Acors realiza III Encontro de Oficiais Militares Estaduais


Discutir um modelo de regime especial de previdência para os militares estaduais catarinenses. Esse foi o tema principal do III Encontro de Oficiais da Polícia Militar (PM) do Corpo de Bombeiros Militar (CBM) de Santa Catarina, realizado hoje, na Capital.


Na abertura do evento, o Comandante Geral, coronel Eliésio Rodrigues, destacou a sintonia entre a Associação dos Oficiais da PM e CBM (Acors), promotora do evento, e o Comando Geral na busca de melhorias para a Corporação. ?São muitas conquistas obtidas junto ao Governo do Estado através da soma de esforços?, disse o Comandante, ao citar a aprovação da Lei de Fixação de Efetivo, recentemente sancionada pelo governador Luiz Henrique da Silveira.







Cerca de duzentos oficiais e cadetes das duas Corporações participaram do evento, que ainda contou com a presença de oficiais da Polícia Militar da Bahia, Paraná e Brigada Militar do Rio Grande do Sul. É um momento de congraçamento, troca de experiências, e discussão de importantes temas para a Corporação, disse o presidente da Acors e da Federação Nacional de Entidades Militares Estaduais, Coronel Marlon Jorge Teza, que, na Corporação é Diretor de Pessoal.



Durante o Painel ?Os Militares Estaduais e o Regime Próprio de Previdência?, mediado pelo coronel Sigfrido Maus, presidente da Associação dos Militares Estaduais do Brasil (Amebrasil), o Procurador de Justiça do Rio Grande do Sul, Antônio Carlos Avelar Bastos, destacou a indiscutível legitimidade de um regime especial para os militares. ?Não há o que temer em termos de regime próprio?, enfatizou ao sugerir uma mobilização nacional visando a implantação do regime próprio de previdência para as polícias militares e corpos de bombeiros militares do Brasil.



O capitão da Brigada Militar do Rio Grande do Sul, Rafael Monteiro Costa, apresentou as características do serviço militar que os distingue dos servidores públicos civis e os dispositivos legais que amparam a criação de um regime próprio.



?Teremos que tratar desigualmente os desiguais?, reconheceu o diretor jurídico do Instituto de Previdência do Estado de Santa Catarina (Iprev), Mário Augusto Capella Tavares, ao corroborar com a necessidade do regime especial reivindicada pelos policiais e bombeiros militares. Entretanto, ressaltou que modelo próprio para os militares estaduais terá de levar em conta o equilíbrio financeiro. 



No período da tarde, o Chefe do Estado-Maior Geral, Coronel Celso Dorian de Oliveira, apresentou a proposta de reformulação no ensino, com destaque para o novo Curso de Formação de Oficiais (CFO). Dentre as principais mudanças, a exigência de graduação em Direito.



(Cap Alessandro Marques)

Notícias Recentes:

ACORS se reúne com a presidência do IPREV para tratar do SPSM
Diretoria Executiva da ACORS se reúne para deliberação de ações da associação
Comissão divulga cartilha para composição de chapas para as eleições da ACORS
Prestação de contas da ACORS é aprovada por unanimidade