Área do associado

Área do associado

Porte de arma para agentes de trânsito divide deputados.

4.8.2010

Proposta que concede porte de arma para os integrantes dos quadros de pessoal de fiscalização dos departamentos de trânsito divide parlamentares.
O projeto (PL 3624/08) é analisado pela Comissão de Segurança Pública e teve sua votação suspensa por um pedido de vista do deputado Paes de Lira, do PTC de Santa Catarina, que afirmou não estar convencido da necessidade da medida.
Também o deputado Raul Jungmann, do PPS de Pernambuco, é contrário à proposta e apresentou voto em separado.

Para Jungmann, colocar mais armas em circulação, além de ferir o Estatuto do Desarmamento, não garante a segurança desses agentes.

 “O uso, a necessidade do uso da arma deve ficar adstrita aos policiais, nos casos específicos, portanto, nós entendemos que é você desfigurar o Estatuto do Desarmamento. Isso já foi objeto de intensa discussão e todas as categorias que receberam por parte do poder público o direito de uso, elas estão contempladas nesse mesmo diploma legal, portanto, não vejo necessidade daí o voto em contrário.”

O relator da proposta na Comissão de Segurança, deputado Laerte Bessa, do PSC do Distrito Federal, por sua vez, está convicto de que a medida vai trazer mais segurança nas ações dos agentes de trânsito.

 “Em diversas blitz realizadas pelos agentes do DETRAN, que é o principal trabalho do servidor do DETRAN, eles têm enfrentado essas dificuldades pelo fato de estarem desarmados. Eles trombam com o ladrão, com o veículo furtado ou roubado e eles não podem fazer nada, simplesmente deixar eles fugirem porque num embate, com certeza, os nossos agentes levariam a pior porque normalmente o assaltante, aquele elemento que pratica o roubo de veículo, ele não rouba o veículo sem uma arma de fogo.”

A proposta ainda vai ser analisada pela Comissão de Constituição e Justiça.

 

 

 

 

Fonte: http://www.camara.gov.br/internet/radiocamara/?lnk=1836-PORTE-DE-ARMA-PARA-AGENTES-DE-TRANSITO-DIVIDE-DEPUTADOS-155&selecao=MAT&materia=109261&programa=41