PUBLICAÇÃO ARTIGO: CHOQUE DE ORDEM

Publicação de artigo do Presidente da ACORS e FENEME

Diário Catarinense link: http://www.clicrbs.com.br/diariocatarinense/jsp/default2.jsp?uf=2&local=18&source=a2384215.xml&template=3898.dwt&edition=11593&section=1320

Estadão – SP link: http://www.estadao.com.br/opiniao/opi_forumleitores,0.htm

Artigo
Choque de ordem







Nestes primeiros dias de janeiro de 2009, na cidade do Rio de Janeiro, o seu prefeito, logo após a posse, desencadeou algo que há muito se fazia necessário: a chamada operação choque de ordem. O objetivo principal deste projeto não é prender pessoas como geralmente ocorre em planos mirabolantes que vendem a panaceia, elaborados que são pelos especialistas de plantão em segurança pública. O plano consiste em reunir vários órgãos em todos os níveis: federal; estadual e municipal para juntos atuarem de forma preventiva e repressiva, quando necessário, com o fito de melhorar o ambiente urbano. Na verdade, visa instar os cidadãos a cumprirem a lei integralmente. Veículos em locais proibidos, pichações, construções irregulares, transporte e camelôs clandestinos, poluição sonora e visual, dentre outros, são os primeiros alvos desta interessante iniciativa.

Estas ações influenciam diretamente na segurança pública, pois ao se criar um ambiente de ordem a organização urbana, ditada pelo administrador público, acaba por atingir diretamente a criminalidade, diminuindo seu campo de atuação e causando o decréscimo de seus índices. O ambiente adequado que está sendo criado ensejará a melhoria da qualidade de vida das pessoas, que acabarão colaborando com a administração pública, posto que este será o caminho mais inteligente e também o mais barato a ser seguido pelas novos prefeitos de cidades espalhadas por todo o Brasil.

Fica a esperança de que muitos outros administradores públicos de núcleos urbanos de vários portes sejam contaminados, no bom sentido, ocasionando uma revolução na ordem pública das cidades, criando assim o ambiente ideal para que todos os cidadãos tenham uma convivência muito mais pacífica, e com a qualidade de vida tão sonhada pela maioria.

MARLON JORGE TEZA
Coronel PM/SC, presidente da Federação Nacional de Entidades de Oficiais Militares Estaduais – FENEME  e da Associação de Oficiais PM e BM de Santa Catarina – ACORS

Notícias Recentes:

ACORS se reúne com a presidência do IPREV para tratar do SPSM
Diretoria Executiva da ACORS se reúne para deliberação de ações da associação
Comissão divulga cartilha para composição de chapas para as eleições da ACORS
Prestação de contas da ACORS é aprovada por unanimidade