Área do associado

Área do associado

BRIGADA MILITAR FORMA OFICIAIS EM PÓS-GRADUAÇÃO

14.10.2004







BRIGADA MILITAR FORMA OFICIAIS EM PÓS-GRADUAÇÃO





Na sexta-feira(08), ocorreu a formatura dos Cursos de Especialização em Políticas e Gestão da Segurança Pública – CEPGSP e Curso Avançado de Administração Policial Militar – CAAPM, que funcionou na Academia de Polícia Militar. A solenidade teve início com o canto do Hino Nacional Brasileiro interpretado pela Solista Limdseiara de Oliveira, do Movimento Cultural Canta Brasil, de Canoas.






A Mesa Principal estava composta pelo Governador do Estado, Germano Rigotto, Secretário da Justiça e da Segurança, Dep Fed José Otávio Germano, o Comandante Geral da Brigada Militar, Coronel Airton Carlos da Costa, o Juiz Militar, Coronel Antonio Carlos Maciel Rodrigues, neste ato representando a Presidência do Tribunal Militar do Estado, a Coordenadora de Pós-Graduação da Universidade Luterana do Brasil, Professora Rosa Blanco, representando o Reitor Rubem Becker, o Diretor de Ensino da Brigada Militar, Coronel Paulo Renato Biacchi Rodrigues, o Subcomandante Geral da Polícia Militar de Santa Catarina, Coronel Julimar Rogério Dagostin e a Diretora Geral da Secretaria da Justiça e da Segurança, Dra. Ana Pellini.









O Sistema de Ensino da Brigada Militar, seguindo as diretrizes governamentais e constantes do planejamento estratégico elaborado pelo Comandante Geral, vem passando por um processo de transformações, com maiores interações entre o saber e o agir e, principalmente, buscando nos diversos segmentos, notadamente no meio universitário, as referências e apoios necessários.


Para celebrar e marcar este estágio alcançado, ocorreram as conclusões dos CEPGSP e do CAAPM, realizados como pós-graduação Latu Sensu, com validação profissional e acadêmica, através de parceria firmada com a Fundação de Desenvolvimento de Recursos Humanos, com participação da Universidade Luterana do Brasil.












Os presentes cursos são reconhecidos como Pós-graduação a nível de Especialização de acordo com as resoluções nº 079/CONSUN de 30 de junho de 2004 e CNE/CEF nº 01/2001, publicada no DOU de 09 de abril de 2001.


O Comandante Geral da Brigada Militar, Cel Airton Carlos da Costa agradeceu a presença do Governador Germano Rigotto na formatura e seu contínuo apoio a Corporação. Salientou que somente com a qualificação dos quadros da Corporação, a prestação de serviços a comunidade poderá melhorar. E solicitou a todos os formandos, que ao reassumirem suas funções, dêem uma atenção especial ao treinamento e a qualificação de todos os níveis.


Em seu pronunciamento, o Governador do Estado, Germano Rigotto, salientou a qualificação dos Oficiais da Brigada Militar e a importância da troca de informações com as Polícias Militares dos outros Estados, visando a melhoria do desempenho da Segurança Pública. Na mesma data o Governado assinou vários convênios na área de segurança, entre eles um convênio disponibilizará o valor de R$ 40.000,00 para a reforma do Auditório da Academia de Polícia Militar.


O CEPGSP foi composto por 17 oficiais, sendo 06 de outras Polícias Militares: 01 Tenente Coronel da Polícia Militar do Pará, 01 Tenente Coronel da Polícia Militar de Santa Catarina e 04 Tenentes Coronéis da Polícia Militar do Distrito Federal. O CAAPM contou com 23 oficiais, sendo 01 Capitão da Polícia Militar do Pará.








Obtiveram o 1º Lugar o Tenente Coronel MARLON JORGE TEZA da Polícia Militar de Santa Catarina no CEPGSP, com média 9,992 e no CAAPM o Capitão EVERTON SANTOS OLTRAMARI da Brigada Militar com média 9,872.


A todos os Oficiais concluentes do CEPGSP e do CAAPM, o Diretor do Departamento de Ensino da Brigada Militar, Coronel Paulo Renato Biacchi Rodrigues, deixou a mensagem final, que continuem não fazendo do amanhã o sinônimo de nunca, nem que o ontem lhes seja o mesmo que nunca mais. Acreditem, seus passos ficarão. Olhem para trás… Mas vão em frente, pois aqueles que lhes são subordinados precisam que vocês cheguem, para poderem seguir-lhes. Parabéns.




















Cronograma de Apresentação das Monografias dos Oficiais-Alunos do CEPGSP e CAAPM

TEMA: Critérios para fixação de efetivo da Brigada Militar





EMBM – PM5: Setor de Relações com a Imprensa

Fones: 3288-2931/ 3288-2932/ 3288-2933


E-mail: pm5-imprensa@brigadamilitar.rs.gov.br