns realmente estão com dificuldade de atingir as metas impostas. Esse é um trabalho de prevenção, autoestima, para que se evite doenças futuras. A maioria desses PMs tem entre 10 e 30 anos de corporação, e não atuavam mais na linha de frente do combate. Nós queremos que eles tenham uma aposentadoria saudável”, comenta o comandante, acrescentando que futuramente o projeto poderá ser estendido para toda Polícia Militar.

 

ASSUNTO: Infrações no trânsito

VEÍCULO: Correio Braziliense

Conversão de multa em advertência já vale para infrações leves e médias

A partir deste mês, motoristas do DF que cometerem infrações leves e médias serão apenas notificados pelo Detran. O órgão é o primeiro do Brasil a adotar a medida e deve deixar de arrecadar cerca de R$ 12 milhões por ano

A conversão de multa em advertência já está valendo no Distrito Federal. O benefício será concedido automaticamente para os motoristas que, nos últimos 12 meses, não foram reincidentes em infrações leves ou médias ou flagrados em comportamento considerado grave ou gravíssimo. Além disso, para ter direito ao benefício, a carteira do condutor não pode ter sido suspensa ou cassada. A medida começou a vigorar na última terça-feira e, em 30 dias, os primeiros favorecidos receberão a carta de notificação em vez da multa com o código de barras para pagar.
Ao implantar o sistema, o Departamento de Trânsito (Detran) do DF se torna o primeiro do Brasil a cumprir o Código de Trânsito Brasileiro (CTB), conforme antecipou o Correio, com exclusividade, no último dia 11. Por lei, a conversão pode ser feita de ofício — por iniciativa do próprio órgão — ou por solicitação do interessado (Veja quadro sobre infrações leves e médias). A previsão do Detran é que deixem de ser arrecadados cerca de R$ 12 milhões por ano.

No DF, a conversão será feita de forma automática. “O próprio sistema de informática fará uma varredura no prontuário do condutor e, se ele se enquadrar nas exigências, em vez da multa, vai receber a carta avisando que ele cometeu a infração, informando da advertência e alertando para a necessidade de cautela no trânsito”, explica José Alves Bezerra, diretor-geral do Detran.
Menos receita
Caso os motoristas se comportem como nos últimos 12 meses, mais da metade deles pode ser beneficiada. Levantamento do departamento revela que 738.092, ou 54% do total de veículos, não foram flagrados descumprindo a legislação nenhuma vez em 2012 e 269.923, receberam apenas uma multa durante todo o ano. Ao todo, existem 1.356.490 veículos em circulação no DF.

Notícias Recentes:

Comissão divulga cartilha para composição de chapas para as eleições da ACORS
Prestação de contas da ACORS é aprovada por unanimidade
Diretoria Executiva da ACORS convoca AGO para aprovação de contas 2023
ACORS tem nova sede em Florianópolis