Deputado Jorge Teixeira participa de Audiência sobre segurança pública

Foi realizada, na noite de 27, na Assembleia Legislativa, audiência pública sobre a segurança pública na região metropolitana da grande Florianópolis. Participaram do encontro a deputada Ângela Albino (PCdoB), proponente da audiência, os deputados Jorge Teixeira (DEM) e Maurício Eskudlark(PSDB), comandantes das polícias civil e militar, além de representantes de Consegs, Sindicato dos Trabalhadores em Postos de Combustíveis, Aprasc e CDL.

Dados mostraram que houve um aumento de 14,35% na criminalidade na Grande Florianópolis, em 2011, sendo que houve um decréscimo do número de efetivos na rua. Acontece de 18 a 30 exonerações, por mês, no Estado, devido aos baixos salários. Os policiais estão fazendo concurso e trocando a corporação por outros órgãos que oferecem melhores salários. O número de fugas, a falta de vagas e de efetivo revelam um caos na segurança, disse Eskudlark, que sugere a elaboração de concurso, motivar e remunerar melhor os policiais.

Para o deputado Jorge Teixeira a sociedade é refém do medo e a situação está ficando insustentável. Acredita que para um curto prazo a solução seria mesmo o aumento de efetivo, mas vê na educação, no emprego e na saúde de qualidade a melhor saída, para longo prazo. Citou o exemplo de Rio do Sul, onde crianças já contam com escola integral, pois na escola pode ser ensinado respeito e cuidado para com o próximo, disse o parlamentar. Destacou que apenas 2% da sociedade nascem com problemas comportamentais, porém uma porcentagem muito maior de criminosos é criada pela sociedade, ou seja, pela falta de estrutura e inclusão social. Acredita ainda, como medida a longo prazo, que o Estado deve ter a tutela das crianças até os 16 anos de idade, lhes oferecendo educação, saúde e oportunidade de emprego.

Para o Comandante da 11ª região da Polícia Militar, Coronel Schauffert a segurança pública é de responsabilidade do Estado, mas um dever e responsabilidade de todos. Destacou que a tropa já é antiga, está estressada, devido à alta jornada de trabalho, e também porque cada ação, envolvendo tiros, mortes e prisões geram uma carga muito negativa na vida dos policiais. “Estamos no fundo do poço,” lamentou. O Comandante Araújo falou da legislação que premia os marginais, ou seja, o policial prende os infratores e a justiça solta. Hoje os adolescentes estão “zoando” da polícia, amparados pelo Art. 155. Pediu para que sejam criadas leis mais duras para os menores e falou que o jovem hoje não tem mais vergonha de ter sido preso, usar droga ou ter ferido alguém. “Estamos vivendo a banalização do crime,” concluiu.

Uma próxima audiência deverá ser marcada, agora com a presença do Governador, das autoridades policiais e da sociedade civil organizada, além de representantes do poder legislativo, do Poder Judiciário e Ministério Público, para que ações concretas possam ser alinhavadas e realmente efetivadas.

Notícias Recentes:

Comissão Eleitoral apresenta chapas concorrentes à Diretoria Executiva e Conselho Fiscal
ACORS se reúne com a presidência do IPREV para tratar do SPSM
Diretoria Executiva da ACORS se reúne para deliberação de ações da associação
Comissão divulga cartilha para composição de chapas para as eleições da ACORS