Área do associado

Área do associado

Bombeiros Militares de SC: 86 anos, por Marcos de Oliveira *

26.9.2012

 

Bombeiros Militares de SC: 86 anos, por Marcos de Oliveira *
 
O Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina (CBMSC) está completando 86 anos de serviços prestados. Começou em 26 de setembro de 1926 com 27 integrantes, na então Força Pública, sob o comando do tenente Waldomiro Ferraz de Jesus.
 
No início, a corporação atuava apenas em Florianópolis no combate a incêndios. Hoje, está em 107 cidades do Estado e os serviços incluem o trabalho preventivo, como a análise de projetos e vistorias, a educação pública, a extinção de incêndios, o resgate veicular, o atendimento pré-hospitalar e de emergência com produtos perigosos, etc.
 
Recentemente, englobamos novas especialidades para enfrentamento e resposta efetiva aos desastres naturais extremos, por meio de forças-tarefa especializadas em incêndio florestal, inundações e deslizamentos.
 
Estamos sempre nos preparando para o futuro, por isso precisamos definir as estratégias, ou seja, o conjunto de escolhas que proporcionarão singularidade e estabelecerão o crescimento sustentável consistente com a missão e valores organizacionais.
 
Sei que a corporação tem objetivos importantes a conquistar. Entre eles, a aprovação da lei de fixação de efetivo e a aquisição de viaturas pesadas, embarcações e equipamentos de proteção pessoal para garantirmos plano de carreira e trabalho motivado e seguro para o efetivo.
 
O futuro é desafiador, mas acredito no compromisso de apoio do Secretário de Estado da Segurança Pública, César Grubba e do governador Raimundo Colombo, bem como na disciplina e no comprometimento de cada um dos bombeiros militares, comunitários e funcionários civis do CBMSC. Por isso, conclamo para continuarmos firmes e unidos em defesa da vida e de um futuro que honre e dignifique a corporação. Parabéns àqueles que compõem esta nobre e digna corporação militar.
 
* Coronel e comandante-geral do CBMSC