Clipping de 14 a 16 de dezembro

PRINCIPAIS NOTÍCIAS DE 14 DE DEZEMBRO

 

COLUNISTA RAFAEL MARTINI – Diário Catarinense

De olho na pirataria

Policiais da Divisão de Defraudações, com apoio da Deic, foram até o Camelódromo de Floripa, ontem à tarde, para dar um confere na farra da pirataria no local. Só de óculos de sol falsificados foi uma grandeza o que encontraram.

Recital de Natal

A Polícia Militar convida para assistir ao 2o Recital de Natal na próxima terça, dia 17, a partir das 19h30min, em frente ao quartel do Comando Geral (Praça dos Bombeiros). Haverá participação de coralistas, a banda da PM, queima de fogos e chegada do Papai Noel.

Ruído de comunicação

Durante o lançamento com pompa e circunstância da Operação Veraneio ontem pela manhã, o helicóptero dos bombeiros decolou bem na hora da fala do secretário de Estado da Segurança, César Grubba. Resultado: ninguém conseguia escutar o discurso. A ordem foi para pousar imediatamente e evitar mal-estar ainda maior.

 

ASSUNTO: Violência nos estádios

VEÍCULO: Diário Catarinense

TIRO LIVRE: Para governador, todos erraram

Para o governador de Santa Catarina, Raimundo Colombo, o promotor Francisco de Paula Fernandes Neto, a Polícia Militar e os torcedores que promoveram as cenas de barbárie na Arena Joinville erraram. O governador falou pela primeira vez sobre o assunto nesta sexta-feira, em entrevista à RBS TV, em Florianópolis. Em um discurso contudente, Colombo classificou como “animais” os torcedores que se envolveram no episódio.

 

PRINCIPAIS NOTÍCIAS DE 15 DE DEZEMBRO

 

COLUNISTA RAFAEL MARTINI – Diário Catarinense

SC mais protegida

Depois de um ano em que teve quase todas as suas demandas atendidas, o Corpo de Bombeiros Militar planeja expandir sua área de atuação em 2014. A intenção é incorporar mais 500 homens, comprar 50 ambulâncias, 50 caminhões e atender 120 municípios. Hoje são 114.

 

ASSUNTO: Segurança das casas noturnas

VEÍCULO: Diário Catarinense

Teste DC na Balada volta a vistoriar casas noturnas

Casa de Eventos Brand, em Florianópolis, marca retomada do projeto que analisa a segurança das boates de SC

A tragédia na Boate Kiss, em Santa Maria (RS), está próxima de completar um ano e ainda traz ensinamentos e dúvidas quanto à segurança dentro de casas noturnas. Com o verão chegando, o movimento nas boates do litoral catarinense cresce. O Teste DC na Balada, que visitou estabelecimentos do Estado no início do ano, volta para responder se as casas noturnas são seguras e dentro das normas exigidas. O primeiro local visitado na retomada foi a Casa de Eventos Brand, no bairro Estreito, região continental de Florianópolis.
O engenheiro Gilberto Vaz acompanhou a reportagem em vistoria pelo ambiente de 1.145 metros quadrados. Depois da identificação dos aparelhos necessários, a avaliação do especialista em engenharia de incêndio é de que o espaço está dentro das normas e o alvará do Corpo de Bombeiros comprova o atendimento das exigências. De acordo com Nelson Brand, proprietário da casa, foram feitas alterações no projeto original, já que o local era um minishopping e já abrigou uma igreja.
O primeiro aparelho mostrado por Brand foi a central de alarme que, conforme Vaz, está dentro das normas. A única mudança sugerida seria a colocação de um sinal luminoso, já que com a música as pessoas podem não ouvir o sinal sonoro. Também orientou para que as luzes de saída ficassem ligadas permanentemente, não apenas em situação de incêndio, como costuma ocorrer.
Vaz elogiou a central de gás, construída na parte externa do estabelecimento. O que mais chamou a atenção do engenheiro foi o extintor de incêndio, que contém 75 litros de água pressurizada para apagar materiais não combustíveis. O hidrante da rua fica a 20 metros de distância da casa e os bombeiros exigiram dois extintores de água ao invés de um reservatório de água. Vaz afirma que foi uma decisão sábia, já que o local apresenta baixa possibilidade de incêndio, por não ser confinado e não ter materiais combustíveis.
Para comprovar a segurança do isolamento acústico colocado no palco, Vaz segura um isqueiro e acende o fogo em uma parte da espuma. Em poucos segundos as chamas apagam automaticamente.
– São feitos de lã de rocha, própria para esse local. Além disso, nas cortinas foi aplicado um produto antichamas – salienta.

 

ASSUNTO: Greve de pilotos

VEÍCULO: Diário Catarinense

ECONÔMICAS: Pilotos ameaçam greve para o dia 20

O Sindicato Nacional dos Aeronautas (SNA), entidade que representa pilotos e comissários, aprovou um indicativo de greve para o próximo dia 20. Os trabalhadores farão nova reunião na quinta-feira para confirmar se vão interromper as atividades na sexta-feira. A indicação de greve ocorre porque as empresas e os trabalhadores não chegaram a um acordo sobre o dissídio da categoria. A proposta das empresas é de corrigir os salários pela variação do INPC, acumulado em 5,58% nos últimos 12 meses até novembro.

 

PRINCIPAIS NOTÍCIAS DE 16 DE DEZEMBRO

COLUNISTA RAFAEL MARTINI – Diário Catarinense

Pronto para decolar

Governo do Estado deve encaminhar esta semana para a Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) os últimos documentos exigidos para a liberação definitiva do aeroporto de Jaguaruna. Depois, é só marcar a data para o início das operações?

No ponto

Apesar da contrariedade do Ministério Público, que não admite erros no episódio que resultou em selvageria na Arena Joinville, o governador Raimundo Colombo parece ter feito o melhor diagnóstico. Questionado, resumiu:
“Errou o comando local da PM que não colocou policiais nas arquibancadas, errou o promotor, erraram os bárbaros selvagens que provocaram a briga”.
É isso.

 

ASSUNTO: Operação Veraneio

VEÍCULO: Portal da PM

Entrega de viaturas no lançamento da 34ª edição da Operação Veraneio

O governo do estado lançou oficialmente nesta manhã (13), a Operação Veraneio 2013/2014 em Santa Catarina. A solenidade aconteceu na Beira Mar Continental, em Florianópolis, e também marcou a entrega de viaturas e equipamentos para os órgãos de segurança pública.

Diversas autoridades estiveram presentes, com destaque para o governador João Raimundo Colombo, o vice-governador Eduardo Pinho Moreira, o secretário de Estado da Segurança Pública, Cesar Augusto Grubba, os comandantes-gerais da PM, coronel Nazareno Marcineiro, do Corpo de Bombeiros, coronel Marcos Oliveira, o delegado geral da Polícia Civil, Aldo Pinheiro D’Avila, e o diretor do Instituto Geral de Perícias, Rodrigo Tasso. Além do comandante da Capitania dos Portos, capitão de mar e guerra Hilbert Strauhs, o superintendente da Polícia Federal, Cleiton Xavier, o chefe da Polícia Federal Marítima, Reinaldo Duarte, o superintendente estadual da Polícia Rodoviária Federal, Silvinei Vasques, o subcomandante-geral da PM, coronel Valdemir Cabral, o chefe do Estado Maior da PM, coronel João Schorne de Amorim, e o cônsul adjunto da Argentina, Alejandro Guillermo Verdier.

A solenidade foi aberta com o hino de Santa Catarina, interpretado pelo barítono, subtenente PM Giovane Cascaes Pacheco, acompanhado dos músicos da banda da Polícia Militar. Em seguida, o capelão da PM, coronel Valdemar Groh, apresentou uma mensagem especial de proteção para todos os presentes, em especial, aos profissionais que atuarão na operação veraneio.

Marcando a entrega das novas viaturas, o governador Colombo, acompanhado do secretário Grubba, procedeu à entrega simbólica de chaves dos veículos aos comandantes da Polícia Militar, Corpo de Bombeiros, Polícia Civil e IGP.

De um lote de 210 veículos, foram entregues na solenidade 66 viaturas, que se encontram prontas e liberadas pela Comissão de Recebimento da Licitação.

As aquisições de novas viaturas, num total de 1.700 veículos para todo o Estado, através do “Programa Pacto por SC” possibilitarão a renovação de frota nas polícias Militar e Civil, Bombeiros e IGP.

Ao fazer o uso da palavra, o secretário Grubba destacou os significativos números da 34ª edição da Operação Veraneio 2013/14 e também as parcerias estratégicas realizadas com a Marinha do Brasil, Polícia Federal, Polícia Rodoviária Federal, SANTUR, secretaria estadual de Turismo Esporte e Cultura e a prefeitura de Florianópolis para o bom andamento das ações de segurança no estado.

O vice-governador Eduardo Pinho Moreira, falou do importante momento vivido pela segurança pública, que trabalha não só com foco nos investimentos em equipamentos, mas também na valorização dos profissionais.

Encerrando a solenidade, o governador Colombo comentou a importância da integração entre os órgãos de segurança para o sucesso da operação, e o aumento no número de turistas no estado, principalmente estrangeiros, um excelente resultado para o estado que, pela sétima vez consecutiva foi apontado como o melhor destino turístico. “Se sentem seguros e livres para aproveitar os dias de descanso, por isso buscam nosso estado”, disse o governador.

A “Operação Veraneio” é a maior operação policial executada pela Polícia Militar. Tradicionalmente desencadeada com o início da temporada de verão (mês de dezembro), neste acontece de 19 de dezembro a 15 de março de 2014. A operação mobiliza diretamente, em média, cerca de 5.000 policiais militares, 2.500 viaturas, quatro aeronaves, 50 embarcações e uma infinidade de outros meios aplicados a variados tipos, processos e modalidades de policiamento.

ASSUNTO: Operação Veraneio

VEÍCULO: Portal do CBM

ABERTURA OFICIAL DA OPERAÇÃO VERANEIO 2013/2014 EM FLORIANÓPOLIS

     

 

 

Na manhã desta sexta-feira (13/12) o Governo do Estado de Santa Catrina promoveu o lançamento oficial da Operação Veraneio 2013/2014 em uma cerimônia realizada na Beiramar Continental em Florianópolis. Trata-se da maior operação de segurança pública do Estado, para a qual serão engajadas todas as forças de segurança envolvento a Polícia Militar, o  Corpo de Bombeiros Militar, Polícia Civil e o Instituto Geral de Perícias. São apoiadores estratégicos da ação a Marinha do Brasil, a Polícia Federal, a Polícia Rodoviária Federal, a Santur, a Secretaria Estadual de Turismo Esporte e Cultura e as Prefeituras Municipais.

Na oportunidade foi feita a entrega simbólica das chaves das 1.700 viaturas para a renovação da frota das Polícias Militar e Civil, Corpo de Bombeiros Militar e Instituto Geral de Perícias, adquiridas por meio do Pacto Por Santa Catarina.

Investimentos para o CBMSC

O Pacto Por Santa Catarina é o maior investimento para a aquisição de viaturas e equipamentos ao CBMSC já realizado pelo Governo do Estado na história da Corporação. Com os mais de R$ 30 milhões em recursos serão adquiridos uma Auto Escada Mecânica, caminhões de combate a incêndio, caminhão de transporte de tropa, ambulâncias, embarcações e caminhonetes 4×4, além de equipamentos de proteção individual e respiratória para os Bombeiros Militares do Estado.

Presença nas Praias e Balneários

Nesta Operação Veraneio o CBMSC irá monitorar uma área de 447,81 km de extensão, em 33 cidades e 153 balneários (praias, estâncias hidrominerais, represas e rios), contando com 158 Postos Guarda-Vidas autônomos e 154 atrelados, além de 42 viaturas de ronda, 22 lanchas, 30 motonáuticas e um um helicóptero.

Na alta temporada 1179 pessoas estarão empenhadas, entre Militares e Guarda-Vidas Civis.

 

 

 

Notícias Recentes:

Projeto de Integração Regional da ocorrerá amanhã em Joaçaba
ACORS, ADEPOL-SC e SINPOSC na luta pela valorização dos integrantes da Segurança Pública do Estado
Comissão Eleitoral apresenta chapas concorrentes à Diretoria Executiva e Conselho Fiscal
ACORS se reúne com a presidência do IPREV para tratar do SPSM