Homenagem ao Cel BM Masnik

DO QUE É FEITA A ESPADA?

“São valores morais, de honra, orgulho, coragem e lealdade. Mas são valores muito intrínsecos à carreira militar. Liberdade e amor que não estão no dicionário. É por isso tão profundo em cada um de nós, Militares Estaduais”.

Não estamos, mas somos Estado e Governo antropomorfizados. Vestimos o corpo carnal e finito, mas somos anjos imortais da sociedade. Doamos a nossa juventude, o momento mais sublime da nossa vida, em defesa da grei. O nosso acordo de resultados é dar a vida se preciso for. Este é o nosso pacto. A espada, o nosso símbolo de aço eterno. Nós partimos, a espada fica.

Constituímos uma classe pequena. A Academia Militar nos molda, despolitizados, castrados e manietados. Mas a faculdade do senso comum e o desejo ardente de servir ao povo ajudam a lapidar a pedra bruta. Evoluímos. Existimos para servir sem subserviência.

                Foi assim que o meu colega Coronel BM JOSÉ LUIZ MASNIK, da Turma Coronel Lopes Vieira, Aspirante-a-Oficial de 4 de dezembro de 1981, sempre enfrentou as missões que assumiu. Jamais tergiversou, sempre liderando os seus comandados com energia, mas sem soberba.

                Valeu-se do seu livre arbítrio para entrar de cabeça erguida pelo “Portão das Armas” da Academia de Polícia Militar da Trindade e da mesma maneira o faz agora no crepúsculo da sua carreira. Não pediu, não implorou para ser ou deixar de ser. Não se prendeu à cadeira do Comando. Teve a dignidade de entrar e sair na hora certa. Lega aos que o sucederão uma Corporação moderna e preparada para honrar o lema do Corpo de Bombeiros Militar Barriga-Verde – “Vida Alheia e Riquezas Salvar!”.

                Assim é a vida! Um verdadeiro baile. Vamos vivendo e bailando. Recorda, nobre amigo, que “Uma vez terminado o jogo, o rei e o peão voltam para a mesma caixa”. Siga sereno, nosso eterno 01, que serei o último baluarte da turma a apagar a luz e fechar a porta sem no entanto nos curvarmos às injustiças.

Sucesso e um forte abraço fraternal.

        FRED HARRY SCHAUFFERT

Aluno Oficial PM n° 12 do 3° CFO/81

   Cel PM Presidente da ACORS

Notícias Recentes:

Comissão divulga cartilha para composição de chapas para as eleições da ACORS
Prestação de contas da ACORS é aprovada por unanimidade
Diretoria Executiva da ACORS convoca AGO para aprovação de contas 2023
ACORS tem nova sede em Florianópolis