Clipagem do dia 12 de fevereiro

PRINCIPAIS NOTÍCIAS DO DIA 12 DE FEVEREIRO

 

COLUNISTA CACAU MENEZES – Diário Catarinense

REFORMA POLÍTICA

O presidente da Câmara Federal, Eduardo Cunha (PMDB), está pregando a reforma política como prioridade de sua gestão. E entre os itens da reforma que defende, o mais polêmico é a criação do chamado distritão, que deve mexer com as composições da Câmara e das Assembleias Legislativas. Se aprovado, os mais votados é que serão eleitos e não os mais votados por legendas e coligações como ocorre hoje. Por exemplo, se esse sistema já estivesse em vigor, na Câmara Federal não seriam eleitas Carmen Zanotto (78.607 votos) e Giovana de Sá (52.757 votos). Em seus lugares entrariam Edinho Bez (102.633 entrou como suplente) e Angela Albino (87.954).
Na Assembleia Legislativa a mudança seria bem maior. Ficariam de fora Mario Marcondes (27.627 votos), Rodrigo Minotto (26.929), Natalino Lazare (20.932), Patrício Destro (19.392), Valduga (18.244) e Salvaro (14.986). Entrariam Doia Guglielmi (41.052), Vampiro (35.799), Coruja (31.797), Manoel Motta (31.680), Nilson Gonçalves (30.702) e Doutor Dalmo (29.860).

ASSUNTO: comunicação com bombeiros

VEÍCULO: Portal do CBMSC

SISTEMA E-193 PASSA A DIVULGAR ATENDIMENTOS TAMBÉM PELO FACEBOOK

     

 

Os despachos de ocorrências realizados no Estado estão sendo compartilhados automaticamente nas redes sociais, dando maior publicidade ao serviço de emergência prestado pelo CBMSC. Além do compartilhamento na conta do Twitter oficial do sistema de emergências - @CBMSC193 , as ocorrências estão sendo divulgadas também no perfil do Facebook oficial Emergências CBMSC.

Essa integração entre o sistema E-193 e redes sociais teve início em junho de 2014, na Grande Florianópolis, e gradativamente as máquinas das centrais de emergências foram sendo atualizadas e integradas ao mesmo serviço. A partir de então, usando as ferramentas normais de Twitter e Facebook em celulares, tablets e/ou notebooks, os gestores e a comunidade têm acesso momentâneo aos acontecimentos de Santa Catarina e ao serviço prestado pelo CBMSC.

O Facebook Emergências CBMSC é mais um canal de comunicação entre a Instituição, órgãos de apoio, imprensa e comunidade, que aproxima o Corpo de Bombeiros daqueles que respeitam e valorizam o serviço de emergência.

 

ASSUNTO: Arma em casa

VEÍCULO: Portal O Globo

Policial militar atira acidentalmente e mata filha de 11 meses ao limpar a arma

 

Um policial militar identificado como Luciano Batista Coelho matou a própria filha, de 11 meses, com um disparo acidental, na manhã desta quarta-feira, em São Pedro da Aldeia, na Região dos Lagos do Rio. Segundo a polícia, o PM estava limpando um revólver calibre 38, que disparou e atingiu a cabeça da menina. A criança, identificada como Eloá, chegou a ser levada para a Unidade de Pronto Atendimento da cidade, mas não resistiu.

Luciano é morador do centro de São Pedro D’Aldeia, mas está lotado na Unidade de Polícia Pacificadora da Fazendinha, no Complexo do Alemão desde o fim de 2013.

Segundo um amigo e colega de trabalho de Luciano, que prefere não se identificar, o policial entrou em desespero após o acidente e pensou até em se matar.

— Aquela menina era tudo na vida dele. Ele era maluco pela filha. Ele estava tão desesperado que falou em se matar. É um cara gente boa, nunca faria nada de mau para a filha — conta o amigo.

Luciano é professor de educação física e se preparava para fazer o processo seletivo de entrada para o Batalhão de Operações Especiais da Polícia Militar (Bope).

A Polícia Civil informou que, de acordo com o delegado titular da 125ª DP (São Pedro D'Aldeia), Carlos Abreu, as circunstâncias do homicídio estão sendo investigadas. A perícia foi realizada no local. O PM foi ouvido e sua mulher está sendo aguardada para prestar depoimento.

 

ASSUNTO: Operação Carnaval PRF

VEÍCULO: Correio Braziliense

Polícia Rodoviária Federal reforça efetivo em 40% durante o carnaval

Agentes que atuam em cargos administrativos irão para as ruas no período

A Polícia Rodoviária Federal (PRF) vai reforçar o efetivo em 40% no carnaval. Policiais atualmente em áreas administrativas serão colocados nas ruas durante o período, que também contará com a presença de agentes do Grupo Tático, do Grupo de Operações Especiais, do Grupo de Operações com Cães e do Grupo de Motociclismo. 

O feriado marca, segundo a corporação, a época de maior risco em todo o ano, junto ao Natal e ao réveillon. Há o agravante, porém, do abuso no consumo de álcool. Todos os carros estarão, então, munidos de bafômetro. 
Além da combinação bebidas alcoólicas e volante, a PRF avisa um aumento na fiscalização de excesso de velocidade, ultrapassagens proibidas e o não uso do capacete para motociclistas. Isso tudo é parte da chamada Operação Carnaval 2015.

 

 

Notícias Recentes:

Comissão Eleitoral apresenta chapas concorrentes à Diretoria Executiva e Conselho Fiscal
ACORS se reúne com a presidência do IPREV para tratar do SPSM
Diretoria Executiva da ACORS se reúne para deliberação de ações da associação
Comissão divulga cartilha para composição de chapas para as eleições da ACORS