Clipping do dia 22 de fevereiro

CLIPPING
22 Fev 2011
 
MÍDIAS DE SANTA CATARINA
 
Veículo: Diário Catarinense
Editoria: Política
Assunto: Seis secretários regionais são anunciados
 
 
Governo anuncia primeiros seis secretários regionais
Nomes de Joinville, Chapecó, Lages, Criciúma, Timbó e Tubarão foram confirmados por Colombo
O governador Raimundo Colombo (DEM) anunciou, ontem, os secretários regionais de Joinville, Chapecó, Lages, Criciúma, Timbó e Tubarão. Os nomes estão entre os 24 apurados pelo colunista Roberto Azevedo e publicados pelo DC nesta segunda-feira.
Em Joinville, assume Romualdo França (PMDB); em Chapecó, Eldimar Jagmow (DEM); em Lages, Jurandir Agostini (DEM); em Criciúma, Luiz Fernando Cardoso (PMDB); em Timbó, Rogério Theis (PSDB) e em Tubarão, Haroldo Silva (PSDB).
Colombo divulgou os seis novos secretários pelo Twitter, assim como fez com parte do primeiro escalão do secretariado. Os próximos nomes devem ser anunciados logo que o governador fizer os convites.
– Quero colocar a minha visão de governo, a minha visão estratégica das secretárias. Não abro mão de falar com as pessoas – afirmou.
O governador viaja a Blumenau hoje, para participar de um evento da indústria têxtil, e disse que deve aproveitar para conversar com mais pessoas. Ele preferiu não falar em prazos para terminar as indicações.
– As secretarias não estão vagas, todas têm um responsável, então não está havendo nenhum prejuízo para a sociedade – justificou Colombo, sobre a demora nas indicações.
De acordo com o secretário da Casa Civil, Antônio Ceron, serão retomadas hoje as negociações com os partidos aliados para fechar as 12 secretarias que ainda não estão definidas. Problemas quatro delas – Laguna, Braço do Norte, Ibirama e Caçador – dificultam a indicação das outras oito. A intenção do demista era anunciar as 36 regionais de uma só vez, mas a falta de consenso fez com que ele adiasse por duas vezes as nomeações e mudasse estratégia de divulgação.
Das 24 que já entraram no acordo, sete estão com PSDB, sete com o DEM e 10 com o PMDB. Pelo critério da “geografia das urnas”, estabelecido pela tríplice antes da eleição, a divisão de cargos é feita de acordo com a votação de cada legenda para a Assembleia Legislativa.
____________________________________________________________________________
 
Veículo: Diário Catarinense
Editoria: Polícia
Assunto: Mais um morto na penitenciária de São Pedro de Alcântara
 
Mais um acaba morto na penitenciária
Um homem que cumpria pena por estupro na Penitenciária de São Pedro de Alcântara, na Grande Florianópolis, foi encontrado morto ontem de manhã. Esta é a quarta morte na penitenciária apenas neste ano. A última havia acontecido há 10 dias, quando um preso foi morto em uma briga.
De acordo com o Departamento de Administração Prisional (Deap), Fernando Eduardo Pinheiro pode ter sido eletrocutado. O detento, conhecido como Danoninho, estava em uma cela sozinho. O corpo foi encaminhado para o Instituto Médico legal (IML) e a administração da penitenciária deve apurar se a morte foi acidental ou provocada.
­____________________________________________________________________________
 
Veículo: Diário Catarinense
Editoria: Polícia
Assunto: Caso Maria Rosângela
 
Trio é oficialmente acusado
O MPSC ofereceu denúncia contra Vanessa Nardes, Elias Schroeder e Edemir Pelin pela morte de Maria Rosângela Muniz, no dia 25 de janeiro.
Segundo o promotor André Otávio Vieira de Mello, os três devem responder por homicídio qualificado. Cinco agravantes pesam contra o trio: mediante pagamento ou promessa de recompensa, com emprego de asfixia ou meio cruel, por motivo fútil, de emboscada ou mediante de dissimulação, para assegurar a execução. Eles também deverão responder por ocultação de cadáver.
Baseado no inquérito policial e no relato de testemunhas, o promotor alega que os três planejaram e executaram a morte da gerente da Unisaúde Ocupacional.
Para o MP, Vanessa seria a mentora do crime, e junto com Elias, namorado da vítima, tramaram o assassinato. Edemir teria sido contratado por Vanessa para executar a ideia, mediante pagamento. No relato da promotoria, o comportamento de Vanessa e Elias durante o sumiço da vítima mostrou as falhas do crime.
____________________________________________________________________________
 
Veículo: Diário Catarinense
Editoria: Polícia
Assunto: Crack apreendido em Dionísio Cerqueira
 
Crack suficiente para 30 mil pedras
Cerca de 30 quilos de crack foram apreendidos ontem á noite em Dionísio Cerqueira, no Extremo-Oeste de Santa Catarina. Agentes do Núcleo de Operações Especiais da PRF encontraram a droga, embalada em 29 tabletes, em uma caminhonete com placas de Goiás. A ação aconteceu no km 120 da BR-163. A droga seria suficiente para produzir cerca de 30 mil pedras de crack. O motorista, um homem de 36 anos, foi preso em flagrante por tráfico de drogas e encaminhado à Delegacia da Polícia Federal.
____________________________________________________________________________
Veículo: Diário Catarinense
Editoria: Polícia
Assunto: Crimes e ocorrências
 
Jovem assassinado com disparo no peito
Um jovem de 18 anos foi encontrado morto na madrugada de ontem, em Campos Novos, no Meio-Oeste de Santa Catarina. Moradores encontraram o corpo de Alexandre Batista Miranda no meio de uma rua do Bairro Bela Vista. A vítima foi atingida por um tiro no peito. A Polícia Civil ainda não apontou suspeitos e segue investigando o caso.
 
 
Marido mata a mulher com tiros na cabeça
Uma mulher foi encontrada morta dentro de casa na noite de sábado em Fraiburgo, no Meio-Oeste do Estado. O marido da vítima foi preso em flagrante e assumiu a autoria do crime. Segundo a polícia, Ivone da Cruz teria sido atingida por dois disparos na cabeça. Itacir Moraes, de 28 anos, foi detido no domingo. Com ele, a polícia encontrou um revólver calibre 38.
 
 
Mulher encontrada morta e sem roupa
A vendedora Adriana Antunes da Silva, 21 anos, foi encontrada morta, nua e com marcas de agressões físicas pelo corpo no porão de uma casa no Loteamento Real Parque, em São José, na Grande Florianópolis.
A Delegacia de Proteção à Mulher da cidade pediu ao Instituto Geral de Perícias exames para analisar a possibilidade de violência sexual. O caso é tratado como suspeita de homicídio e até ontem não havia pistas sobre o possível autor do crime.
Na última vez que a vítima foi vista, ela estava na casa onde morava com a irmã. Isto ocorreu no sábado, às 2h da madrugada.
O corpo foi localizado no domingo, por volta das 13h por um vizinho da casa onde a vendedora estava. A hora e a causa da morte serão revelados pelos laudos dos peritos. A delegada Sandra Mara Pereira declarou que havia manchas pelo corpo e certamente a vendedora estava morta há algumas horas.
Os familiares vão prestar depoimento hoje e a rotina de Adriana e os acontecimentos antes dela sair de casa devem ser conhecidos. A delegada preferiu esperar para ouvi-los porque ontem participaram do enterro.
A perícia será crucial para a solução do crime porque pode indicar vestígios do suposto criminoso. O fato da vendedora estar nua reforça a suspeita de agressão sexual.
____________________________________________________________________________
Veículo: Jornal de Santa Catarina
Editoria: Geral
Assunto:  Fogo na Cremer, em Blumenau
 
Brigada de incêndio controla fogo na Cremer, em Blumenau
Incidente ocorreu no setor de produção de algodão medicinal
Peritos do Corpo de Bombeiros investigarão nesta terça-feira o que causou um incêndio no setor de produção de algodão medicinal da Cremer, segunda à noite. Os bombeiros foram acionados para atender à ocorrência, mas ao chegar ao local encontraram as chamas controladas. Uma equipe da brigada de incêndio da empresa é que apagou o fogo. Foram usados 20 mil litros de água. Segundo relatos dos funcionários, o incêndio teria começado nas máquinas. Nenhum funcionário ficou ferido.
____________________________________________________________________________
Veículo: Portal AN
Editoria: Geral
Assunto:  Situação de emergência em Timbé do Sul
 
Prefeito deve decretar situação de emergência devido a chuvas no Extremo-Sul de Santa Catarina
Temporal nesta segunda-feira alagou quase todas as ruas do Centro de Timbé do Sul
A prefeitura de Timbé do Sul, no Extremo-Sul de Santa Catarina, deve decretar situação de emergência na manhã desta terça-feira. As chuvas que atingiram a cidade nesta segunda-feira causaram alagamentos em quase todas as ruas do centro da cidade e também na zona rural do município.
Segundo informações da prefeitura do município, foram registrados prejuízos nas lavouras de milho e arroz. A localidade de Nova Vicença foi uma das mais atingidas. Casas no bairro Cohab também foram inundadas.
Medições feitas por moradores indicaram que choveu cerca de 135 milímetros em três horas na localidade de Vila Nova. No começo da noite, a chuva continuava forte na cidade.
Até as 22h desta segunda-feira a Defesa Civil Estadual não havia recebido chamados em Timbé do Sul. Também não há registros de emergências em outras cidades catarinenses.
____________________________________________________________________________
Veículo: Portal AN
Editoria: Geral
Assunto:  Florianópolis terá Plano Municipal Integrado de Saneamento Básico
 
Prefeitura de Florianópolis lança Plano Municipal Integrado de Saneamento Básico
Projeto conta com metas que devem ser cumpridas, gradualmente, até 2030
A cidade de Florianópolis está mais perto de contar com o seu Plano Municipal de Saneamento Básico, que tem o objetivo de estruturar a universalização dos serviços de saneamento, abastecimento de água, manejo do lixo e drenagem da água da chuva na cidade. Nesta segunda-feira, o prefeito Dário Berger (PMDB) assinou o encaminhamento do projeto à Câmara Municipal e apresentou as diretrizes, na prefeitura, para vereadores, secretários e líderes comunitários.
O plano — orçado em R$ 2,5 bilhões — começou a ser elaborado em janeiro de 2009 e projeta as melhorias para os próximos 20 anos. É um documento obrigatório pela Política Nacional dos Resíduos Sólidos. Os municípios que não tiverem seus planos até agosto de 2012 não receberão recursos da União para saneamento.
 
O projeto foi coordenado pela Secretaria de Habitação e Saneamento Ambiental, com base nas diretrizes para o setor presentes no Plano Diretor — em fase de elaboração. Entidades de classe e sociais participaram de oito audiências, que contaram com aproximadamente 350 pessoas, para fazer o diagnóstico atual e descrever as necessidades das quatro áreas. O projeto foi elaborado com a consultoria da empresa MPB Engenharia Sanitária.
Entre as principais metas, está o aumento de 51% para 70% de moradores atendidos por tratamento de esgoto. De acordo com o prefeito, o plano cria programas que precisam ser cumpridos por concessionárias e órgãos municipais. Dário Berger solicitou o apoio da população.
— Para ampliar o atendimento, precisamos instalar os emissários submarinos nas praias dos Ingleses e Campeche, mas ainda encontramos resistência das comunidades. Os licenciamentos ambientais também são difíceis. Se temos dificuldade para construir o elevado Rita Maria, no Centro, imagine para obras de saneamento — observou o prefeito.
O mais difícil virá após a conclusão do plano. Cobrar as obras da concessionária e buscar os recursos. O primeiro passo foi dado nesta segunda-feira: a prefeitura conseguiu R$ 300 milhões de financiamento do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) para começar a concretizar as metas.
Uma delas foi confirmada nesta segunda-feira, com a assinatura do convênio do projeto Cidade Limpa entre a prefeitura e a Casan. Durante este ano, serão fiscalizadas 20 mil ligações para verificar se o esgoto está sendo direcionado para a rede de água da chuva, poluindo rios e mares.
 
Ampliação do fornecimento de água potável
As propostas do Plano de Saneamento Básico para a água, lixo e drenagem urbana também são ousados. Um dos focos é ampliar de 81% para 90% o abastecimento de água potável até 2015 e chegar a 100% em 2030. Hoje, há bairros que não contam com tratamento, como a Costa da Lagoa. No Pântano do Sul, não existe uma empresa responsável pelo serviço.
A redução da quantidade de lixo encaminhado para aterros sanitários é uma necessidade que precisará de investimento em educação. A Companhia Melhoramentos da Capital (Comcap) terá o apoio de entidades, como o Floripamanhã, para esse trabalho.
— Nosso índice de reciclagem é de apenas 6%. A sociedade também precisa fazer sua parte, por isso apoiaremos no quesito educacional — observa o vice-presidente da Floripamanhã, Otávio Ferrari.
O quarto ponto do plano, o sistema de drenagem de água da chuva, é o que vem recebendo menor atenção. A maioria dos tubos é da década de 1940, quando a população local era de 30 mil pessoas, 14 vezes menor que a atual, de 421 mil, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Até 2030, o Executivo planeja investir R$ 606 milhões em ampliações de redes de drenagem e prevenção de inundações.
____________________________________________________________________________
Veículo: Portal AN
Editoria: Geral
Assunto: Situação de emergência em Joinville é reconhecida pelo Governo Federal
 
Situação de emergência em Joinville é reconhecida pelo Governo Federal
Medida vai possibilitar liberação de benefícios como o Fundo de Garantia aos atingidos pelas chuvas de janeiro
Joinville teve a situação de emergência das chuvas de janeiro reconhecida pelo Governo Federal, o que possibilita a busca de recursos e a liberação de benefícios como o Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS) aos atingidos por inundações e deslizamentos.
A portaria da Secretaria Nacional de Defesa Civil foi assinada na sexta-feira e publicada nesta segunda-feira no Diário Oficial da União. Araquari e Itapoá, na região Norte, e outras 12 cidades de Santa Catarina também tiveram a situação de emergência reconhecida por essa portaria.
A Defesa Civil de Joinville informou que está reunindo documentação na tarde desta segunda-feira para assinatura do prefeito Carlito Merss e envio à Caixa Econômica Federal. O objetivo é pedir a liberação do FGTS aos atingidos para esta semana.
Por meio de sua assessoria de imprensa, a Caixa informou que tem de aguardar a decisão da Prefeitura e uma reunião com a mesma para definir quantos funcionários irá treinar para a liberação do benefício, entre outros detalhes.
____________________________________________________________________________
 
MÍDIAS DO BRASIL
 
 
 
Veículo: Portal Último Segundo
Editoria: Geral
Assunto: Posse da nova chefe de Polícia Civil
 
Equipe da nova chefe de Polícia Civil do Rio toma posse
A equipe escolhida pela chefe da Polícia Civil do Rio, Martha Rocha, para compor a cúpula da instituição tomou posse nesta segunda-feira (21) na Academia de Polícia Civil Sylvio Terra. Após a cerimônia, a delegada convocou os integrantes de sua equipe ao trabalho. “Já tivemos posse, festa e flashes. Agora está na hora de trabalhar”, disse.
Presente ao evento, o secretário estadual de Segurança, José Mariano Beltrame, ressaltou o compromisso de melhorar a vida da população fluminense. “Cada um que chega fica o desafio de suplantar o que passou e atingir novos horizontes. E acho que buscando este ideal estamos sendo institucionais para atender à sociedade”, avaliou.
O novo subchefe operacional da Polícia Civil, Fernando Velloso, comentou o trabalho que já está sendo feito pelo primeiro escalão. Ele afirmou que o momento ainda é de escolha de nomes e que as reuniões continuarão acontecendo durante esta semana.
“Temos que destacar prioridades. Uma delas é designar as pessoas que estão em postos-chave. Estamos discutindo muito isso, temos que tomar cuidado para chegar às decisões certas, colocando as pessoas nas ocupações corretas”, destacou.
Martha Rocha foi escolhida a nova chefe da Polícia Civil na última terça-feira (15), após Turnowski deixar o cargo. Ele é investigado por suposto vazamento de informações sobre a Operação Guilhotina, da Polícia Federal, a agentes suspeitos de corrupção.
 
Confira quem tomou posse nesta segunda-feira:
Sérgio Caldas – subchefe administrativo
Fernando Veloso – subchefe operacional
Luis Zetermann – chefe de gabinete
Márcio Franco – diretor do Departamento Geral de Polícia Especializada (DGPE)
Ricardo Dominguez – diretor do Departamento Geral de Polícia da Capital (DGPC)
João Batista Byron – diretor do Departamento Geral de Polícia do Interior (DGPI)
Tércia Amoêdo – diretora do Departamento Geral de Polícia da Baixada (DGPB)
Fabíola Willis – diretora da Assessoria de Planejamento (Asplan)
Paulo César de Almeida Valentim – diretor da Coordenadoria das Delegacias de Acervo Carcerário
Danton Moreira – coordenador da Assessoria Técnica Administrativa
Márcia Noeli – diretora da Divisão de Polícia de Atendimento à Mulher (DPAM)
Jéssica Oliveira – diretora da Academia de Polícia Sylvio Terra (Acadepol)
____________________________________________________________________________
Veículo: Portal Último Segundo
Editoria: Geral
Assunto: Rapaz morre ao ser baleado por PM no Paraná
 
Rapaz morre ao ser baleado por policial militar no interior do Paraná
O PM chegou em casa, quando o jovem estaria roubando a residência.
Um rapaz de 18 anos foi baleado por um policial militar no fim da tarde de segunda-feira (21), em Castro, na região dos Campos Gerais. O policial chegava em casa quando percebeu sinais de arrombamento. Ao chamar pelo irmão, o rapaz pela janela e correu.
De acordo com a Polícia Militar, o rapaz carregava uma arma e fez um movimento brusco em direção ao policial, que atirou.
O rapaz foi atingido e levado ao Hospital Anna Fiorillo Menarim, com ferimentos graves, mas não resistiu e morreu.
_________________________________________________________________________________
 
Veículo: Portal R7
Editoria: Geral
Assunto: Temporal em São Paulo
 
Após temporal, cinco regiões ainda estão sem luz nesta terça-feira
Vila Mariana, Vila Maria, Mooca, Tremembé, Santana e Tatuapé estão sem abastecimento
A cidade de São Paulo ainda tinha cinco regiões sem luz, por volta das 7h desta terça-feira (22), após o temporal do início da tarde de segunda-feira (21). De acordo com a Eletropaulo, as regiões da Vila Mariana e Mooca, na zona sul da capital, além da Vila Maria, Tremembé, Santana e Tatuapé, ainda estavam com o abastecimento prejudicado no horário. Em todas essas regiões, segundo a empresa, a falta de luz foi provocada pela queda de árvores de grande porte em cima da fiação.
Para que o abastecimento seja retomado, é necessário aguardar o trabalho de remoção das árvores pela Defesa Civil. A Eletropaulo afirmou que não há previsão para que a luz volte nas regiões. Ainda por causa da chuva, SP amanheceu com 110 semáforos com problemas. A maior parte deles, 56, estava apagada no horário, segundo dados da CET (Companhia de Engenharia de Tráfego). Outros 23 equipamentos não estavam funcionando por falta de emergia elétrica e 31 estavam no amarelo piscante.
O temporal que atingiu a capital paulista levou caos à cidade. O CGE (Centro de Gerenciamento de Emergências) chegou a registrar 37 pontos alagados. Pelo menos 170 árvores caíram na cidade.
Por causa da chuva, os córregos Ipiranga, na zona sul, e Jaçanã, na zona norte, transbordaram e o CGE decretou alerta para essas regiões. O término da situação foi decretado para o Jaçanã às 15h30. Toda a cidade foi colocada em estado de atenção para o risco de alagamentos às 14h40.
 
Chuva traz caos a São Paulo
A CET registrava, às 17h30, 67 semáforos apagados em decorrência da tempestade que atingia a capital na tarde desta segunda-feira. De semáforos piscantes, a companhia contabilizava 45.
O aeroporto de Congonhas, na zona sul da cidade, foi fechado para pousos e decolagens às 14h19, e reaberto às 15h. Segundo o CGE, rajadas de vento de 50 km/h atingiram a região. A pista do Campo de Marte, na zona norte, ficou completamente fechada durante cerca de 45 minutos e foi reaberta às 15h47. Apenas o aeroporto de Guarulhos funcionava normalmente na tarde desta segunda-feira.
As rodovias Dutra e Fernão Dias tiveram parte de suas pistas interditadas por causa de pontos de alagamento provocados pela chuva.
 
 
 
 
 
 

Notícias Recentes:

Comissão divulga cartilha para composição de chapas para as eleições da ACORS
Prestação de contas da ACORS é aprovada por unanimidade
Diretoria Executiva da ACORS convoca AGO para aprovação de contas 2023
ACORS tem nova sede em Florianópolis