Clipagem do dia 13 de abril

PRINCIPAIS NOTÍCIAS DO DIA 13 DE ABRIL

 

COLUNISTA HÉLIO COSTA – Notícias do Dia

Sargento

Cento e dois PMs recebem, hoje, o diploma do curso de Aperfeiçoamento de Sargentos e o kit policial militar: pistola calibre .40, munições, colete balístico, algema, espargidor de gás, bastão tonfa e cinto de guarnição completo. Desde 2011, todo policial militar, ao se formar ou concluir o curso de aperfeiçoamento na corporação, recebe o kit de proteção individual. O curso foi realizado na modalidade de ensino à distância, com algumas atividades e instruções no Centro de Formação e Aperfeiçoamento de Praças.

 

ASSUNTO: Pirataria

VEÍCULO: Notícias do Dia

Delegacia combate a pirataria

Apesar de ainda não ter estrutura própria, já está funcionando, em Florianópolis, como divisão de crimes contra a propriedade material, uma delegacia especializada no combate à pirataria, que foi criada pelo Estado no fim de 2014. A base da repartição fica junto à divisão de patrimônio público e defraudações, na Deic, sob a supervisão do delegado Walter Watanabe. O principal objetivo é aumentar a fiscalização contra a pirataria no Estado.

A proposta é de uma mudança radical em termos de ação. De acordo com o decreto 2.458, publicado pelo governador Raimundo Colombo, as empresas que praticarem esse tipo de atividade ilícita terão a inscrição no Cadastro do Contribuinte do ICMS suspensa e a inscrição cancelada quando algum sócio-gerente, diretor ou responsável legal estiver envolvido.

Por enquanto, a Polícia Civil não tem números e aguarda a definição do espaço e quadro de pessoal. Segundo Watanabe, o ideal seria que mais uma equipe trabalhasse na divisão. Hoje, há um delegado, quatro agentes e um escrivão que cuidam de três divisões.

A delegacia especializada deve atender casos abrangentes, que envolvam mais de uma comarca, outros Estados ou quadrilha e associações criminosas. “A criação da delegacia é uma ótima iniciativa porque a pirataria é um tipo de crime que demanda investigação. Falta a identificação de autores que põem esses produtos no mercado. Não adianta só apreender. Essa delegacia vai investigar e procurar a fonte”, disse Watanabe.

Uma ação conjunta com a Secretaria da Fazenda, no fim do ano passado, resultou na apreensão de 5.000 camisetas falsificadas de times de futebol no entorno do estádio do Figueirense. Neste ano, uma investigação está em andamento e outras devem ser realizadas.

 

ASSUNTO: Novos soldados

VEÍCULO: Portal da PMSC

Polícia Militar forma 362 novos soldados

A Polícia Militar de Santa Catarina entregou à sociedade nesta sexta-feira (10), 362 novos soldados. Após quase nove meses de curso, os novos policiais militares passam a cumprir inúmeras missões no campo da segurança pública.
A solenidade aconteceu no Centro de Ensino da Polícia Militar, e contou com a presença do governador João Raimundo Colombo, do secretário de Segurança Pública, Cesar Augusto Grubba, e do comandante-geral da PM, coronel Paulo Henrique Hemm, entre outras autoridades civis e militares, além de familiares e amigos dos formandos.
O curso de formação de soldados foi realizado e orientado pela nova filosofia de segurança pública, implantada pela Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp), do Ministério da Justiça, com foco na defesa do cidadão e da sociedade, e com o objetivo primordial reorientar a concepção de polícia em prol dos direitos humanos.
O ato de formatura foi marcado pela entrega do certificado de conclusão, e também do kit policial militar, conjunto de equipamentos de proteção individual formado por pistola calibre .40, munições, colete balístico, algema, espargidor de gás, bastão tonfa e cinto de guarnição completo. Desde 2011, todo policial militar formado na corporação recebe o kit de proteção individual, que o acompanhará por toda a carreira.
O primeiro colocado da turma, o soldado Felipe André Fernandes Dias, recebeu o certificado de conclusão das mãos do governador, acompanhado do secretário de segurança e do comandante-geral. Conforme prevê o decreto 24.555, ele também receberá no próximo dia 21 de abril, a medalha “Feliciano Nunes Pires”. 
Os novos policiais prestaram homenagem aos familiares do cabo Leandro Rodrigo Niches, que emprestou o nome a turma. Natural de Florianópolis, o policial incluiu na PM em setembro de 2006, e em novembro de 2011, durante atendimento de ocorrência no município de São José, sua arma caiu do coldre e disparou acidentalmente. O soldado foi atingido e não resistiu aos ferimentos. Faleceu aos 26 anos, com seis anos de serviço dedicados à Polícia Militar.Encerrando os atos de formação, os novos soldados, conscientes das obrigações que assumem ao ingressarem na carreira policial militar, prestaram o compromisso perante a Bandeira Nacional.
Ao se pronunciar, o governador falou dos méritos da nobre missão policial militar, de oferecer segurança e a própria vida em defesa do cidadão. “Que bom que existem homens e mulheres com coragem, com determinação e espírito público para se doarem a uma causa do bem comum, cuja missão é oferecer a sua segurança e a sua própria vida, para dar segurança e vida aqueles que a cada um de vocês depender”, disse Colombo. “Além do preparo físico, emocional e da técnica, a carreira militar exige doação, comprometimento e senso de justiça. O policial precisa ser a voz e a vez de quem não as têm e cumprir uma missão nobre, que é fazer com que a sociedade se reencontre nas coisas do bem”, completou o governador.
Já secretario de Segurança Pública destacou o compromisso do governo em recompor o efetivo da segurança pública, um desafio diário, em fase da histórica defasagem de pessoal. “O governador João Raimundo Colombo já realizou 22 concursos públicos na área da segurança pública. Hoje entrega um contingente de 362 soldados, prontos e capacitados para o desempenho de suas novas atribuições”, frisou Grubba.
Para o comandante-geral, coronel Paulo Henrique, o dia da formatura é um dia especial para os novos soldados, pela conquista em tornarem-se policial militar. “Hoje vocês recebem a autoridade policial, a autoridade que é emanada do povo, sob o desígnio de Deus, que é o de proteger as pessoas. Está na autoridade nobres formandos, o respeito à vida, e através desse sentimento de respeito à vida, que vocês devem pautar suas ações”, destacou o comandante.

 

ASSUNTO: Manifestações em segurança

VEÍCULO: Portal da PMSC

Polícia Militar garante a segurança das manifestações populares

Neste domingo (12), a Polícia Militar de Santa Catarina esteve mais vez nas ruas com seu efetivo reforçado, prestando segurança nas manifestações populares. O policiamento em todo o Estado envolveu várias guarnições e unidades especializadas, como Pelotão de Patrulhamento Tático (PPT), Batalhão de Operações Policiais Especiais (Bope), Batalhão de Aviação, Grupamento de Choque e Rondas Ostensivas com Apoio de Motocicletas (Rocam).

Os atos foram realizados em 29 municípios catarinenses, e reuniram mais de 57 mil pessoas. Só na Capital, participaram mais de 25 mil pessoas, que iniciaram o trajeto no Trapiche da Avenida Beira Mar Norte e seguiram até a sede da Polícia Federal.

A Sala de Situação, situada no Quartel do Comando Geral, em Florianópolis, foi ativada no início da manhã, e a cúpula da Segurança Pública acompanhou as manifestações e o desempenho dos policiais militares, que aturam de forma muito profissional, e garantiram a segurança dos manifestantes, e também dos cidadãos que não participaram do movimento.

 

ASSUNTO: Formatura de Cadetes

VEÍCULO: Portal do CBMSC

CADETES RECEBEM ESPADIM EM CERIMÔNIA NO CENTRO DE ENSINO

     

 

O espadim, símbolo do cadete, foi entregue aos futuros oficiais do Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina, representando a primeira conquista na caminhada para o oficialato, como forma de materializar a sua preparação para o comando. A cerimônia foi realizada no Centro de Ensino Bombeiro Militar (CEBM) na última sexta-feira (10/04), marcando a segunda fase do Curso de Formação de Oficiais (CFO).

O Cadete BM Gabriel Schmitt Laurentino, primeiro colocado do curso com média 9,53, foi o primeiro a receber a arma, entregue pelo Secretário de Estado da Segurança Pública, César Augusto Grubba.

 Relembrando a responsabilidade de estar à frente das tropas que os cadetes terão, o Comandante-Geral do CBMSC, Coronel BM Onir Mocellin, destacou em seu discurso o compromisso e a honra que o espadim representa, parabenizando os quinze alunos pela conquista.

 Ao final da cerimônia, abrilhantada pela Banda de Música da Base Aérea de Florianópolis, os futuros oficiais desfilaram em continência ao Pavilhão Nacional e as autoridades.

 

 

 

Notícias Recentes:

ACORS se reúne com a presidência do IPREV para tratar do SPSM
Diretoria Executiva da ACORS se reúne para deliberação de ações da associação
Comissão divulga cartilha para composição de chapas para as eleições da ACORS
Prestação de contas da ACORS é aprovada por unanimidade