Clipagem do dia 9 de março

PRINCIPAIS NOTÍCIAS DO DIA 9 DE MARÇO

 

COLUNISTA RAFAEL MARTINI – Diário Catarinense

DEBAIXO DA PONTE
Cruzar a pé a passarela da Pedro Ivo Campos, ponte de entrada da Ilha de SC, seria encantador não fosse a sensação de insegurança de quem por lá se arrisca. Mesmo assim, há pais levando os filhos de bicicleta, casais e pescadores. Mas a cena mais comum é a de consumo de drogas, em especial dos usuários de crack, que também circulam no entorno em tom ameaçador. Tudo monitorado por duas câmeras da PM.

ALIÁS
Já tem gente até morando no local, com direito a rede e vista privilegiada...

 

ASSUNTO: Farra-do-boi

VEÍCULO: Diário Catarinense

Operação de combate à farra do boi começa mais tarde em Santa Catarina

GRUPO SE REÚNE amanhã em Florianópolis para definir se haverá barreiras de fiscalização e reforço policial. Neste ano, já foram 40 denúncias e dois flagrantes. Números mostram diminuição dos casos nos últimos anos no Estado

A operação para combater a farra do boi em Santa Catarina vai começar mais tarde neste ano. Ações como as barreiras de fiscalização e o reforço policial no Litoral Norte e Grande Florianópolis, regiões onde há maior incidência do crime, serão concentradas na Semana Santa. Conforme o Comando-Geral da Polícia Militar no Estado, é especialmente neste período que costuma aumentar a ocorrência da prática – proibida desde 1997.
Ano passado, a PM e o Ministério Público – responsáveis pela operação – anunciaram as ações que seriam feitas ainda no fim de fevereiro, já com o protocolo de intenções assinado pelos demais órgãos e autoridades que participariam da operação.
Neste ano, a reunião do Comando-Geral da PM e da Coordenadoria do Centro de Apoio Operacional do Meio Ambiente do MP com as prefeituras, secretarias de desenvolvimento regionais, Polícia Rodoviária Federal, Companhia Integrada de Desenvolvimento Agrícola (Cidasc) e Ibama vai ocorrer amanhã às 10h na sede da PM em Florianópolis, passados 20 dias do início da Quaresma, período em que a farra do boi é praticada.
– Temos registrado diminuição nas ocorrências nos últimos anos antes do período de Páscoa, por isso estamos focando as ações na Semana Santa – justificou o chefe da Seção de Operações da PM no Estado, o tenente-coronel Ricardo de Souza.

PRIMEIROS FLAGRANTES REGISTRADOS NO ANO
Neste fim de semana, a Cidasc confirmou ter recolhido os primeiros animais usados em farras do boi em 2015: em Itapema, no sábado, e em Bombinhas, no domingo. Nenhum dos animais recolhidos estava com identificação e ambos devem ser sacrificados.
O tenente-coronel Souza informa que em 2015 já foram recebidas 35 denúncias em Florianópolis, quatro em Governador Celso Ramos e uma em Itapema.
Ontem o Diário Catarinense recebeu informações da realização de uma farra do boi em Governador Celso Ramos, o principal reduto de farristas em Santa Catarina. O animal teria sido solto em Areias de Baixo e adolescentes participado. Segundo informou a PM, entretanto, nenhum chamado foi recebido pelo 190.

Polícia organizará blitz para coibir farra

CIDADES DA GRANDE Florianópolis e do Litoral Norte concentram os casos em Santa Catarina

Serão montadas barreiras fixas e móveis, espécies de blitz, nas cidades do Litoral Norte e na Grande Florianópolis para fiscalizar os veículos de transporte de animais ou com capacidade para carregar um boi, por exemplo, durante a Semana Santa.
Conforme o chefe da Seção de Operações da PM no Estado, o tenente-coronel Ricardo de Souza, a Cidasc encaminha todas as guias de transporte animal (GTA) emitidas no período para que a PM possa controlar o trânsito deles e, durante as fiscalizações, possa verificar se há algo errado.
As secretarias de desenvolvimento regional são responsáveis por contratar os laçadores e caminhões para o transporte dos animais em caso de apreensão e a Cidasc define o destino do animal.

CAMPANHA EDUCATIVA ESTÁ EM ANDAMENTO
Começou na última terça-feira a campanha de educativa promovida pela Polícia Militar Ambiental em escolas municipais e estaduais sobre a farra do boi. Nesta fase inicial as palestras, estão ocorrendo em colégios de Governador Celso Ramos, na Grande Florianópolis. Nos próximos dias, a ação também deve ser promovida em escolas de Itapema, Bombinhas, Tijucas e Florianópolis.

 

ASSUNTO: Beira-Mar Continental

VEÍCULO: Notícias do Dia

Moradores criticam falta de policiamento

Lixeiras plásticas destruídas, com pedaços espalhados pelo chão, placas de sinalização arrancadas e outros atos de vandalismo chamaram a atenção de quem passou ontem pela avenida Beira-Mar Continental, no bairro Estreito, em Florianópolis. Indignados com a falta de policiamento, frequentadores denunciam que a Polícia Militar aparece por ali de vez em quando, apenas para fazer blitz de trânsito e multar veículos que não estão em dia.

“Queremos câmeras de vigilância e policiamento. É comum os jovens fumarem maconha na pista de caminhada ou nos bancos”, reclamou a aposentada Regina da Silva, 49. Outro frequentador, Antônio Borges, 45, contou que durante a noite é perigoso caminhar ou andar de bicicleta pela Beira-Mar, por causa dos assaltos.

O subcomandante do 22º BPM, major Rodrigo Carlos Dutra, afirmou que no planejamento do batalhão existem rondas programadas, mas que a partir de agora intensificará o policiamento ostensivo no local. O secretário do Continente, Deglaber Goulart, que tomou posse na semana passada, afirmou que “está chegando agora” e que vai verificar se existe convênio entre o município e a Secretaria de Estado de Segurança Pública para a instalação de câmeras na avenida.

 

ASSUNTO: Acidente em Ratones

VEÍCULO: Notícias do Dia

Viatura submersa no rio Ratones

Um acidente de trânsito na madrugada de sábado deixou dois policiais militares com ferimentos leves, após a viatura em que estavam cair dentro do Rio Ratones, às margens da SC-402, no Norte da Ilha, em Florianópolis. Eles estavam a caminho de uma ocorrência, mas foram surpreendidos por um carro que estava parado no acostamento e atravessou a rodovia, cortando a frente da viatura. Para não atingir o veículo, o policial precisou desviar rapidamente.

De acordo com informações repassadas pelo 21º Batalhão da Polícia Militar, apesar dos policiais passarem bem, houve dificuldade para retirá-los da viatura. O policial que estava no banco do carona ficou trancado e foi salvo pelo colega. Outra viatura da Polícia Militar prestou auxílio e acionou o Corpo de Bombeiros. Mergulhadores retiraram as quatro armas do interior do veículo e um guincho foi chamado para içá-lo, uma ação que levou duas horas.

O motorista do carro que causou o acidente foi detido com sinais de embriaguez. Ele foi encaminhado à Central de Plantão Policial no Norte da Ilha, respondeu a um Termo Circustanciado e foi liberado, pois não aceitou fazer o teste de bafômetro. Um exame de sangue deverá definir se ele estava embriagado. Se der positivo, será preso.

 

ASSUNTO: Violência

VEÍCULO: Notícias do Dia

Ex-presidiária é morta a facadas em Laguna

A ex-presidiária Bruna Domingos Izabel, 19, foi atropelada e esfaqueada 20 vezes por um homem, em Laguna, no Sul do Estado. O crime aconteceu por volta da 1h50 de ontem em uma rua do bairro Progresso. O Corpo de Bombeiros e a Polícia Militar foram acionados e, ao chegarem ao local, encontraram a mulher caída com perfurações nas costas e no braço direito.

Os agentes realizaram os primeiros socorros e depois a encaminharam para o hospital de Laguna, mas ela não resistiu aos ferimentos. O delegado da Divisão de Investigação Criminal da Delegacia de Laguna, Rubens Thomé, trabalha com a possibilidade de o crime estar relacionado com o tráfico de drogas. O suspeito ainda não foi identificado. “Temos alguns detalhes da cena do crime: a cor do carro e os três últimos números da placa”, revelou. Com estas características, o delegado acredita que consegue identificar o responsável pelo homicídio.

 

ASSUNTO: Marinha

VEÍCULO: Notícias do Dia

Fiscalização no mar

Falta de documentação de embarcações, habilitação ou registro nos órgãos responsáveis foram as principais notificações efetuadas pela Marinha do Brasil durante a segunda edição da Operação Amazônia Azul, realizada sob a coordenação do Comando de Operações Navais em todo o país. Em Santa Catarina, o encerramento aconteceu em Porto Belo.

Nos três Estados do Sul a operação acumulou, em apenas dois dias, mais de 147 abordagens em embarcações, 22 notificações e oito apreensões. Em Santa Catarina foram utilizadas 25 embarcações para a fiscalização nas cidades de Florianópolis, Itajaí, Laguna e São Francisco do Sul.

A maior parte dos problemas estava na Capital e em Itajaí, no Litoral Norte. Só em Florianópolis foram dez notificações e uma apreensão de embarcação. Todos os infratores deverão apresentar sua justificativa e defesa prévia no prazo estabelecido pela Marinha do Brasil. Após o julgamento, a multa pode variar de R$ 200 até R$ 4.000.

De acordo com o capitão Luís Filipe Freire, o trabalho de segurança da Marinha do Brasil que envolveu a participação também da Polícia Federal, Receita Federal e Ibama (Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais), além do ICMBio (Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade) foi realizado com sucesso, sem resistência dos atuados. “Os órgãos atuaram juntos, colaborando um com o outro, em uma operação que envolveu toda a equipe. Este é um trabalho que os militares da capitania realizam diariamente.” A operação começou no dia 2 e envolveu mais de 15 mil militares, 50 navios, dez aeronaves e 200 embarcações das Capitanias dos Portos em todo o país.

 

ASSUNTO: GEPMMON

VEÍCULO: Portal da PMSC

Semana é marcada pelo retorno das atividades de equoterapia

A Polícia Militar e a Fundação Catarinense de Educação Especial (FCEE) iniciaram na manhã desta segunda-feira, dia 02 de março, na sede da Guarnição Especial de Polícia Militar Montada (GEPMMON, as atividades da equoterapia.

A equoterapia é um método terapêutico que utiliza o cavalo dentro de uma abordagem interdisciplinar nas áreas de equitação, em que os atendimentos são realizados por uma equipe multidisciplinar da FCEE, juntamente com policiais militares.

O projeto já existe há 16 anos na Polícia Militar e é fruto de convênio entre a PM e FCEE, que proporciona atendimento gratuito às crianças previamente selecionadas pela Fundação.

 

ASSUNTO: Violência nas estradas

VEÍCULO: Portal Globo.com

Ao menos 12 pessoas morrem em rodovias de SC neste domingo

Foram registrados três acidentes fatais em BRs e outros dois em SCs.

Em um acidente, na BR-116, quatro pessoas do mesmo veículo morreram.

Ao menos doze pessoas morreram neste domingo (8) em estradas catarinenses. Foram cinco acidentes com vítimas fatais, três em rodovias federais e dois em estaduais. As informação são da Polícia Militar Rodoviária (PMRv), Polícia Rodoviária Federal (PRF) e Corpo de Bombeiros.

BR-101
Por volta das 2h, no km 288 em Imbituba, no Sul, um Marea bateu de frente contra um Jac J3. Os dois condutores, um de 63 anos e outro de 34, morreram. Um jovem de 18 anos e uma menino de 12 anos  tiveram lesões graves.

BR-116
Ao menos quatro pessoas morreram em um acidente entre um Kangoo e um caminhão Scania. O acidente ocorreu às 4h40 em São Cristóvão do Sul, na Serra catarinense. Conforme a PRF, todos os passageiros do carro morreram. O condutor da carreta ficou ileso.

Um casal de idosos morreu após bater o carro em um caminhão em Ponte Serrada, no Oeste. Segundo o Corpo de Bombeiros, o automóvel entrava na rodovia quando foi atingido pelo veículo de carga, perto das 17h.

SC-305
Um homem de 20 anos morreu em uma colisão entre duas motos em São Lourenço do Oeste, no Oeste. Ele dirigia uma Honda CG 150 e bateu contra outra CG, onde estava um homem de 39 anos. Este último teve ferimentos graves.

SC-497
Três jovens morreram em um capotamento em Santa Terezinha do Progresso, no Oeste. Eles tinha 18, 22 e 23 anos. Uma outra jovem de 19 anos, que também estava no veículo, permanece internada na UTI na manhã desta segunda (9).

 

Notícias Recentes:

Comissão divulga cartilha para composição de chapas para as eleições da ACORS
Prestação de contas da ACORS é aprovada por unanimidade
Diretoria Executiva da ACORS convoca AGO para aprovação de contas 2023
ACORS tem nova sede em Florianópolis