Bombeiros Militares de SC: 86 anos, por Marcos de Oliveira *

 

Bombeiros Militares de SC: 86 anos, por Marcos de Oliveira *
 
O Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina (CBMSC) está completando 86 anos de serviços prestados. Começou em 26 de setembro de 1926 com 27 integrantes, na então Força Pública, sob o comando do tenente Waldomiro Ferraz de Jesus.
 
No início, a corporação atuava apenas em Florianópolis no combate a incêndios. Hoje, está em 107 cidades do Estado e os serviços incluem o trabalho preventivo, como a análise de projetos e vistorias, a educação pública, a extinção de incêndios, o resgate veicular, o atendimento pré-hospitalar e de emergência com produtos perigosos, etc.
 
Recentemente, englobamos novas especialidades para enfrentamento e resposta efetiva aos desastres naturais extremos, por meio de forças-tarefa especializadas em incêndio florestal, inundações e deslizamentos.
 
Estamos sempre nos preparando para o futuro, por isso precisamos definir as estratégias, ou seja, o conjunto de escolhas que proporcionarão singularidade e estabelecerão o crescimento sustentável consistente com a missão e valores organizacionais.
 
Sei que a corporação tem objetivos importantes a conquistar. Entre eles, a aprovação da lei de fixação de efetivo e a aquisição de viaturas pesadas, embarcações e equipamentos de proteção pessoal para garantirmos plano de carreira e trabalho motivado e seguro para o efetivo.
 
O futuro é desafiador, mas acredito no compromisso de apoio do Secretário de Estado da Segurança Pública, César Grubba e do governador Raimundo Colombo, bem como na disciplina e no comprometimento de cada um dos bombeiros militares, comunitários e funcionários civis do CBMSC. Por isso, conclamo para continuarmos firmes e unidos em defesa da vida e de um futuro que honre e dignifique a corporação. Parabéns àqueles que compõem esta nobre e digna corporação militar.
 
* Coronel e comandante-geral do CBMSC

Notícias Recentes:

ACORS se reúne com a presidência do IPREV para tratar do SPSM
Diretoria Executiva da ACORS se reúne para deliberação de ações da associação
Comissão divulga cartilha para composição de chapas para as eleições da ACORS
Prestação de contas da ACORS é aprovada por unanimidade