Clipagem do dia 6 de julho

PRINCIPAIS NOTÍCIAS DO DIA 6 DE JULHO

 

COLUNISTA CACAU MENEZES – Diário Catarinense

NO SANTINHO
Associação dos Delegados de Polícia de Santa Catarina (Adepol-SC) prepara o 43o Encontro de Delegados de Polícia e já confirmou as atrações para o seminário técnico que ocorrerá paralelo à confraternização de delegados e familiares. O evento, de 4 a 6 de dezembro, será no Resort Costão do Santinho. Entre as atrações confirmadas, o delegado José Mariano Beltrame, secretário de Segurança do Rio de Janeiro, o melhor do país e que acaba de reconhecer que o problema das drogas é caso de saúde e não de polícia e que sua discrimilização não pode passar deste governo.

 

ASSUNTO: SALVAMENTO

VEÍCULO: Diário Catarinense

Bombeiros resgatam criança em mangue

GAROTO DE QUATRO anos ficou perdido por hora até ser encontrado pelos socorristas

Uma criança de quatro anos desapareceu no início da noite de sábado no bairro Tapera, em Florianópolis. De acordo com o 4o Batalhão da Polícia Militar, os pais teriam contado que o menino se perdeu no mangue próximo à sua casa quando foi procurar o pai.
O Grupo de Busca e Salvamento do Corpo de Bombeiros, o helicóptero Águia da Polícia Militar e o plantão do Conselho Tutelar de Florianópolis foram acionados para auxiliar nas buscas. Vários moradores do bairro participaram da procura pelo menino que durou cerca de quatro horas.
Às 21h, a criança foi encontrada e retirada do mangue. Moradores e familiares que se empenharam nas buscas, além de pessoas que estavam no local acompanhando os trabalhos de resgate, comemoraram intensamente assim que o pai saiu do mangue com o filho nos braços enrolado em um cobertor.
De acordo com a Polícia Militar, o garoto passa bem e não ficou ferido. O Conselho Tutelar de Florianópolis não foi encontrado para informar quais serão os procedimentos iniciados a partir de agora. Mas, de acordo com os Bombeiros, ele foi devolvido para a família assim que passou pelos primeiros atendimentos médicos.

 

ASSUNTO: Assassinatos no sábado

VEÍCULO: Diário Catarinense

Dois homens assassinados

Em um intervalo de 10 minutos, dois homens foram mortos a tiros em bairros diferentes de Florianópolis na manhã de sábado. Segundo a Polícia Militar, as vítimas estavam com várias perfurações de bala pelo corpo nas avenidas Jorge Lacerda, no bairro Córrego Grande, e Gustavo Richard, no bairro Prainha. Os crimes ocorreram entre 6h10min e 6h20min. Segundo a Polícia Civil, a investigação aponta para uma ligação entre os dois casos.

 

ASSUNTO: Roubo em Joinville

VEÍCULO: Diário Catarinense

Bandidos tentam arrombar caixa em empresa

Cinco homens fortemente armados invadiram a fábrica da Tigre, na zona Norte de Joinville, na madrugada de ontem. O grupo rendeu um vigilante e tentou explodir um dos caixas eletrônicos usados pelos funcionários da empresa. Depois da explosão, os alarmes soaram e os bandidos acabaram fugindo sem levar o dinheiro.

 

ASSUNTO: ARTIGO

VEÍCULO: Diário Catarinense

O RAP DO CRIME ORGANIZADO, POR João Marcos Buch*

O Primeiro Comando da Capital (PCC), grupo paralegal que domina o sistema prisional de São Paulo e de mais alguns Estados, contratou artista para criar uma música da facção. Ela foi lançada em vídeo sob o nome W2 Proibida. O “W” se refere ao presídio Presidente Venceslau II (Wenceslau na linguagem do crime) e “Proibida” porque a unidade é de segurança máxima. A professora Camila Nunes Dias, autora do livro PCC– A Hegemonia nas Prisões e o Monopólio da Violência, especialista no assunto, recentemente apontou incoerências na música. Segundo ela, o PCC usa de violência interna para se estabelecer e também se alimenta da desgraça do sistema prisional para se legitimar e existir. Mesmo assim, a música é emblemática.
O PCC cresceu especialmente após rebelião e intervenção na Casa de Detenção de São Paulo, ocorrida em 1992, que resultou na morte de 111 detentos, evento hoje conhecido como Massacre do Carandiru. Aproveitando-se da omissão, maus- tratos e violação dos direitos humanos no cárcere ao longo dos anos, aliado à ausência de investimento em recursos humanos e planos de gestão, o grupo se criou e se infiltrou nas veias do sistema. Agora, a música lançada pretende mostrar que sua luta é pelo respeito à Lei de Execuções Penais e ressocialização, o que deveria ser pilar do Estado.
Com olhar atento, percebe-se que a intenção é firmar a facção como grupo político e dar o recado de que a calmaria no sistema prisional é resultante de um frágil e invisível pacto com governo. Mas, de uma maneira ou outra, discursos neste formato seduzem e ganham adeptos. No país, são centenas de milhares de presos e, consequentemente, de outras milhares de familiares de presos.
A maioria dessa massa é composta por jovens que já sofreram direta ou indiretamente o flagelo do abuso e da miséria, que estão esmagados entre a violência das facções e a irresponsabilidade do Estado. São esses jovens que se identificarão com a música e suas causas. A lição já não é nova, o Estado paralegal nasce onde o legal falta. A Constituição e as leis precisam ser aplicadas, indistintamente, antes que seja tarde.
*Juiz de Direito da Vara de Execuções Penais e Corregedor do Sistema Prisional / Joinville

 

ASSUNTO: Batalhão de Aviação

VEÍCULO: Portal da PMSC

Batalhão de Aviação comemora aniversário com formatura de novos pilotos

Ontem (1), no Batalhão de Aviação da Polícia Militar (BAPM) em Florianópolis, foi realizada a solenidade de formatura do Curso de Formação de Pilotos, além da entrega de medalhas de mérito pessoal e tempo de serviço. Além dos atos mencionados, foi entregue uma moção ao cabo Jackson Vander da Rocha, que bravamente em horário de folga, realizou o resgate de duas pessoas no mar.

A medalha de mérito pessoal é entregue aos policiais militares que se destacam em suas ações, além de objetivar estimular o PM a buscar uma melhor atuação profissional.

Como último ato da solenidade, foi realizada a formatura do Curso de Formação de Pilotos, o qual capacitou oito novos pilotos para a Corporação. O início das aulas teóricas se deu em 28 de outubro de 2014, com carga horária de 380 horas-aula. As aulas práticas iniciaram em fevereiro, totalizando 40 horas-aula. A partir da formatura, os novos pilotos passarão a atuar nas aeronaves da PMSC, tanto os helicópteros, quanto os aviões.

Os oito novos pilotos são:
- Capitão Pm Felipe Sommer
- Capitão Pm Mateus Fornari Szpoganicz
- Capitão Pm Alex Gonçalves Modolon
- 1º Tenente Pm Felipe Augusto De Jesus
- 1º Tenente Pm Leandro Edison Da Rosa
- 1º Tenente Pm Eduardo João Steil
- 2º Tenente Pm Walter Barreiros Neto
- 2º Tenente Pm Ricardo Vidal C. D'almeida

Estiveram presentes na solenidade o subcomandante geral da Polícia Militar de Santa Catarina, coronel João Henrique Silva, o vereador de Florianópolis, Pedro de Assis Silvestre, o comandante da Polícia Militar Especializada, coronel Milton Kern Pinto, além de demais autoridades militares e civis, praças e familiares.

HISTÓRICO BAPM
No ano de 1987, a Polícia Militar de Santa Catarina alugou um helicóptero para utilizar na “Operação Veraneio” de 1987/1988, onde oficiais do Corpo de Bombeiros, com curso em salvamento em altura, compunham a tripulação da aeronave.
Assim, teve início a operação aérea na Corporação, passando a ser constituída de aeronaves alugadas para emprego durante a Operação Veraneio. A partir do ano de 1998, a PMSC passou a contar com uma aeronave locada para operar durante o ano todo. No ano de 2002, recebeu mais uma aeronave, que operou por aproximadamente um ano. Nesse mesmo ano, o comando-geral editou a portaria nº 42, criando o Grupamento Aéreo da Polícia Militar – Graer - como unidade policial militar, vindo a se efetivar como Batalhão de Aviação da Polícia Militar (BAPM) em 2008, quando entrou em vigor o decreto estadual nº 1.392.
A partir de 2009, as atividades no BAPM passaram a contar, ainda, com aeronaves de asa fixa, ampliando seu raio de atuação, em especial no transporte de tropa, fiscalização ambiental e missões de misericórdia, contando com homologação para transporte neo-natal e pacientes em maca. Desde o início da atividade aérea na PMSC as aeronaves socorreram mais de 8.000 pessoas, foram empregadas na prisão de mais de 1.300 infratores, além da atuação em mais de 11.000 missões nas áreas da segurança pública, defesa civil, fiscalização ambiental, missões de misericórdia, e apoio a outros órgãos governamentais, perfazendo aproximadamente 17 mil horas de voo. 
Destaca-se em suas missões a atuação na enchente de 2008 no vale do Itajaí, no qual o Batalhão de Aviação coordenou as operações de aviação, com mais de 20 aeronaves, que vieram de várias polícias, Corpo de Bombeiros e das Forças Armadas, em apoio à operação.
Hoje, as atividades do BAPM possuem abrangência estadual, distribuídas através de suas três companhias, sendo: 
- a sede do batalhão e da 1ª Companhia, em Florianópolis, com uma aeronave de asa rotativa e duas de asa fixa;
- a 2ª Companhia, no município de Joinville, com uma aeronave de asa rotativa;
- e, a recém ativada 5ª companhia, no município de Lages, com uma aeronave de asa rotativa.

ASSUNTO: Dia do Bombeiro

VEÍCULO: Portal do CBMSC

QUARTÉIS REALIZAM AÇÕES NA SEMANA DE PREVENÇÃO CONTRA INCÊNDIO

     

 

Na Semana Nacional de Prevenção Contra Incêndios os quartéis do Estado organizam ações para a população como o Alerta Vermelho (visitas a residências unifamiliares), abertura dos quartéis para visitação, palestras e outras atividades solidárias e de interação com a comunidade.

Içara – Operação Alerta Vermelho

Destaca-se a realização da Operação Alerta Vermelho, na qual Bombeiros Militares e Comunitários realizam visitas de orientação, verificando o grau de prevenção a acidentes e incêndios existentes e repassando orientações diversas de segurança, especialmente relacionadas às instalações de gás liquefeito de petróleo (GLP) e do sistema de distribuição de energia elétrica.

As visitas abrangeram domicílios em Içara e Balneário Rincão, sendo o bairro Mirassol escolhido para um mutirão de visitas, devido ser a região com maior incidência de incêndios na área de abrangência do quartel.

Sombrio – Visita ao lar de idosos

Os bombeiros de Sombrio tiveram uma experiência diferente, realizando uma visita ao Lar do Idoso São José. A ação contou com Bombeiros Militares e Comunitários de serviço e de folga, e buscou levar um pouco de alegria, motivação e carinho.

Primeiramente foi servido um café, e foram entregues pelo efetivo uma singela lembrança aos idosos: um par de luvas e um par de meias de lã para para o rigoroso inverno do Sul do Estado.

Finalizando o momento de confraternização, canções antigas foram tocadas pelo 3º Sargento BM Joelson Luis Carminatti (na gaita ponto e vocal) e pelo Soldado BM Nilton de Matos Coelho Júnior (no violão). Animados, os idosos dançaram alguns passos com os bombeiros.

Timbó – Doação de sangue coletiva

Foi realizado um ato de doação de sangue coletiva alusivo à passagem do Dia Nacional do Bombeiro. Participaram do ato e de forma voluntária Bombeiros Militares, Comunitários e servidores civis dos quartéis de Timbó, Benedito Novo, Pomerode, Indaial e Apiúna.

Os doadores deslocaram até o Hemocentro de Blumenau, onde foram recebidos pela Sra. Janaína Castro, responsável pela captação de doadores da unidade. Ao término da atividade os bombeiros doadores receberam um mimo do hemocentro, pela passagem da data tão especial.

“Entendemos que a melhor forma de celebrar este dia tão especial seria continuar a fazer aquilo que bem fazemos todos os dias: auxiliar a quem necessita, salvar vidas e levar esperança às pessoas”, esclareceu o comandante interino da OBM de Timbó, 1° Ten BM Filipe Daminelli, que também doou.

Ilhota – Palestra na escola e apresentação de cães

O Corpo de Bombeiros Militar de Ilhota fez uma palestra para crianças do primeiro ao terceiro ano da Escola Municipal Domingos José Mafra. O Cabo BM Alexandre interagiu com o grupo de 140 crianças, falando sobre a importância de prevenir acidentes e incêndio, passando informações sobre segurança no lar, principalmente na cozinham. Também foi distribudo um kit com quebra-cabeças e material educativo para prevenção.

Na sequencia os binômios (condutor e cão) Cabo BM Telmo e Água, Soldado BM Schilikmann e Laika fizeram uma apresentação para demonstrar o treinamento e os cães de busca na atividade de bombeiro.

Ao fim da apresentação os bombeiros foram surpreendidos com uma homenagem dos alunos, que leram cartas de agradecimento e parabenizando o Corpo de Bombeiros Militar pela passagem do Dia Nacional do Bombeiro.

 

ASSUNTO: Investimentos em segurança

VEÍCULO: Portal da SSP

Colombo e Grubba apresentam investimentos para vereadores de Florianópolis

PDF

Imprimir

E-mail

O governador Raimundo Colombo, acompanhado do secretário de Estado da Segurança, César Grubba, esteve reunido nesta quinta-feira, 3, no Centro Administrativo, na Capital do Estado, com os vereadores de Florianópolis. O objetivo foi apresentar os investimentos realizados no município por meio do Programa Pacto por SC e do Fundo de Apoio aos Municípios (Fundam). O governador recebeu uma série de reivindicações nas áreas da segurança, infraestrutura e abastecimento de água.

 “Nunca se investiu tanto em segurança como agora, como a contratação de 5 mil policiais e a aquisição de novas viaturas. Queremos atender e nosso objetivo é ajudar da melhor maneira possível”, disse Colombo.

  Grubba apresentou a quantidade de viaturas disponíveis e a sua distribuição tanto na Ilha como no Continente. "Estamos com diversas obras também com a construção de bases e postos da PM, a exemplo da 7ª Delegacia de Polícia da Capital", destacou.

 As principais obras em Florianópolis são a construção do prédio que vai abrigar a 7ª Delegacia de Polícia da Capital, Delegacia do Turista, Delegacia de Proteção Criança, ao Adolescente, ao menor infrator e ao idoso e Central de Plantão de Polícia de Florianópolis, com investimento de R$ 2,4 milhões.

         

 

 

Notícias Recentes:

ACORS se reúne com a presidência do IPREV para tratar do SPSM
Diretoria Executiva da ACORS se reúne para deliberação de ações da associação
Comissão divulga cartilha para composição de chapas para as eleições da ACORS
Prestação de contas da ACORS é aprovada por unanimidade