DISCURSO DO SENADOR RENAN CALHEIROS – É UM ATENTADO CONTRA O ESTADO DE DIREITO

DISCURSO DO SENADOR RENAN CALHEIROS
É UM ATENTADO CONTRA O ESTADO DE DIREITO




Tramitam no Senado duas propostas legislativas de autoria do presidente da Casa, Renan Calheiros – uma que institui um financiamento habitacional para policiais e outra que determina a aplicação, pelo governo, de um percentual mínimo da receita de impostos em ações de segurança pública.

O primeiro projeto (PLS 220/03) encontra-se na Comissão de Assuntos Sociais (CAS) e cria o Programa de Subsídio Habitacional para Policiais Militares e Civis, com recursos a serem operacionalizados por instituições financeiras autorizadas a funcionar pelo Banco Central. Além dos integrantes das Polícias Civil e Militar, o programa atende também os corpos de bombeiros militares.

Para a execução do programa, a União será autorizada a emitir Títulos Públicos Federais, devendo um ato do ministro da Fazenda definir as características desses títulos. Na justificativa do projeto, Renan diz que lhe chamou a atenção matéria da BBC de Londres, lida por ele na internet, informando que policiais brasileiros que moram em favelas escondem a profissão.

De acordo com o presidente do Senado, isso acontece porque o conhecimento da atividade de segurança por algum delinqüente vizinho de policiais pode levar estes agentes e até suas famílias à morte. O senador diz que, em áreas de comércio de drogas, há casos até de policiais que vivem sob a vigilância dos marginais, impedidos inclusive de usar seus telefones residenciais.

– São esses policiais, atemorizados e vizinhos de bandidos, que saem às ruas em defesa da sociedade. Não podemos desconhecer esse quadro, de forma que ações devem ser adotadas no sentido de se amenizar o problema de moradia dos policiais, gerando novos estímulos para esses homens que são responsáveis pela tranqüilidade nas ruas das cidades brasileiras – ressalta.

A outra iniciativa de Renan, que aguarda votação na Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ), é a PEC 60/05, que define percentual mínimo das receitas de impostos a serem obrigatoriamente aplicadas em ações de segurança pública pela União, Estados, Distrito Federal e Municípios.

Na apresentação do projeto, Renan argumenta que, particularmente nos maiores centros urbanos do país, há um grande número de jovens e adultos excluídos, sem emprego e com poucas perspectivas, desassistidos pelo Poder Público até em suas mais elementares necessidades e aspirações, como saúde, moradia, educação e segurança.

– Tal quadro facilita e estimula a ação de grupos criminosos que, não raro, substituem o Estado em vastas áreas nas grandes metrópoles – afirma o senador.

Renan afirma ainda que profundas mudanças nas políticas de segurança pública se fazem necessárias e reconhece que o simples aumento dos recursos não é suficiente para resolver o problema. Mas ressalva:

– No entanto, também estamos certos de que se faz necessária, com urgência, a alocação de recursos adicionais para melhor estruturar e modernizar os organismos estatais, assim como estimular e apoiar iniciativas de caráter preventivo e de autodefesa da sociedade civil – enfatiza o presidente do Senado.

Site: www.senado.com.br

Notícias Recentes:

ACORS se reúne com a presidência do IPREV para tratar do SPSM
Diretoria Executiva da ACORS se reúne para deliberação de ações da associação
Comissão divulga cartilha para composição de chapas para as eleições da ACORS
Prestação de contas da ACORS é aprovada por unanimidade