UMA CIDADE CONFLAGRADA, por Carlos Chagas

 

 
“Em São Paulo, a guerrilha virou guerra. Oitenta e seis policiais militares e 18 agentes penitenciários foram assassinados este ano. Mais 65 civís só nos últimos dez dias. Ignora-se quantos traficantes, mas, pelo menos, o dobro. Acima e além desse conflito declarado entre polícia e bandidos, a verdade é que escoou pelo ralo o conceito de segurança pública. Meliantes de toda espécie transitam pela cidade, prontos para a cada esquina e a cada minuto assaltar, roubar, invadir, seqüestrar e matar. Sair às ruas, em especial depois que o sol se põe, é uma temeridade, não só na periferia, mas nos Jardins e no Morumbi. A maior e mais rica comunidade do país transformou-se num campo de batalha, com direito à extensão ao entorno e a outros centros nem tão próximos assim.
 
 
Autoridades e a mídia não conseguem mais minimizar a conflagração. Há que noticiar os crimes, como prometer providências, mesmo sem expor inteiramente o caos que assola São Paulo. Estariam os governantes temerosos da reação inevitável do cidadão comum, prestes a alistar-se nos batalhões da justiça pelas próprias mãos? Logo assistiremos a participação de todos no confronto que o poder público não consegue mais conter. O número de paulistanos armados multiplicou-se. Quem não tinha revólver agora tem. E leva na cintura, na bolsa ou no carro, quando precisa deixar sua casa. O infeliz que vem na calçada em sentido contrário é o inimigo. Quem atravessa a rua no farol é um potencial ladrão do veículo cujo motorista encontra-se pronto para arrancar, avançando o sinal vermelho. No bar, senta-se na cadeira encostada na parede, para garantia da retaguarda. No ônibus, finge-se ler um jornal ou uma revista, mas presta-se mesmo é atenção no vizinho do lado ou em pé diante do suposto leitor. Quem fica parado diante da vitrina para conhecer a mais nova parafernália eletrônica é filmado e vigiado lá de dentro. Olhar nos olhos, aproximar-se do outro sem razão plausível, pedir informação ou ficar na fila do metrô contando moedas tornou-se um risco, já que ninguém garante tratar-se de gestos naturais ou da preliminar de um assalto ou coisa pior. Daqui a pouco será melhor atirar primeiro e perguntar depois.
 
O que imaginam fazer Geraldo Alckmin e agora Fernando Haddad? Podem muito pouco. Mas também movimentam-se cercados de seguranças e por montes de correligionários. O perigo imediato não é com eles, estarão blindados. Vale o mesmo para o prefeito Kassab e, com um pouco de sorte, para seus secretários. Também permanecem protegidos os potentados financeiros e seus pimpolhos, envoltos no cinturão da segurança privada. Mas o povo? Aquela outrora comunidade amena, amável, simpática e feliz vai-se transformando em tropa de choque privada, para sua própria preservação. Mesmo assim, sem conseguir…
 
 
(Esse desabafo vai por conta de quem pretendia passar o fim de semana na paulicéia mas achou melhor voltar no mesmo dia.)”
 
—————————————————————————————————————
 
COMENTÁRIO:
Trata-se de tragedia anunciada.
“No momento que “autoridades e estudiosos” passaram a justificar os bandidos, dizendo que os mesmos procedem desta forma por “culpa” da sociedade e que são “vítimas” do descasso das pessoas “de bem”, tudo passou a ter uma explicação. E a criminalidade continuou aumentando.
Nossas “autoridades”, mesmo percebendo que a violência crescia, não disponibilizaram as Forças de Segurança os meios necessários para que pudessem realizar com eficacia as ações de prevenção. E, para piorar, criaram leis que estão a favorecer os delituosos, em detrimento do povo ordeiro.
Sabemos que a polícia faz o que pode com os meios existentes. Entretando, o estado não disponibiliza locais adequados onde os condenados possam cumprir suas penas. A maioria das cadeias estão em péssimo estado.
A Sociedade Civil Organizada, – que registra um número considerável de vítimas – tende a não assumir sua responsabilidade e “joga” a violência para a polícia, como se ela fosse a única a combater os marginais. É querra entre policía e bandido e “nós” não temos nada com isto. Fica a pergunta? De onde saem a maioria dos criminosos: Da Sociedade Civil Desorganizada? Ou…
Quando o estado não dá os meios de segurança necessários para que o povo tenha tranquilidade, o mesmo tende a procurar seus próprios meios de defesa. Afinal! A vida vale muito e não será um ordenamento jurídico que não o protege que irá defender sua vida…daí..
Apesar da negativa do referendo, o governo tratou de “desarmar” as pessoas de bem, dando aos marginais, ao invés do ônus da dúvida, a certeza de que não os possuímos os meios adequados de defesa.
E o problema não é só de São Paulo; está se espalhando por todo o Brasil. Infelizmente.”
Fico por aqui.
 
Edu

Notícias Recentes:

ACORS se reúne com a presidência do IPREV para tratar do SPSM
Diretoria Executiva da ACORS se reúne para deliberação de ações da associação
Comissão divulga cartilha para composição de chapas para as eleições da ACORS
Prestação de contas da ACORS é aprovada por unanimidade