Cadetes DA pmsc recebem o Sabre de Tiradentes

Cadetes recebem o Sabre de Tiradentes


        No dia 21 de abril às 09:00 horas no Centro de Ensino da Polícia Militar, na Trindade, acontece a solenidade de entrega de Espadins a 26 Cadetes do 2º Ano do Curso de Formação de Oficiais.

       Os seguintes cadetes receberão o Sabre de Tiradentes:

Alexandre Alberto Kleine
Anderson Sthanke
Andréia Cristina Férgitz
Charles Garcia de Souza
Diego Remor Moreira Francisco
Edgar Ramon Noceti
Eduardo Moreno Person
Egon Ferreira Platt Hermann
Fabrício Gilberto Truppel
Felipe Sommer
Heintje Heerdt
Jafer Fredson Fernandes
Jair Pereira de Souza
Joamir Rogério Campos
José Ronaldo Branco
Lucius Paulo de Carvalho
Marcelo Bertoncini Zanette
Márcio Alberto Filippi
Mário Elias
Naíma Huk Amarante
Paulo Ramos dos Snatos
Rafael Kadletz
Rafael Regis de Souza
Rafael Vicente
Ricardo Sartori
Ronaldo Valdemiro Coelho


Um pouco de História…


        A história do Espadim remonta a época dos Czares, quando o Comandante do Exército Russo, Alexandre III, solicitou que seu armeiro fabricasse pequenas espadas de aço a fim de que os Príncipes do Império as usassem até estarem aptos para exercer a função de Comando.

       Os jovens aristocratas russos difundiram o Espadim, pelo seu uso constante em cerimônias cívicas e militares na Europa, tornando-se um hábito das escolas militares de todo o mundo.

       O Espadim ou Sabre de Tiradentes, constituído pela união harmônica do aço, ouro e do marfim é conferido ao Cadete da Academia de Polícia Militar da Trindade como símbolo da autoridade, da honra e da dignidade, em reverência e culto à memória do mártir da Inconfidência Mineira, Alferes da tropa de cavalaria de Minas, Joaquim José da Silva Xavier, o “TIRADENTES”, Patrono das Polícias do Brasil.

      O Sabre de Tiradentes é o símbolo que representa o ingresso na vida acadêmica policial Militar por parte do Cadete, que em sua etimologia, se origina do francês e significa “irmão mais novo”. O Espadim visa firmar o compromisso dos Cadetes com a Escola Superior, jurando obediência, zelo, respeito e disciplina no seu aprimoramento físico, moral e intelectual.

      O Espadim é recebido solenemente no 2º ano do Curso de Formação de Oficiais. Ao receber o Espadim, o Cadete presta o compromisso: “Recebo o Sabre de Tiradentes, símbolo da honra policial militar e prometo porta-lo com dignidade, cumprindo os deveres de Cadete da Polícia Militar”.

      Ao final de quatro anos, o Espadim é substituído pela Espada, arma oficial de combate, ampliando o compromisso com a corporação, sendo declarado Aspirante a Oficial.

Notícias Recentes:

Comissão divulga cartilha para composição de chapas para as eleições da ACORS
Prestação de contas da ACORS é aprovada por unanimidade
Diretoria Executiva da ACORS convoca AGO para aprovação de contas 2023
ACORS tem nova sede em Florianópolis