FORMATURA DOS CAPITÃES DO CAO/2005/2006

FORMATURA DOS CAPITÃES DO CAO/2005/2006


 


Na noite de 12 de abril (quarta-feira) ocorreu a formatura de quarenta e seis Capitães das Polícias Militares de Santa Catarina e Paraná e do Corpo de Bombeiros Catarinense após a conclusão do Curso de Aperfeiçoamento de Oficiais da Polícia Militar de Santa Catarina o CAO.


Mantido pela Diretoria de Instrução e Ensino da Polícia Militar de Santa Catarina e pela Unisul (Universidade do Sul de Santa Catarina o curso é uma pós graduação latu sensu, com especialização em  administração em segurança pública. Com carga horária de 600 horas/aula e têm como objetivo habilitar o oficial na gestão do controle social (função de todo organismo policial), atualizando estratégias, formulando novos conceitos, e preparando gestores qualificados para a demanda social por Segurança Pública, sendo também pré-requisito legal para a promoção ao Posto de Major.


A formatura teve como local o Clube Barriga Verde dos Oficiais, localizado no Bairro Trindade, contando com a presença de várias autoridades, convidados e familiares dos Capitães formandos.


A turma escolheu como paraninfo o Tenente Coronel PM MARLON JORGE TEZA, que ministrou aulas no curso além de ser o Presidente da Associação dos Oficiais Militares de Santa Catarina ? Capitão Osmar Romão da Silva, conhecida ACORS.


O Orador da Turma foi o Capitão PMSC Carlos A. de Araújo Gomes e o primeiro colocado, Capitão PMSC Fernando da Silva Cajueiro, o qual a recebeu uma comenda oferecida pela República do Uruguai além de receber também medalha da PMSC a que faz jus o primeiro colocado de cada curso com média final superior ao grau nove.


 


Relação dos Capitães Formandos:


 
































































































Abelardo Camilo Bridi


Adilson Arlindo Pereira


Adilson Moreira


Altair Agnelio Merizi


Ângelo Bertoncini


Áureo Sandro Cardoso


Carlos A. de Araújo Gomes


Carlos Alberto de Carli


Carlos Alberto Ferreira


César de Assumpção Nunes


Denei Deni dos Santos


Ednaldo Santos Costa


Edson Luiz Biluk


Edson Stahnke


Elder Éder Martins


Fernando da Silva Cajueiro


Flávio Knabben


Flávio Rogério Pereira Graff


João Carlos Duarte


Jorge Luiz Heckert


José Leopoldo Alves de Moura


José Luiz Gonçalves da Silveira


José Norberto de Souza Filho


Luciano Jansen


Luiz Carlos Balsan


Luiz Rodolfo Hackbarth


Marcelo Cardoso


Márcio João de Sousa


Marco Antônio Otávio


Mauricio Genero


Nilson Carlos de Oliveira


Osvaldir José Kassburg


Paulo Calgaro de Carvalho


Paulo César Knihs


Pedro Inocêncio de Mattos


Reinaldo Valmiro Correia


Ricardo Luiz Dutra


Roberto Augusto Silva


Rui Araújo Júnior


Sandro Maurício Zacchi


Sandro Miranda


Sérgio Murilo de Melo


Sérgio Stahnke


Sidnei Olegário Bernardo


Sílvio Gomes Ribeiro


Wilson Teixeira Patrício


 


Discurso do Ten Cel MARLON                                                    paraninfo:


 


Não escondo. Nesta noite estou invadido da mais indescritível e profunda emoção e orgulho.


A decisão do Curso de Aperfeiçoamento de Oficiais da Polícia Militar de Santa Catarina 2005/2006, o CAO, em agraciar-me com tal honraria, escolhendo-me paraninfo da turma, me deixou profundamente orgulhoso, honrado e gratificado, pois nós que optamos por uma carreira em instituição militar sabemos que raramente somos alvo de demonstrações e manifestações de reconhecimento, e o melhor e maior pagamento que recebe um militar, como resultado de sua labuta, é inquestionavelmente o reconhecimento.


Os Capitães da Polícia Militar e do Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina, mais o Capitão da nossa vizinha e irmã Polícia Militar Paranaense, que nesta noite festiva estão se formando, fazem por merecer os mais festivos elogios, pois com garra e muita determinação, e às vezes muitas dificuldades, debruçaram-se sobre os estudos angariando conhecimento que à partir, já de amanhã, colocarão, com toda a certeza, em prática durante a labuta diária.


Posso fazer tal afirmação pois, ministrei aulas no início, durante e no final do curso, além de participar de várias bancas examinadoras por ocasião da apresentação de seus trabalhos monográficos, e senti bem de perto, todo o desenrolar de tal afirmação.


Pude sentir também o esforço de cada um objetivando o aprendizado e o aperfeiçoamento.


Particularmente ministrei aulas inclusive no período noturno, colaborando para que fosse concretizada a formatura nesta data, e nessas ocasiões, após todos terem recebido uma carga de mais de dez horas de aula durante o dia, lá estavam eles à noite para, por mais algumas horas, continuar os estudos e aumentar seu aprendizado.


Por tudo isso angariaram o meu particular respeito e admiração.


Foi difícil a jornada, todos vocês, valorosos Capitães, sabem melhor que ninguém.


Foi um CAO diferente.


Conciliar os estudos com as funções nas suas organizações militares, compromissos de ordem particular e ainda, dedicar-se a família, não foi tarefa fácil, todos sabemos, mas vocês são vencedores, pois chegaram ao final da jornada com todo o louvor.


Como disse outrora o conhecido líder francês Charles Degaulle, ? A DIFICULDADE ATRAÍ OS HOMENS DE CARÁTER, POIS É ENFRENTANDO-AS QUE ELES SE REALIZAM?, com certeza agora vocês estão realizados, pois possuem caráter, enfrentaram todas as dificuldades que se apresentaram e venceram, estão realizados até o próximo desafio.


Finalmente, tenho a certeza que tudo aquilo que no Curso aprenderam aplicarão no transcorrer de suas promissoras carreiras, colocando em prática toda a teoria, ocasionando em conseqüência, sem dúvida, a melhoria da qualidade de vida da sociedade onde estão inseridos.


 E se de precisarem de mim, em qualquer momento, em qualquer lugar, contem sempre comigo, me tenham como um grande amigo, o amigo de todas as horas.


Mais uma vez, muito obrigado por me concederam essa honra e oportunidade.


IDE, SEJAM TODOS MUITO FELIZES, QUE A PROMOÇÃ AO POSTO DE MAJOR SEJA BREVE, VOCÊS MERECEM.

Notícias Recentes:

Projeto de Integração Regional da ocorrerá amanhã em Joaçaba
ACORS, ADEPOL-SC e SINPOSC na luta pela valorização dos integrantes da Segurança Pública do Estado
Comissão Eleitoral apresenta chapas concorrentes à Diretoria Executiva e Conselho Fiscal
ACORS se reúne com a presidência do IPREV para tratar do SPSM