Área do associado

Área do associado

Mendonça Prado destaca a necessidade de participação política das Polícias Militares

7.10.2011

O Deputado Federal Mendonça Prado, presidente da Comissão de Segurança Pública e do Combate ao Crime Organizado, chamou a atenção dos participantes em sua palestra para a necessidade de uma maior efetiva participação política dos policiais militares.

“Muitas vezes se evita falar sobre política, mas é necessária a participação de vocês no âmbito legislativo para que possamos melhorar as condições de trabalho e as leis, indo em busca dos seus direitos e garantias. Temos que acabar com essa aversão porque quando há a integração entre as polícias e os legisladores, os objetivos são alcançados”, destacou.

 
O deputado também comentou sobre a Proposta de Emenda à Constituição com o objetivo de criar o Fundo Nacional de Valorização do Profissional de Segurança Pública. De acordo com o texto do projeto, a ideia é reajustar o percentual de distribuição dos recursos com impostos sobre a renda e proventos de qualquer natureza (IR) e sobre produtos industrializados (IPI) em 53%, destinando 5% destes valores ao FNSP para financiamento da segurança e para remuneração dos profissionais da área. “Seria equivalente a pouco mais de R$ 40 bilhões, sendo suficiente para criar uma nova política de segurança pública”, afirmou.

Atualmente, não há regulamentação fixa do envio de recursos. “Tudo é feito na base do amadorismo e nessa área precisamos ter uniformidade, principalmente no que diz respeito à remuneração”, explicou, citando que o aumento de investimentos na segurança é algo imprescindível e urgente, uma vez que a segurança é tema de maior preocupação para a sociedade brasileira.