SENADOR PAULO PAIM RECEBE PROPOSTA DE MILITARES PARA ALTERAR PEC PARALELA

PAULO PAIM RECEBE PROPOSTA DE MILITARES PARA ALTERAR PEC PARALELA

O senador Paulo Paim (PT-RS) recebeu em audiência, nesta terça-feira (22), representantes das polícias militares do Brasil. Os oficiais querem que o Senado, ao analisar as mudanças introduzidas pela Câmara na proposta de emenda à Constituição (PEC 227/04) – a chamada PEC paralela da Previdência Social – inclua os vencimentos da categoria no subteto de 90,25 % do subsídio dos ministros do Supremo Tribunal Federal (STF), assim como ficou previsto para os delegados de polícia e outras carreiras funcionais.
Em resposta ao pedido, o senador Paulo Paim disse que considerava o apelo dos militares legítimo e adiantou que o tema será debatido na Comissão de Assuntos Sociais (CAS), por meio de audiência pública a ser realizada em abril e para a qual deverão ser convidados a participar oficiais, agentes fiscais e delegados
A PEC 227/04 foi aprovada pela Câmara no dia 16 deste mês, após um ano de tramitação. A matéria teve origem no Senado e ameniza os efeitos da reforma da Previdência para aposentados, pensionistas e servidores públicos.
De acordo com o presidente da Associação dos Oficiais Militares Estaduais do Brasil (Amebrasil), coronel Sigfrido Maus, a PEC paralela aprovada pela Câmara determina que procuradores, defensores públicos, advogados, agentes fiscais e delegados de polícia terão como teto a remuneração dos desembargadores, enquanto que os demais servidores e militares dos estados ficarão subordinados ao teto dos governadores. Segundo o coronel, a matéria criou um tratamento diferenciado na área de segurança pública e está provocando reações dos militares estaduais.
Se permanecer assim, a integração das polícias estará comprometida, com graves prejuízos para a segurança pública e a defesa do cidadão. Para uma atuação integrada, um dos pressupostos é o tratamento e o respeito aos direitos de forma igualitária, que o próprio texto constitucional já contempla, afirmou o presidente da Amebrasil, em documento entregue ao senador.
Paulo Paim disse que vai enviar ao líder do governo e de todos os partidos a proposta apresentada pelos militares para se construir um entendimento sobre o assunto.
– Os militares querem ter direito à igualdade. Achei simpática a posição deles. Eles concordaram com o acordo feito inicialmente aqui no Senado, por isso não foram à Câmara porque entenderam que todas as categorias estavam ali contempladas – disse Paim, ao ressaltar que uma eventual alteração na PEC paralela já aprovada poderá incluir somente o artigo que garantiria o subteto de 90,25 % aos militares.
O parlamentar disse temer a descaracterização da matéria em decorrência de sucessivas mudanças no texto já aprovado na Câmara.
– O que ninguém quer é o efeito ping-pong, que a PEC paralela a todo momento seja modificada. Isso é fazer o jogo dos que não querem a aprovação da PEC paralela. Eles estão preocupados, como eu estou, com a aposentadoria da dona de casa, com a integralidade dos salários, a paridade, a regra de transição, o próprio subteto, o controle social, a não contribuição do inativo com doença incapacitante, tudo isso será prejudicado se a PEC paralela voltar de novo para a Câmara. O meu papel vai ser construir um grande entendimento em cima da igualdade – afirmou o senador.

Site: www.senado.gov.br

Notícias Recentes:

ACORS se reúne com a presidência do IPREV para tratar do SPSM
Diretoria Executiva da ACORS se reúne para deliberação de ações da associação
Comissão divulga cartilha para composição de chapas para as eleições da ACORS
Prestação de contas da ACORS é aprovada por unanimidade