Instituições públicas – proposta garante maior autonomia também para a PF.

 

Entre as propostas que garantem autonomia a órgãos do Executivo, está a PEC 412/09, apresentada pelo deputado Alexandre Silveira (PPS-MG), que prevê a edição de uma lei complementar para organizar a Polícia Federal. Caso aprovada, essa emenda constitucional garantiria a autonomia funcional e administrativa da PF, além do poder de elaborar sua própria proposta orçamentária, a ser votada pelo Congresso Nacional. A PEC está pronta para a pauta da CCJ, onde já tem parecer pela admissibilidade.

O deputado explica que o projeto não propõe uma PF independente e que a instituição continuará submetida ao Ministério da Justiça, aos órgãos de controle da União, do Ministério Público e do Judiciário. “Não se pode confundir autonomia gerencial com independência funcional absoluta”, pondera Silveira.

Segundo ele, a autonomia “prevenirá os problemas decorrentes de uma polícia submetida às intempéries do poder e do capricho dos governantes no combate à criminalidade organizada, à corrupção e à impunidade”.

Silveira afirma também que a instituição sofre, atualmente, com o contingenciamento de recursos orçamentários, o que prejudica o cumprimento de todas as suas responsabilidades. Outro problema decorrente da falta de autonomia, na opinião do deputado, é a apropriação de funções da PF por outros órgãos federais e estaduais “em absoluto desrespeito à Constituição”.

Autonomia Financeira
Já a PEC 82/07, do deputado Flávio Dino (PCdoB-MA), estende aos integrantes da Defensoria Pública, da Advocacia-Geral da União (composta por Procuradoria da Fazenda Nacional, Procuradoria-Geral Federal e Advocacia da União) e das procuradorias das autarquias a autonomia financeira a que hoje apenas o Judiciário e Ministério Público têm direito.

O deputado Regis de Oliveira (PSC-SP) defende a PEC. Segundo ele, a proposta equipara a situação da Defensoria com a do Ministério Público, atualmente autônomo para apresentar projetos e definir seu orçamento, além de nomear seus integrantes. “Não acho que essa liberalidade representa uma diminuição do voto popular”, declarou.

A PEC também cria novas atribuições para esses órgãos. Atualmente, as defensorias públicas estaduais têm assegurada autonomia funcional e administrativa e podem iniciar proposta orçamentária.
A proposta prevê ainda para os integrantes de todas essas instituições irredutibilidade de subsídios, independência funcional e inamovibilidade. A PEC 82/07 já teve a sua admissibilidade aprovada pela CCJ e aguarda, agora, a instalação de uma comissão especial para analisar seu mérito.

 

 

Fonte: http://www.camara.gov.br/internet/jornalcamara/default.asp?selecao=materia&codMat=58767

 

Notícias Recentes:

ACORS se reúne com a presidência do IPREV para tratar do SPSM
Diretoria Executiva da ACORS se reúne para deliberação de ações da associação
Comissão divulga cartilha para composição de chapas para as eleições da ACORS
Prestação de contas da ACORS é aprovada por unanimidade