Clipagem do dia 7 de novembro

PRINCIPAIS NOTÍCIAS DO DIA 7 DE NOVEMBRO

 

COLUNISTA HÉLIO COSTA – Notícias do Dia

Delegados unidos

Começa hoje, em Itapema, o 42º Encontro Estadual de Delegados da Polícia Civil. Além da avaliação sobre o balanço geral da campanha de valorização da categoria, encerrada dia 31 de outubro, a outra proposta é reunir a classe em uma grande confraternização. Para o presidente da Associação dos Delegados, Mauro Dutra, é preciso deixar claro que o delegado é a primeira autoridade a ouvir a vítima, a zelar pelas garantias individuais, é ele quem planeja e executa inquéritos policiais colocando em prática a legislação vigente. O evento termina domingo.

 

ASSUNTO: Violência na escola

VEÍCULO: Diário Catarinense

Jovem vai para o hospital após confusão

MÃE DO ADOLESCENTE de 17 anos afirma que o filho é vítima de bullying e que escola foi negligente frente à suposta agressão física que teria terminado com o rapaz sendo submetido a cirurgia. Colégio de Palhoça discorda das acusações

A mãe não consegue segurar as lágrimas ao falar do filho, que se recupera em um quarto do Hospital Regional de São José. Na última sexta-feira pela manhã, o garoto de 17 anos levou um tombo na entrada para a aula, nas dependências do Centro de Atenção Integral à Criança e ao Adolescente de Palhoça.
A mãe conta que colegas de escola, que estariam perseguindo o jovem com brincadeiras e provocações há bastante tempo, teriam preparado uma armadilha. Enquanto um se inclinou atrás do adolescente, fazendo uma cama de gato, outro o empurrou com força. O rapaz de 1,96 metro caiu de costas, batendo a cabeça.
– Cheguei no colégio e vi meu filho atordoado, com um corte na cabeça, sem saber que tipo de livros segurava nas mãos – diz a mãe, que não quis ser identificada.
Levado ao hospital, o jovem recebeu um curativo, uma receita e foi liberado. Voltou no domingo, com dores mais fortes. O diagnóstico indicava cálculo renal e o rapaz foi internado. Sem melhora, foi submetido a uma ressonância na quarta-feira, quando foi descoberta a apendicite. Ele passou por a uma cirurgia de emergência. Segundo o diretor do hospital, Ademar Carpes, o paciente não apresentava um quadro típico de apendicite até quarta-feira.

Boletim sobre o caso registrado na polícia

A mãe tem certeza de que o filho está em uma cama de hospital por ser vítima de bullying. Ainda na sexta-feira ela registrou um boletim de ocorrência na Polícia Civil sobre o fato, considerando que a escola foi negligente.
– Desde os 12 anos que meu filho é perseguido. Um dos meninos do grupo que o agrediu na sexta-feira já tinha perfurado seu braço gratuitamente este ano – afirmou a mãe.
A diretora do Centro de Atenção Integral à Criança e ao Adolescente de Palhoça, Diocléia dos Santos Reus, diz que a escola fez tudo o que podia.
– Prestamos os primeiros socorros, acionamos o Samu, chamamos os pais dos estudantes envolvidos e avisamos o Conselho Tutelar. O caso foi encaminhado ainda para avaliação da Secretaria Municipal de Educação – disse a diretora, que nega ter havido um caso de bullying.
– Eles são amigos, sempre andam juntos. Foi um acidente, fruto de uma brincadeira de mau gosto – falou, por telefone.
Os pais dos quatro alunos envolvidos na ocorrência policial não foram encontrados pela reportagem para falar sobre o caso.

INCLUSÃO NO CÓDIGO PENAL
Tramita no Congresso projeto de lei que inclui o bullying no Código Penal. A proposta foi aprovada na Comissão de Segurança Pública e Combate ao Crime Organizado em 2013, mas depende de outras duas comissões antes de ir a plenário. Pela proposta, o crime consiste em intimidar, constranger, ofender, castigar, ridicularizar ou expor alguém, entre pares, a sofrimento físico ou moral, de forma reiterada. A pena prevista é de detenção de um a três anos e multa. Se ocorrer em escola, a pena será aumentada em 50%.

 

ASSUNTO: Armas químicas

VEÍCULO: Diário Catarinense

Fica para 2015 fim das armas químicas sírias

As operações para destruir as últimas instalações de produção de armas químicas na Síria começarão este mês e serão concluídas em 2015, informou ontem um alto funcionário do Conselho de Segurança das Nações Unidas. A diplomata holandesa Sigrid Kaag, que lidera a missão da ONU encarregada de destruir o arsenal químico sírio, disse aos 15 membros do Conselho que 13 unidades de produção serão desmanteladas.
– Os preparativos para começar a destruição das 12 unidades de produção restantes, sete hangares e cinco túneis deverão ter início, o mais tardar, este mês, com conclusão prevista para o verão (boreal) de 2015 – explicou o embaixador australiano Gary Quinlan.
Outra unidade de produção de armas químicas também será destruída, disse o diplomata, sem dar detalhes. Após ataque com gás sarin em agosto de 2013, nos arredores de Damasco, denunciado por grande parte da comunidade internacional, que acusou o regime de Bashar al-Assad, e de ameaças de ataque por parte de Washington, o governo sírio aceitou desmantelar seu arsenal.
O embaixador sírio na ONU, Bachar Jaafari, confirmou a jornalistas que a destruição começará “este mês, esta semana”.
Também ontem, a coalizão internacional liderada pelos EUA bombardeou várias posições da Frente Al-Nosra, braço da Al-Qaeda, na região noroeste da Síria.

 

ASSUNTO: Inteligência Militar

VEÍCULO: Portal do CBMSC

INTELIGÊNCIA MILITAR CIBERNÉTICA: OFICIAL BM PUBLICA TRABALHO SOBRE O TEMA

     

 

Em uma época de crescimento do uso da internet, que hoje desempenha papel essencial nos ambientes de segurança, a defesa cibernética é uma preocupação. Com este tema o Major BM Marco Aurélio Gonçalves elaborou, junto a dois colegas de turma do Curso de Inteligência, um artigo sobre o tema, publicado na Revista Lucerna, comemorativa aos 20 anos de criação da EsIMEx – Escola de Inteligência Militar do Exército.

ASSUNTO: 3° BBM

VEÍCULO: Portal do CBMSC

LANÇADA CAMPANHA DE PREVENÇÃO A AFOGAMENTOS E INCÊNDIOS FLORESTAIS

     

 

O 3º Batalhão de Bombeiros Militar, com sede em Blumenau, iniciou nesta semana a divulgação de duas importantes campanhas, contendo dicas de prevenção para evitar a ocorrência de incêndios florestais e de afogamentos.

O período compreendido entre os meses de novembro e fevereiro é considerado o mais crítico na região do Vale do Itajaí quando o assunto é incêndios florestais, sobretudo em razão das altas temperaturas. Daí a importância da campanha com este tema, que visa, principalmente, conscientizar a população acerca das condutas que devem ser evitadas, bem como dos perigos associados a esse tipo de evento. Foi desenvolvida uma cartilha sobre o assunto, que tem sido amplamente divulgada nos mais variados órgãos de imprensa e nas redes sociais.

Com relação aos riscos de afogamentos, a campanha com o tema destina-se, em especial, às crianças e aos adolescentes que residem nos municípios da região ou que os frequentam durante os meses que compõem o verão. O objetivo é fornecer dicas valiosas de como proceder no meio aquático, a fim de evitar eventuais tragédias. Para tanto, foi desenvolvido um cartaz, cujo conteúdo tem sido repassado aos alunos das escolas públicas e particulares, além das diversas entrevistas que têm sido concedidas pelos Bombeiros Militares do 3º BBM às emissoras do rádio e da televisão.

 

Notícias Recentes:

Comissão Eleitoral apresenta chapas concorrentes à Diretoria Executiva e Conselho Fiscal
ACORS se reúne com a presidência do IPREV para tratar do SPSM
Diretoria Executiva da ACORS se reúne para deliberação de ações da associação
Comissão divulga cartilha para composição de chapas para as eleições da ACORS