Federação de oficiais militares descarta expansão de greve para outros estados

 

Falta de reconhecimento profissional de policiais militares e baixos salários são problemas nacionais, diz dirigente

Por: Suzana Vier, Rede Brasil Atual

Publicado em 08/02/2012, 18:50
Última atualização às 19:01
São Paulo – Apesar da insatisfação dos policiais militares em todo o país, o presidente da Federação Nacional de Entidades de Oficiais Militares Estaduais (Feneme), Coronel Marlon Jorge Teza, não acredita na ampliação do movimento grevista da Bahia para outros estados. “Não existe até o momento movimento nesse sentido”, afirmou àRede Brasil Atual.
Teza avalia que a greve de nove dias na Bahia, embora inconstitucional, é resultado da revolta dos policiais militares pela falta de tratamento adequado. Desde o início de fevereiro, os trabalhadores também ocupam a Assembleia Legislativa. “É aquela história, quando a barriga ronca mais alto… O desespero leva a essas questões.” Ele também vê falhas na condução das negociações por parte do governo do estado. “É histórico, quando o governo falha com os militares, eles se revoltam.”
 
O descontentamento com salários e condições de trabalho não é exclusividade da Bahia. De acordo com o presidente da Feneme, nacionalmente os policiais militares desejam ter tratamento diferenciado pela profissão que abraçaram. “Em várias unidades, há o desejo de ser melhor tratado uma vez que os policiais se arriscam todos os dias e são pessoas bem formadas”, explicitou.
Motivação

Na visão de Teza, além das reivindicações locais, o “maior motivador” da revolta dos policiais baianos é a diferença de salário de um estado para outro no país. Como exemplo, o dirigente da federação citou o salário inicial dos policiais em Sergipe, por volta de R$ 3.500, e da Bahia, perto de R$ 2.300. “Vemos um estado com bem menor orçamento pagando melhores salários que outros de maior poder”, disse.
A categoria espera que o problema seja corrigido com a aprovação da Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 300, que cria um piso nacional para a categoria e um fundo para o custeio do aumento de gastos. Na terça-feira (7), o presidente da Câmara, Marco Maia (PT-RS), afirmou que a retomada da votação da PEC 300 está fora da pauta da Casa deste ano. “As demandas por reajuste salarial são enormes, mas as condições dos estados em atenderem a essas reivindicações são pequenas. Portanto, esse debate deve acontecer, primeiramente, nos estados. Transferir esse debate para o Congresso não me parece uma boa medida”, citou.
 
Também na terça, os policiais baianos decidiram manter a paralisação. Após reunião com o governo que durou cerca de sete horas, os trabalhadores não aceitaram acordo. O governador Jaques Wagner propôs pagamento da Gratificação por Atividade Policial (GAP), de forma parcial até 2015. A proposta repete os termos acordados no movimento grevista da categoria de 2001. Não houve acordo porque os policiais reivindicam o pagamento de uma só vez.

Notícias Recentes:

ACORS se reúne com a presidência do IPREV para tratar do SPSM
Diretoria Executiva da ACORS se reúne para deliberação de ações da associação
Comissão divulga cartilha para composição de chapas para as eleições da ACORS
Prestação de contas da ACORS é aprovada por unanimidade