Presidente mexicano quer acabar com as polícias municipais. Confira notícia extraída do Diário Catarinense

OFENSIVA CONTRA NARCOTRÁFICO: Presidente do México quer reforma policial

 

Dois meses após o desaparecimento de estudantes, em crime atribuído a traficantes e autoridades, Peña Nieto afirmou que país tem que mudar

 

Pressionado pelo desaparecimento e pela provável morte de 43 estudantes no Estado de Guerrero (sudoeste do México) em setembro, o presidente mexicano, Enrique Peña Nieto, anunciou ontem em discurso a líderes partidários que vai propor mudanças constitucionais para reformar a polícia no país.
Segundo investigações, os 43 estudantes foram sequestrados pela polícia na cidade de Iguala e entregues a traficantes locais. Depois disso, teriam sido mortos e incinerados pelos criminosos. Acusados de serem os mandantes do crime, o ex-prefeito de Iguala e sua mulher foram presos no dia 4.
– O México não pode continuar assim. Depois de Iguala, o país tem de mudar – discursou Peña Nieto, que tem sido alvo de protestos e acusado de omissão.
O presidente anunciou um plano para substituir as unidades da polícia municipal por forças únicas em cada um dos 32 Estados do país. O novo modelo policial passará de “mais de 1,8 mil policiais municipais fracos, que, com facilidade, podem ser corrompidos pela delinquência, a 32 sólidas corporações de segurança estatal que sejam mais confiáveis, profissionais e eficazes”, afirmou o presidente na mensagem à nação. Outra das propostas permitirá ao governo federal assumir o controle dos serviços municipais.

* Extraído do jornal Diário Catarinense

Notícias Recentes:

ACORS se reúne com a presidência do IPREV para tratar do SPSM
Diretoria Executiva da ACORS se reúne para deliberação de ações da associação
Comissão divulga cartilha para composição de chapas para as eleições da ACORS
Prestação de contas da ACORS é aprovada por unanimidade