Área do associado

Área do associado

Solenidade dos 176 anos da Polícia Militar

5.5.2011

 

 

 

Na manhã de hoje, quinta-feira, aconteceu no Centro de Ensino da Polícia Militar, na Trindade, em Florianópolis, a solenidade em comemoração aos 176 anos de criação da Polícia Militar de Santa Catarina.

\

\

\

A solenidade contou com a presença do governador do Estado, João Raimundo Colombo, do vice-governador, Eduardo Pinho Moreira, do secretário de Estado de Segurança Pública (SSP), César Augusto Grubba, do secretário adjunto da SSP, coronel Fernando Rodrigues de Menezes, do comandante-geral da Polícia Militar, coronel Nazareno Marcineiro, do subcomandante-geral, coronel Valdemir Cabral, do comandante-geral do Corpo de Bombeiros Militares, coronel  José Luis Masnik, do comissário geral da Polícia da província de Missiones, na Argentina, Benjamin Alberto Roa, do deputado estadual sargento PM Amauri Soares, do chefe do Estado-Maior Geral, coronel Valter Cimolin, além de outras autoridades, prefeitos, oficiais e praças da PM, militares das Forças Armadas, policiais civis, bombeiros militares, familiares, convidados e órgãos de imprensa.
\

Na ocasião, o governador Raimundo Colombo foi condecorado com a comenda Barriga-Verde da Polícia Militar, honraria destinada a homenagear e galardoar pessoas físicas e jurídicas civis, personalidades e orgãos públicos nacionais ou estrangeiros e militares estaduais e das forças armadas que contribuem para o engrandecimento da Instituição.


\

Também ocorreu a assinatura do protocolo de intenções entre a Secretaria da Segurança Pública, Polícia Militar, Polícia Civil e Polícia da Província de Missiones, na Argentina, visando reforçar as parcerias já existentes no combate à criminalidade na fronteira entre o Brasil e Argentina.

\

Nove personalidades receberam a medalha “Amigo da Polícia Militar de Santa Catarina”. O título honorífico é conferido pelo comandante-geral da PMSC a pessoas ou instituições que, em razão de serviços prestados, tenham contribuído para o engrandecimento moral ou material da polícia militar.Foram agraciados:Cézar Augusto Grubba – secretário de Estado de Segurança Pública
Luiz Roberto De Oliveira – prefeito municipal de São Fracisco Do Sul
Claudio José Caramori – prefeito municipal de Chapecó
José Carlos Martins – prefeito municipal de Imbituba
Erivaldo Caetano Júnior – presidente da Sociedade Amigos do 10º Batalhão De Polícia Militar
Janice Goulart Ubialli – juiza de Direito da Cidade De Criciúma
Fracisco de Assis Fhilippi – procurador De Justiça
Benjamin Alberto Roa – comissário geral de Polícia da Província de Missiones
Associação Filantrópica de Amparo aos Policiais Militares de Santa Catarina (AFAPOM)

\
Em um momento de muita emoção, aconteceu o ato de promoção de oficias e praças da Polícia Militar, marco significativo para cada policial militar que recebe o merecido reconhecimento, lhe permitindo galgar postos ou graduações, indispensáveis ao seu sucesso profissional.

 

\No total, 48 oficiais e 195 praças foram promovidos a novos postos e graduações. Destacam-se as promoções que conduziram ao posto de coronel os tenentes-coronéis Rogério Martins, Turíbio Skonieczny, João Henrique Silva, Eduardo Mendes Vieira, César Luiz Dalri, Álvaro Luiz Alves e Walmir Moreira Francisco. 
A relação completa dos policiais militares promovidos pode conferida vista aqui:
http://www.pm.sc.gov.br/website/rediranterior.php?act=1&id=9944

\

\

O comissário geral da Polícia da província de Missiones, Benjamin Alberto Roa, prestou uma homenagem à Polícia Militar de Santa Catarina pelos seus 176 anos, entregando uma lembraça ao comandante-geral, coronel Nazareno Marcineiro.

\
Autoridades fizeram o uso da palavra, destacando a importância de tão solene data. “Vamos continuar conscientes de nossa missão, fazendo honrar o reconhecimento da população que nos toma como referência de profissionalismo, postura, responsabilidade e disciplina”, destacou o comandante-geral coronel Nazareno Marcineiro.

\
Ao final do solenidade, a tropa formada desfilou em continência ao governador do Estado, sendo posteriormente realizada a entrega de 70 motocicletas e 70 capecetes adquiridos pela Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp) e que agora estão à disposição da Polícia MIlitar.

Fonte: Polícia Militar de SC

 

O soldado Daniel Silva de Souza foi promovido à cabo por ato de bravura pela ação exitosa ocorrida em maio do ano passado, quando arriscou sua vida frustrando uma ocorrência de suicídio, no município de Palhoça.