ALTERAÇÃO NA REFORMA ADMINISTRATIVA

ALTERAÇÕES NA REFORMA ADMINISTRATIVA (PLC 001.8/2005) encaminhadas pela ACORS e Comando da CPPA ao grupo Projeto CICERUS e acatadas integralmente pelo Dep Blasi, relator, e plenário da ALESC.

ESTADO DE SANTA CATARINA


SECRETARIA DE ESTADO DA SEGURANÇA PÚBLICA E DEFESA DO CIDADÃO


 


ALTERAÇÕES AO PLC 0001.8/2005


 


PROPOSICÃO N° O1


 


REDAÇÃO ATUAL


Art. 58. Compete à Secretaria de Estado da Segurança Pública e Defesa do Cidadão, além de outras atribuições que lhe forem conferidas por lei, as atividades relacionadas com:


 


REDAÇÃO PROPOSTA


Art. 58. Compete à Secretaria de Estado da Segurança Pública e Defesa do Cidadão, por meio de seus órgãos, além de outras atribuições que lhe forem conferidas por lei, as atividades relacionadas com:


 


JUSFICATIVA


O presente acréscimo  tem por objetivo deixar claro que as  competências aqui elencadas serão exercidas através dos órgãos que compõe a Secretaria de Estado da Segurança Pública e Defesa do Cidadão, uma vez que alguns desses órgãos possuem competências defínidas em legislação superior (Constituição Federal, legislação federal, Constituição Estadual) e, que, portanto, não podem ser delegadas.


 


PROPOSIÇÃO N° 02


REDAÇÀO ATUAL


Art. 58. (..3


X:X- estimulo e apoio à implantação de guardas municipais;


 


REDAÇÃO PROPOSTA


 


XX – estimulo e apoio à implantação de guardas municipais, realizando o controle e a fiscalização de suas atividades,  facultado, ainda, promover a formação de seus integrantes;


 


JUSTIFICAT1VA


O presente acréscimo tem por objetivo preencher um vazio legislativo, dentro da competência legislativa residual do Estudo, no que se refere à formação e controle das guardas municipais, assim como, trazer r a competência da Polícia Militar para a fiscalização das guardas municipais, prescrita no art 45, § l º O do Decreto Federal 88.777/1983 – Regulamento das Policias Militares e Corpos de Bombeiros militares.


  


 


 


PROPOSIÇÃO N° 03


 


REDAÇÃO ATUAL


Art. 61 (…)


I- (…)


 


d) planos de  carreira, cargos e vencimento dos servidores civis e


militares;


 


REDAÇÃO PROPOSTA


Art. 61. (…)


I- (…)


 


d) planos de carreira, cargos e vencimento dos servidores civis;


 


JUSTIFICATIVA


A supressaoo da expressão e militares, decorre do fato de que a normatização, a supervisão e o controle da carreira e dos cargos dos Militares Estaduais (oficiais e praças) é disciplinada por legislação específica que regula os critérios, as condições de acesso, bem como as promoções dentro da carreira, levando em consideração as condição  especial  de militar.


No que concerne a expressão vencimento contida na mesma alínea, não haverá qualquer alteração,  pois está englobada na redação  da alínea g do mesmo inciso.


 


PROPOSIÇÃO N° 04


 


REDAÇÃO ATUAL


Art. 67. (..,)


XIX- INEXISTENTE


 


REDAÇÃO PROPOSTA


 


Art. 67. (…)


XIX – coordenar a aplicação de medidas de compensação ambiental, decorrentes do licenciamento ambiental de empreendimentos de impacto ambiental, das autuações ambientais transicionadas e dos usos legais de áreas  de preservação permanente, de forma articulada com os demais órgãos envolvidos na atividade de fiscalização ambiental;


 


JUSTIFICATIVA


O presente inciso foi trazido do art. 95, IV, pois trata-se de competência relativa à  política de meio ambiente e há o envolvimento de outros órgãos da Administração  Estadual nas atividades de proteção do meio ambiente.


Foi suprimida a expressão gerir, pois quando da adoção de medida de compensação ambiental, já há a definição da aplicação dos recursos oriundos das medidas compensatórias por parte do Ministério  Público u do agente licenciador.


 


 


PROPOSIÇÃO Nº05


 


REDAÇÃO ATUAL


Art. 67. (…)


                                               XX ? INEXISTENTE


 


REDAÇÃO  PROPOSTA


Art. 67. (…)


XX – apoiar e orientar a fiscalização ambiental no Estado de


Santa Catarina.


 


JUSTIFICATIVA


O presente acréscimo tem como objetivo a compatibilização da politica do meio ambiente do Estado, de forma articulada com os demais órgãos da Administração Estadual que exercem atividades de fiscalização ambiental, evitando conflito entre os mesmos. O apoio e orientação se dará em função da competência já definida pela SDS.


 


PROPOSIÇÃO Nº06


 


REDAÇÃO ATUAL


xrt 95. (…)


IV – gerir e coordenar a aplicação de medidas de compensação ambiental, decorrentes do licenciamento ambiental de empreendimentos de impacto ambiental, das autuações ambientais transacionadas e dos usos legais de áreas de preservação, permanente;


 


REDAÇÃO  PROPOSTA


Art, 95. (…)


 


EXCLUIR


 


JUSTIFICATIVA


Como há o envoIvimento de órgãos de diversas Secretarias, a coordenação não pode ser efetuada por um dos órgãos de execução.


Esta redação, excluida a expresão gerir, foi transferida para


 a SDS.


 


PROPOSICÃO Nº  07


 


                                         REDACAO ATUAL
                                         art. 95. (…)
                                         XIV – Coordenar a fiscalização  ambiental no Estado de Santa Catarina; e                                                 #




 


 


REDAÇÃO PROPOSTA


                                                    Art. 95 (…)


 


XIV – executar a fiscalização ambiental no Estado de Santa Catarina, de forma articulada com os demais órgãos envolvidos na atividade de fiscalização ambiental; e


 


JUSTIFICATIVA


Não  houve a previsão dentro das competências  da FATMA da realização da atividade de fiscalização  ambiental, conforme já havia previsão existente na LC 243.


Sai a expressão coordenar, por ter sido transferida para a SDS.


 


 


Florian6polis, 03 de fevereiro de 2005.


 


 

Notícias Recentes:

Comissão Eleitoral apresenta chapas concorrentes à Diretoria Executiva e Conselho Fiscal
ACORS se reúne com a presidência do IPREV para tratar do SPSM
Diretoria Executiva da ACORS se reúne para deliberação de ações da associação
Comissão divulga cartilha para composição de chapas para as eleições da ACORS