Homenagem ao Cel BM Masnik

DO QUE É FEITA A ESPADA?

“São valores morais, de honra, orgulho, coragem e lealdade. Mas são valores muito intrínsecos à carreira militar. Liberdade e amor que não estão no dicionário. É por isso tão profundo em cada um de nós, Militares Estaduais”.

Não estamos, mas somos Estado e Governo antropomorfizados. Vestimos o corpo carnal e finito, mas somos anjos imortais da sociedade. Doamos a nossa juventude, o momento mais sublime da nossa vida, em defesa da grei. O nosso acordo de resultados é dar a vida se preciso for. Este é o nosso pacto. A espada, o nosso símbolo de aço eterno. Nós partimos, a espada fica.

Constituímos uma classe pequena. A Academia Militar nos molda, despolitizados, castrados e manietados. Mas a faculdade do senso comum e o desejo ardente de servir ao povo ajudam a lapidar a pedra bruta. Evoluímos. Existimos para servir sem subserviência.

                Foi assim que o meu colega Coronel BM JOSÉ LUIZ MASNIK, da Turma Coronel Lopes Vieira, Aspirante-a-Oficial de 4 de dezembro de 1981, sempre enfrentou as missões que assumiu. Jamais tergiversou, sempre liderando os seus comandados com energia, mas sem soberba.

                Valeu-se do seu livre arbítrio para entrar de cabeça erguida pelo “Portão das Armas” da Academia de Polícia Militar da Trindade e da mesma maneira o faz agora no crepúsculo da sua carreira. Não pediu, não implorou para ser ou deixar de ser. Não se prendeu à cadeira do Comando. Teve a dignidade de entrar e sair na hora certa. Lega aos que o sucederão uma Corporação moderna e preparada para honrar o lema do Corpo de Bombeiros Militar Barriga-Verde – “Vida Alheia e Riquezas Salvar!”.

                Assim é a vida! Um verdadeiro baile. Vamos vivendo e bailando. Recorda, nobre amigo, que “Uma vez terminado o jogo, o rei e o peão voltam para a mesma caixa”. Siga sereno, nosso eterno 01, que serei o último baluarte da turma a apagar a luz e fechar a porta sem no entanto nos curvarmos às injustiças.

Sucesso e um forte abraço fraternal.

        FRED HARRY SCHAUFFERT

Aluno Oficial PM n° 12 do 3° CFO/81

   Cel PM Presidente da ACORS

Notícias Recentes:

ACORS se reúne com a presidência do IPREV para tratar do SPSM
Diretoria Executiva da ACORS se reúne para deliberação de ações da associação
Comissão divulga cartilha para composição de chapas para as eleições da ACORS
Prestação de contas da ACORS é aprovada por unanimidade